Bom, gostaria de saber a opinião do pessoal. Desenvolvedores, mesmo aqueles que não almejam o cargo de gerente de projetos devem estudar sobre gestão ? Existe espaço para que programadores e líderes técnicos participem da gestão de projetos, reportando-se a diretores inclusive ?
Ta aí uma boa pergunta, também tenho essa dúvida, pois estou pensando seriamente em tirar uma certificação em ITIL, mais fico um pouco com o pé atrás, será que não seria jogar tempo e dinheiro fora investindo em gestão se eu trabalho na parte de desenvolvimento, esse é o meu receio.
Ok, minha opinão pessimista:
Se gerentes estudassem gestão e programadores estudassem programação eu já ficaria feliz.
É comum encontrar casos por aí de quem não estuda nada.
Mas em relação a pergunta, não sei se seria necessário um estudo formal pra gestão.
Se fossem um pouco mais abertos ao mundo ao redor (por exemplo, entender o motivo de cobrarem um prazo justo em emergências*), já ajudaria.
- Estou falando de emergências mesmo, não de gerentes que sempre dão prazo para ontem.
[quote=AbelBueno]Ok, minha opinão pessimista:
Se gerentes estudassem gestão e programadores estudassem programação eu já ficaria feliz.
É comum encontrar casos por aí de quem não estuda nada.
Mas em relação a pergunta, não sei se seria necessário um estudo formal pra gestão.
Se fossem um pouco mais abertos ao mundo ao redor (por exemplo, entender o motivo de cobrarem um prazo justo em emergências*), já ajudaria.
- Estou falando de emergências mesmo, não de gerentes que sempre dão prazo para ontem.[/quote]
Pois é, se por estudo formal você quer dizer pós-graduação ou graduação em administração e coisas do tipo, acho completamente desnecessário. Mas com conhecimento e experiência, a tendência de um profissional é assumir um posto de liderança. Em alguns casos, eu vejo profissionais assumirem postos de liderança tão somente pelo fato de conhecer a empresa, seus processos, clientes e etc. Sendo assim, eu acho que é razoável que líderes técnicos participem da gestão de seus projetos, essa é a minha opinião, mas ela pode estar completamente equivocada. Talvez um líder técnico, e outros desenvolvedores devam realmente bitolar na tecnologia e ponto final.
[quote=AbelBueno]…
Se gerentes estudassem gestão e programadores estudassem programação eu já ficaria feliz…[/quote]
resumidamente a fonte de muitos dos problemas é justamente isso… programadores que não estudam programação e principalmente gerentes que não estudam gestão… parece meio bizarro (na verdade é mesmo) mas é muito comum…
agora… dando a minha resposta quanto ao assunto do titulo, eu vejo um mercado que cada vez quer que os desenvolvedores saibam cada vez mais e mais coisas… o problema não é um líder técnico conhecer um pouco de gestão, o problema é exigir que aquele programador que não gerencia nada tenha tais conhecimentos ou perfil, me parece bem incoerente… e as vezes acontece…
Não…uma equipe deve ser formada de especialistas…ou seja cada domina e atua numa área…não adianta todo mundo da empresa fazer tudo!
Mas essa situação realmente acontece…pq quanto menor a empresa maior a tendencia de poucas pessoas usarem diferentes “chapéus” e quanto maior a empresa, menos “chapéus” para os colaboradores.
Mas não podemos esquecer existem pessoas por ai que dizem que existem empresas grandes cheias de generalistas…eu realmente não tive a oportunidade te trabalhar numa…
Cara eu já tive algumas oportunidades de participar de reuniões e decisões com a diretoria de algumas empresas e confesso, não é agradável. Em todos os casos o alto escalão fala em termos artificiais (para nós da área técnica) do tipo vamos fazer isso e aquilo como se fosse fácil. E ai de vc se disser que não dá pra fazer…os caras te fritam com o olhar.
Acho que para manter um ambiente agradável de trabalho, vale mais a pena mandar alguém para representar a TI numa reunião dessas e depois vc recebe a demanda sobre o trabalho. Assim vc passa menos stress e se concentra naquilo que melhor sabe fazer (que não são reuniões).
Eu sou da seguinte opinião: Conhecimento nunca é demais. Estudar sobre gestão pode te dar uma noção sobre o que os gerentes e gestores de projetos passam no dia-a-dia e fazer com que o desenvolvedor se conscientize sobre o seu papel no todo que é a empresa.
Entretanto, o que eu recomendo é fazer um curso de análise de negócios. Digo isso pois, por experiência própria, depois que fiz alguns, minha percepção e maneira de trabalhar mudaram radicalmente. Você começa a se preocupar mais com gerar valor pro cliente, diminuindo as brigas por causa de implementação, frameworks, metodologias…
Você passa a perceber melhor o quanto um sistema bem implementado traz de lucro financeiro e quanto um mal-implementado traz de prejuízo para o seu cliente.
Se eu tivesse o poder de adicionar matérias em um curso de TI, os dois que adicionaria seriam: Análise de Negócios e Marketing.