Como outro amigo disse em outro post, existe um cargo abaixo de Júnior: Estagiário. Para atuar no mercado, você precisa, primeiro, entrar. =)
Ficaria assustado com a quantidade de pessoas fracas que existem, cospindo besteiras e com carteira assinada como pleno.
Se você não tiver o QI, acho que a melhor opção é cair dentro como estagiário.
Conheço alguns estagiários que são melhores que muitos plenos, mas estão respeitando a ordem natural das coisas e, provavelmente, serão promovidos logo assim que se formem.
Estude sempre, tenha coragem, pro-atividade e caia dentro de um estágio.
Conselho (vendido, depois deposita na minha conta): Não seja do tipo que, diante de um problema, bate na mesa, “bufe” e vai choramingar para o gerente. Resolva a bagaça, com bom humor e satisfação (mesmo que esteja se corroendo por dentro), leve para o gerente da forma mais ética possível (tentando não queimar o imbecil que fez a besteira). Assim você crescerá no conceito do gerente e de todos a sua volta. Lembre-se que, tirando alguns felizardos, você passa mais tempo com as pessoas de trabalho que com a sua família. Então tente criar um ambiente o mais favorável possível. Se sair queimando todo mundo, nem o seu gerente vai te olhar com bons olhos.
Depois, se ainda estiver revoltado, saia da empresa, tome um café e fume um cigarro, conversando com o segurança sobre as últimas peripércias do Márcio Braga no Flamengo. Geralmente isso alivia um pouco o stress.
Essa é a minha visão.
Abraços.