Galera, estou tendo problemas para rodar o NetBeans em meu pc, e só no meu pc. Já fiz o procedimento de instalação em outras maquinas e tudo normal(win7), o meu pc é win10, não sei se tem algo haver, mas vamos lá.
O problema é o seguinte, abro o NetBeans, entro em new project, e abre a janela, mas quando abre, ali do lado esquerdo onde deveria aparecer as categorias para selecionar não aparece nada, e lá em baixo tem um balão de erro, que quando clico aparece a mensagem:
A java.io.FileNotFoundException exception has occurred.
However, the system should continue working without further problems.
Click Show Details for the stack trace.
Alguem poderia me dar um força, estou a tempos tentando resolver e não consigo.
Help! I need somebody! Heeeeeeeelp…
Cara, colocar “help”, “ajuda”, “urgente”, apelar para a religiosidade e etc não ajuda em porr@ nenhuma.
O que ajuda, então?
Um título claro e objetivo.
Um texto explicativo e bem escrito.
Um trecho de código (ou parte do código ou todo o código) em questão (quando cabível).
Já pensou em tentar instalar um eclipse da vida? E muito mais comum, em termos de mercado, o uso de eclipse e suas derivações: jboss tools, Spring Tool Suíte e afins.
“Ah, mas eu gosto mesmo do nb”. Bom, aí é um problema teu.
Vamos lá: Sobre a NetBeans, isso ocorre por que ou sua instalação está errada/corrompida ou você não tem o Java instalado. Você baixou o JDK ou tem a JRE no seu PC?
Dica: Existem IDEs mais produtivas (e, sendo um pouco ousado, melhores) do que o NB. Procure pelo Eclipse ou então pela IntelliJ Community Edition, da JetBrains (esta, em especial, minha favorita).
Utilizei Eclipse por um período muito pequeno, por este motivo não criei muita afinidade com a IDE, mas nunca vi ninguém reclamar dela e nem do IntelliJ, já o NetBeans…
O eclipse tem suas (várias) limitações e seus (muitos) problemas. Mas, o pior de todos é quando você tenta cancelar algo: ele continua executando, finaliza e depois executa uma espécie de rollback.
IntelliJ nunca vi reclamações mesmo.
Netbeans é o mais criticado e, no meu modo de ver, o mais fraco de todos.
Com o eclipse também tenho problemas para criação de projetos java. Mas não acredito que seja algo relacionado ao jdk ou jre. Já instalei e desinstalei eles varias vezes já, e verões diferentes, mas até agora nada. Atualmente estou com os mais atuais. jdk 12, jre 8.
Qual a necessidade de usar o jdk 12? Alguma coisa específica?
Eu uso eclipse 2019 2 com JDK 8 e não tenho tais problemas. Bem como, uso o STS 3 com o mesmo jdk e nenhuma dificuldade.
Eu particularmente gosto do Netbeans, comecei a usa-lo quando iniciei, tentei o eclipse mas não sinto conforto nele. O IntelliJ nem se compara, mas acho o Netbeans bem tranquilo de se usar… Mas mesmo utilizando ele, acredito também que seja o mais fraco dentre as 3 opções dadas aqui