Programador PJ paga Pensão Alimentícia?

Common Law está longe de ser perfeito, vejo nosso sistema de Direito positivo mais eficiente.

Mas ao assunto, como respoderam acima, se conseguirem comprovar a tua renda, não importa qual a fonte, você vai ter que pagar.

adriano_si: você foi bem infeliz em seu comentário, nunca generalize nada, no dia que você precisar da justiça já pensou se ela fosse generalizar você também? Cada caso é um caso, único, a justiça não é exatas.

Mas eu não disse que esse drama era meu! :wink:

[quote=deusdara]Common Law está longe de ser perfeito, vejo nosso sistema de Direito positivo mais eficiente.

Mas ao assunto, como respoderam acima, se conseguirem comprovar a tua renda, não importa qual a fonte, você vai ter que pagar.

adriano_si: você foi bem infeliz em seu comentário, nunca generalize nada, no dia que você precisar da justiça já pensou se ela fosse generalizar você também? Cada caso é um caso, único, a justiça não é exatas.[/quote]

Não… não fui injusto, preconceituoso, nem PN do que falaram aqui…

Talvez não tenha direcionado bem a resposta a pessoa certa e por isso peço desculpas aos demais…

Porém, pelo jeito a solução simplista de alguém aí (não vou me alongar quem é até porque a resposta não foi simplesmente pra ele) é que não se deve casar…

Resumindo, fazendo as coisas certas e buscando resolver tudo da melhor forma possível, ninguém terá dores de cabeça com “mocréias querendo sugar a grana de má vontade”, ainda no meu Post, reconheci que tem gente que realmente é enganado e realmente é vítima, mas uma grande maioria, pula as etapas da vida e não constitui família e sim “se enrola com alguém”, talvez por isso, ano a ano o número de divórcios e casos em que a justiça precisa se bater com pensaão alimentícia, cresça assustadoramente, porque o conceito de família está indo pro buraco… O casal “se junta”, faz filho e depois ninguém quer arcar com as consequencias…

REPITO, DEIXEI BEM CLARO QUE HÁ EXCEÇÕES, porém temos o problema acima, e ficou claro que quando disse que quem se mete ness situação tem maie é que se ferrar, disse pelo fato de quando se está no bem bom com a tal “Mocréia sangue-suga”, ninguém sabe avaliar se está caindo em uma cilada…

É posso ser de outro mundo, mas namorei por 6 anos, noivei mais 1, pra ter certeza que não iria casar com nenhuma “mocréia sangue-suga” pra ter que ouvir alguém vir aqui e dá a solução de tudo dizendo “Não case” como se fosse o conselho mais certo do mundo… Tô apenas sendo o chato a dizer que “não case” e que as “mocréias sangue-sugas” também têm suas versões da história…

Sem mais…

Já vi nego “vender” a empresa pra um laranja. Pronto, adeus rastreabilidade.
A Lei brasileira é burra porquê aqui juiz legisla, mete o nariz onde não é chamado. E eu digo isso porquê convivi com um funcionário do judiciário a vida toda: meu pai. Se a justiça brasileira é lenta e parcial é culpa: 1) do que mencionei antes; 2) da alta formalidade dos processos no Brasil - em qualquer lugar do mundo é menor que aqui. O curso de um processo nos Estados Unidos é 75% menor do que aqui.

Mas fugi pra diabo do assunto, desculpem-me.

Pra quem paga pensão de alimento, PJ ou CLT, a sacada é brincar com o Imposto de Renda. Se você fizer o desconto da pensão em folha ANTES do desconto do IRRF, você abate TODO o valor da pensão na sua dedução, e o valor é maior. Por sua vez, esse valor entrará como renda da sua ex, e ela é que vai pagar o IR sobre este valor, somado à renda dela. Resumindo: na prática, ela vai receber o MESMO valor, mas você vai garantir uma restituição e uma dedução melhorzinha na mordida do leão.

Abraço!

Pode explciar melhor como isso funciona? Por que, pelo que sei, quem é CLT e tem desconto em Folha, não pode “escolher” o que será descontado “antes” ou “depois”, pode? :roll:

Pode explciar melhor como isso funciona? Por que, pelo que sei, quem é CLT e tem desconto em Folha, não pode “escolher” o que será descontado “antes” ou “depois”, pode? :roll: [/quote]

Até aí você tem de falar com seu contador; se ele for bom (não aqueles contadores que servem só para atrapalhar), ele deve saber exatamente no seu caso de PJ como é que se pode fazer para deduzir tais despesas de pensão alimentícia de seus proventos.

[quote=adriano_si][quote=deusdara]Common Law está longe de ser perfeito, vejo nosso sistema de Direito positivo mais eficiente.

Mas ao assunto, como respoderam acima, se conseguirem comprovar a tua renda, não importa qual a fonte, você vai ter que pagar.

adriano_si: você foi bem infeliz em seu comentário, nunca generalize nada, no dia que você precisar da justiça já pensou se ela fosse generalizar você também? Cada caso é um caso, único, a justiça não é exatas.[/quote]

Não… não fui injusto, preconceituoso, nem PN do que falaram aqui…

Talvez não tenha direcionado bem a resposta a pessoa certa e por isso peço desculpas aos demais…

Porém, pelo jeito a solução simplista de alguém aí (não vou me alongar quem é até porque a resposta não foi simplesmente pra ele) é que não se deve casar…

Resumindo, fazendo as coisas certas e buscando resolver tudo da melhor forma possível, ninguém terá dores de cabeça com “mocréias querendo sugar a grana de má vontade”, ainda no meu Post, reconheci que tem gente que realmente é enganado e realmente é vítima, mas uma grande maioria, pula as etapas da vida e não constitui família e sim “se enrola com alguém”, talvez por isso, ano a ano o número de divórcios e casos em que a justiça precisa se bater com pensaão alimentícia, cresça assustadoramente, porque o conceito de família está indo pro buraco… O casal “se junta”, faz filho e depois ninguém quer arcar com as consequencias…

REPITO, DEIXEI BEM CLARO QUE HÁ EXCEÇÕES, porém temos o problema acima, e ficou claro que quando disse que quem se mete ness situação tem maie é que se ferrar, disse pelo fato de quando se está no bem bom com a tal “Mocréia sangue-suga”, ninguém sabe avaliar se está caindo em uma cilada…

É posso ser de outro mundo, mas namorei por 6 anos, noivei mais 1, pra ter certeza que não iria casar com nenhuma “mocréia sangue-suga” pra ter que ouvir alguém vir aqui e dá a solução de tudo dizendo “Não case” como se fosse o conselho mais certo do mundo… Tô apenas sendo o chato a dizer que “não case” e que as “mocréias sangue-sugas” também têm suas versões da história…

Sem mais…[/quote]

Cara,

Máxima extraida de todo o seu discurso: faça a verdade e aja juntamente com ela que você se dará bem. Ledo engano, meu caro: as pessoas sabem mentir, e a menor coisa que um advogado usa é a “verdade”, pois é um conceito muito distinto. Cada um dos lados usa as armas que tem, desde que sejam estratagemas até falsas provas pra provar o seu lado. Simples como a guerra há séculos entre a afirmação e a negação de um fato.

O que eu tô querendo dizer com isso tudo é: por favor, não misturemos esse senso comum de democracia direta com uma opinião jurídica. E reafirmo, mesmo que você não tenha visto essa questão “machista” no seu comentário, dá pra ver isso.

90% das pessoas quando perguntadas sobre ladrões: nao servem pra nada, devem todos morrer.
90% das pessoas quando perguntadas sobre ladrões, quando são seus filhos: ele errou, mas se arrependeu.

Um fato simples que um bom leitor faria do seu texto: você diz que há exceções, correto? Pois se há exceções, a regra é uma, e as exceções fogem dela. Assim sendo, dá pra estabelecer que você foi machista sim, mas acredita que há exceções, ainda assim, foi machista. Entende? :slight_smile:

[]'s

[quote=AUser]
Um fato simples que um bom leitor faria do seu texto: você diz que há exceções, correto? Pois se há exceções, a regra é uma, e as exceções fogem dela. Assim sendo, dá pra estabelecer que você foi machista sim, mas acredita que há exceções, ainda assim, foi machista. Entende? :slight_smile:

[]'s[/quote]

Desculpa cara, não entendo, sou muito burro…

Sem mais. Boa discussão a todos e desculpem-me se ofendi alguém, não houve intenção.

Abs []

[EDIT] - essa no meu colo, é umA bebê que farei ao máximo para ensinar a não ser uma “Sangue-suga”. Agora sim, fui.

[quote=leoramos]Já vi nego “vender” a empresa pra um laranja. Pronto, adeus rastreabilidade.
A Lei brasileira é burra porquê aqui juiz legisla, mete o nariz onde não é chamado. E eu digo isso porquê convivi com um funcionário do judiciário a vida toda: meu pai. Se a justiça brasileira é lenta e parcial é culpa: 1) do que mencionei antes; 2) da alta formalidade dos processos no Brasil - em qualquer lugar do mundo é menor que aqui. O curso de um processo nos Estados Unidos é 75% menor do que aqui.

Mas fugi pra diabo do assunto, desculpem-me.

Pra quem paga pensão de alimento, PJ ou CLT, a sacada é brincar com o Imposto de Renda. Se você fizer o desconto da pensão em folha ANTES do desconto do IRRF, você abate TODO o valor da pensão na sua dedução, e o valor é maior. Por sua vez, esse valor entrará como renda da sua ex, e ela é que vai pagar o IR sobre este valor, somado à renda dela. Resumindo: na prática, ela vai receber o MESMO valor, mas você vai garantir uma restituição e uma dedução melhorzinha na mordida do leão.

Abraço![/quote]

Rapaz, fugindo do tópico um pouquinho tb: o problema do Brasil nunca foi o sistema, ou a política, ou qualquer outra coisa normativa. O problema dessa terra sempre foi o povo. Pergunta pro seu pai quantos juízes ele não conheceu que se venderam por algum favor em específico, ou então quantos casos os juizes já não passaram na frente ou fizeram vista grossa, e isso em só uma classe do direito, agora imagina entre promotores, desembargadores, e todo o resto. É simples, a burrice, a comodidade, tudo isso, tá na forma comportamental mesmo. Não tem como esperar que isso um dia melhore.

Sobre o colega uqe comentou sobre common law e civil law, concordo, a questão sempre foi um sistema híbrido. Em 99% dos casos, um sistema híbrido é sempre melhor.

Opa, um último Post em respeito ao AUser que embasou suas conclusões.

Entendi completamente a colocação e por isso desculpei-me se pareceu machismo ou ofensa a alguém, não foi a intenção.

Não saí ofendido, saí porque cansei de discutir um assunto que tomei como pessoal e fugiu ao tópico original que não perguntou se deveríamos casar ou não rsrsrs :slight_smile:

Enfim, só peço que não encarem que “não casar” será a solução para os problemas, um bomplanejamento antes do casamento pode dar um bom futuro. Meus pais foram casados por 35 anos e foram separados pela Morte e nunca faltou amor em minha casa, sei que não é a realidade de todos, mas havendo planejamento antes de se pensar em montar uma família e não se envolver com um parceiro qualquer “Mocréias sangue-sugas” ou “Mocréios sangue-sugas” pra não ser machista, planeje seu futuro e se achar que não deve casar ou se envolver com alguém, não o faça. Só não culpe o matrimônio por isso.

Ficou minha mensagem… Agora sim, sem mais.

Abs []

adriano_si, não esquenta não, seus comentários não foram machista e nem ofensivos… foi somente uma opinião pessoal,
e não estamos em um tribunal onde devemos falar a norma culta, falando friamente e sem emoção.

Eu tenho um tio que tem renda variável, podendo ganhar 4K, 6K ou nada durante o mês, mas que paga de pensão fixa uns 400, isso
em comum acordo com a justiça. E esses problemas relacionados com pensões só tendem a aumentar, pois tem lugares que 70% dos casamentos
acabam em divorcio antes dos 10 anos de casado.

Eita nois quanto bate boca em, bom, vou resumir a coisa, sobre pensão alimentícia no Brasil:

  • Voce pode matar alguem triplamente qualificado, que responderá em liberdade;
  • Voce pode roubar dos cofre públicos que nunca ira ser preso por isto, muito menos devolvera o dinheiro;
  • Mas se, num fatídico dia, voce resolver atrasar a pensão alimenticia, JA UERA, CANA NA HORA, e não sai enquanto não pagar(ou se vencer 30 dias, fiquei sabendo disso no caso do Zé Elias, ex-jogador)

Resumindo é isto :smiley: :smiley:

Eu tinha uma amiga que cobrava pensão do marido após o divórcio. Ele, pagava de boa, mas, em contra partida, cobrana notas fiscais e comprovantes de tudo que ela comprava pra criança. Assim, ele controlava se ela estava mesmo cuidando do filho ou gastando por aí com ricardões. rs

Se a pensão é pra criança, acho essa solução justa. A mãe pode forjar notas? sim. Mas só o trabalho ao qual ela vai se submeter para isso…

Não sei se isso foi acertado entre eles ou em juiz, mas acredito que se for possível registrar esse acordo de alguma forma, como um contrato ou sei lá o que, seria muito bom para todos: pai, mãe e criança. Só não sera bom para mocréias sugadoras.

E quanto a não casar ser solução para problema, na moral viu… Na minha terra isso tem outro nome… rsrsrsrrss

[quote=fredferrao]Eita nois quanto bate boca em, bom, vou resumir a coisa, sobre pensão alimentícia no Brasil:

  • Voce pode matar alguem triplamente qualificado, que responderá em liberdade;
  • Voce pode roubar dos cofre públicos que nunca ira ser preso por isto, muito menos devolvera o dinheiro;
  • Mas se, num fatídico dia, voce resolver atrasar a pensão alimenticia, JA UERA, CANA NA HORA, e não sai enquanto não pagar(ou se vencer 30 dias, fiquei sabendo disso no caso do Zé Elias, ex-jogador)

Resumindo é isto :smiley: :smiley:

[/quote]

Não é bem isso que você citou não, e esse resumo tá beeeeeeem superficial.

  • Você pode matar sim, se não tiver antecedentes, um emprego fixo, e mais uma pá de características, e você só vai ficar em liberdade até o julgamento. É diferente.

  • Você pode roubar dos cofres públicos, desde que o Juiz queira aplicar o princípio da insignificância e não ultrapasse o valor do princípio da insignificância (que varia do juiz aplicar ou não, e estipular o valor, em muitos casos de colarinho branco esse valor fica em R$10k, pois é o valor que a Receita Federal considera para abrir um processo contra o camarada).

  • E tá certo mesmo, o cara não pode atrasar a pensão alimentícia visto que é um valor estipulado em Direito para subsistência e manutenção das necessidades de outrém. Ninguém em outra situação é preso por dívida no Brasil (salvo estelionatários e outras características), desde aquele pacto de San José da Costa Rica, que se não me engano, foi assinado em 1994.

O que ocorre pra nada funcionar assim? Varia, normalmente incompetência e falta de respeito a uma série de coisas, como o CPC, por ex.

[]'s!

[quote=AUser][quote=fredferrao]Eita nois quanto bate boca em, bom, vou resumir a coisa, sobre pensão alimentícia no Brasil:

  • Voce pode matar alguem triplamente qualificado, que responderá em liberdade;
  • Voce pode roubar dos cofre públicos que nunca ira ser preso por isto, muito menos devolvera o dinheiro;
  • Mas se, num fatídico dia, voce resolver atrasar a pensão alimenticia, JA UERA, CANA NA HORA, e não sai enquanto não pagar(ou se vencer 30 dias, fiquei sabendo disso no caso do Zé Elias, ex-jogador)

Resumindo é isto :smiley: :smiley:

[/quote]

Não é bem isso que você citou não, e esse resumo tá beeeeeeem superficial.

[]'s![/quote]

É por isto que chama-se RESUMO! E querendo ou não, é exatamente assim que funciona no nosso amado Brasil!!

Agora falando sério, tu ta de brincadeira né? :shock: :shock: :lol: :lol:
Relaxa, não estamos defendendo uma ação de penção alimentícia perante os ministros do STF, estamos em um forum de TI, java especificamente, onde tópicos como este sequer deveriam ser criados!!

Porra, pcassiano!

    Tu deve tá passando por um perrengue doido!

    "sandices e esquizofrenias de ex-mulher caninana"...kiakiakiakiaaaaa...

assunto fora de contexto …

se fosse pra mim resumir o que ia falar seria tanta coisa ruim…é uma coisa à não ser discutida aqui !!!

tem um outro porém e quando a mulher mete o cara na justiça ele ameaça ela de morte, ou nem fala isso, ja mata…isso é constante no Brasil Maravilhoso.

abrxx

[quote=fredferrao][quote=AUser][quote=fredferrao]Eita nois quanto bate boca em, bom, vou resumir a coisa, sobre pensão alimentícia no Brasil:

  • Voce pode matar alguem triplamente qualificado, que responderá em liberdade;
  • Voce pode roubar dos cofre públicos que nunca ira ser preso por isto, muito menos devolvera o dinheiro;
  • Mas se, num fatídico dia, voce resolver atrasar a pensão alimenticia, JA UERA, CANA NA HORA, e não sai enquanto não pagar(ou se vencer 30 dias, fiquei sabendo disso no caso do Zé Elias, ex-jogador)

Resumindo é isto :smiley: :smiley:

[/quote]

Não é bem isso que você citou não, e esse resumo tá beeeeeeem superficial.

[]'s![/quote]

É por isto que chama-se RESUMO! E querendo ou não, é exatamente assim que funciona no nosso amado Brasil!!

Agora falando sério, tu ta de brincadeira né? :shock: :shock: :lol: :lol:
Relaxa, não estamos defendendo uma ação de penção alimentícia perante os ministros do STF, estamos em um forum de TI, java especificamente, onde tópicos como este sequer deveriam ser criados!![/quote]

Opa Fred, beleza?

Não cara, não é essa a questão não, é que 99% das pessoas que critica, não sabe o real motivo ou não vêem o real problema. E não é assim que funciona por regra também não, muita justiça é feita, claro que há suas falhas, grotescas por sinal, mas ainda sim muita coisa boa é feita por trás e ninguém vê. E eu concordo com uma coisa: a sua colocação é um resumo de um dos casos de injustiça que ocorre no Brasil assim como em outros países ditos de primeiro mundo (como vi ontem um cara ser preso por 15 anos por ser reincidente em bebida e volante 9 vezes, olha que absurdo), em forma de conceito popular, ou narrado em alguma televisão. Nada contra, mas é porquê temos que separar mesmo.

Acredito sim que esse tópico devesse ser criado por um motivo simples: vale a pena discutir isso, levando em conta que uns 10% do pessoal desse fórum é PJ (inclusive eu), se não, também não valeria a pena abrir um tópico disposto a discutir o valor por hora do PJ, que é um dos assuntos mais abordados por aqui, por exemplo. :slight_smile:

[]'s!

sinto em te dizer, mas não existe obrigação legal de a mulher prestar contas da grana da pensão, sabia?

Se houver suspeita ou notório mau uso do dinheiro, ele pode solicitar isso em juízo sim. Inclusive ele pode depositar a pensão em juízo, nesses casos, e ela só consegue retirar se prestar contas.