Programador, como se tornar um?

Para se tornar um Grande Programador em Java o que é preciso ??
Uma Faculdade é fundamental ??
Bjos.

Ter uma boa noção de algoritmos, orientação a objetos, engenharia de software…
Tô no 2º da Faculdade, não tive o menor contato “braçal” com Java, mas acho que um bom programador não é só um bom programador EM Java.
Eu acredito que o ideal é ter uma base para entender a linguagem e evoluir dentro dela, e caso vc queira migrar para alguma outra aí não vai ser sofrimento :wink:

você precisar estudar ^^
é inevitavel…

grandes professores dizem: “Quer programar?? Tenha bunda para ficar sentado no seu computador”

vai exigir muito de você

Ter mais de 1,90m. :lol:

Ok, piadinha sem graça a parte, eu acho que tem que gostar da coisa. estar a fim, não só de Java, mas de programação em si.

Quando vc gosta, vc lê, aprende, discute, lê de novo, aprende de novo, discute de novo… e isso é cíclico!

Na minha opinião além do que o pessoal falou deve-se gostar muito de solucionar problemas através de software, nenhum desenvolvedor será um grande desenvolvedor se não estiver estimulado sobre a essência de seu trabalho.

O bom seria conviver com bons programadores e sugar tudo o que voce puder deles :wink:

Olá,

Se vc está com essa dúvida, provavelmente tem algum desejo capitalista por trás disso. E isso não é ruim. Digo isso pq grande programadores não tem dúvida sobre isso; eles simplesmente fazem!
Existe uma coisa que se chama meritocracia, ou seja quanto mais vc colabora, mais responsabilidade vc tem (isso é mais latente em projetos open source).
Agora se vc quer saber como se dar bem no mercado e receber este título, observo os moscas brancas e posso dizer o seguinte: tem q ser pragmático! (teoria + prática).
Ou seja, é mesma coisa q alguém saber de cor um livro de kung-fu, vc tem q ter em mente q isto está bem distante de conseguir praticar os golpes. :slight_smile:
Quem consegue resolver mais problemas da sociedade através da programação termina como grande do mercado. Quem, além disso, colabora com a comunidade de desenvolvedores, é o grande programador.

abração

Não tem mais nenhuma opção de profissão pra vc? rs :smiley:

Vc tem certeza que é isso mesmo que você quer? hehehehe…

A meu ver a prática, estudo e principalmente troca de experiências são aspectos fundamentais para se tornar um “grande programador java”.

Boa caminhada… :wink: :idea:

[quote=_bruninha]Para se tornar um Grande Programador em Java o que é preciso ??
Bjos.[/quote]

Primeiro, a meu ver, a gente jah nasce com o dom de programar (os programadores aki que confirmem isso). Para mim, programar eh um dom (que deve ser exercitado logico). Mas eh um dom. Eu jah dei aula de programacao (Visual Basic) e na primeira aula, a gente jah sabe quem nasceu pra coisa e quem vai ficar “boiando”.

Por exemplo:

Quanto eh: 2+2*2

Uma vez tive um problema com uma conta simples assim (nao tao simples, rs), mas a maioria das pessoas responderia que o resultado desta conta eh 8, quando na verdade eh 6. A diferenca entre um PROGRAMADOR e um “PSEUDOPROGRAMADOR”, eh que o programador nao desiste ateh resolver um problema. Mesmo que demore 2 dias pensando, pra chegar no PC e em 5 minutos resolver o problema.

Para se um bom programador, voce nao pode nunca se prender a uma unica linguagem, voce tem que saber o maximo possivel de linguagens, para que voce, possa contornar limitacoes e resolver problemas.

Um programador eh capaz de comecar a programar em uma linguagem totalmente nova para ele em 2 meses.

Um programador deve conhecer diversos sistemas operacionais, saber operar em ambientes graficos e em ambientes texto.

Um programador nao deve apenas ver os problemas, ele tem que ver tambem as solucoes, e ter tato para saber qual seria a melhor solucao para um problema X.

Um programador, sempre que alguem pergunta: Da pra fazer isso? ele fala que dah, porque mesmo se ele nao souber fazer, ele sabe pesquisar e estudar para resolver.

Um programador nunca se cansa de aprender coisas novas, e elas sempre vao existir por ai.

Um programador nao acha dificil programar, ele acha divertido, pois seu trabalho NUNCA se repete, ele sempre estah criando coisas novas ou melhorando coisas que jah existem.

Por fim, todo programador tem que ter a capacidade de APRENDER A APRENDER, ou seja, tem que ser autodidata, correr atras mesmo.

Bom, tem muito mais que eu poderia falar, mas, cansei…

:smiley:

Olá

O bom programador é aquele que resolve os problemas dentro do prazo o que é bem diferente daquele que faz as coisas do melhor jeito e que geralmente não cumpre os prazos. Get Things Done

O bom programador aqui no Brasil geralmente passa pouco tempo programando direto pois logo passa a lider de projeto e mais um pouco já virou arquiteto quase um passo para virar gerente de projetos e ir para a rua porque a equipe não cumpriu os prazos.

Mas toda caminhada começa pelo primeiro passo. No caso do Java os três primeiros passos são:

1. Lógica de programação
  2. Orientação à objetos
  3. Aprender a sintaxe da linguagem

[]s
Luca

eu ia citar o que o Luca falou.

mas resumindo…vc precisa estudar e praticar tudo o que estudou! se vc quer trabalhar com java, escolha uma área e boa caminhada :wink:

[]'s

Caro Luca! Você já leu o livro referente a esse tal de GTD? Qual foi sua impressão? Vale a pena?

Sensacional! :slight_smile:

Acho eu que tem que gostar do que vc esta fazendo!!!
Espero que vc goste, pois se não gostar e achar que isso é apenas pelo dinheiro, vc vai se ferrar na saúde!!!

Esta é minha opinião e pensamento!!!

Além da base teórica que você vai ter que buscar durante muito tempo
[list]Algoritmos[/list]
[list]Orientação a Objeto[/list]

É ótimo se familiarizar com as ferramentas (software) e trabalhar com as que lhe dê muita produtividade. E por último arrume uma máquina legal (hardware) por que nas vezes que eu detesto estar programando é quando o computador que eu estou sentado é fraco.

Grr… chega lembrei
:x

No meu ponto de vista , tem que ter paixão :lol:
Tem que gostar de programar, e de estudar.
E o mais que tudo ,

Tem que programar bastante.

:roll:

pra ser um bom programador… precisa de ter prazer em revirar código e em inovar

qto ao prazo ai citado… eu concordo, mas em qualquer área da vida temos que trabalhar dentro do prazo

[quote=kemperacc][quote=_bruninha]Para se tornar um Grande Programador em Java o que é preciso ??
Bjos.[/quote]

Primeiro, a meu ver, a gente jah nasce com o dom de programar (os programadores aki que confirmem isso). Para mim, programar eh um dom (que deve ser exercitado logico). Mas eh um dom. Eu jah dei aula de programacao (Visual Basic) e na primeira aula, a gente jah sabe quem nasceu pra coisa e quem vai ficar “boiando”.
[/quote]

Não acredito em dom. Acredito em talento sim, mas aquele que se ganha com a PRÁTICA.
Tem um professor na minha faculdade que sempre diz:“O que vc não consegue com competência, consegue com suor”

Certa vez eu lí uma frase, e eu sempre lembro dela: “O programador mediano sabe uma coisa porque ele precisa saber. O bom programador sabe alguma coisa porque ele tem vontade de saber.”

Quando criança meu pai me forçava a estudar, aprender a programar. Bom, como os colegas mesmo falaram, se você não nasce com o dom, não adianta.
Mas a lógica é algo que deve ser exercitado, tudo se aprende… e durante esses anos na área de informática, ví que aprendemos ainda mais com as dificuldades e a persistência em querer aprender.

É interessante, para quem quer ser um bom programador gostar de resolver problemas lógicos, gostar de aprender, estudar e ler bastante. Saber buscar informações.

Qdo estava fazendo Ciências da Computação e a disciplina de Programação II foi em Java, meu pai me deu alguns passos para aprender a programar em java (e exercitar o que eu já havia aprendido):

• Testar as habilidades de lógica de programação (que é essencial para programar em qquer linguagem)
  • Leitura de um documento chamado “What Is the Java Platform”, disponível na página da Sun.
  • Passou alguns tutoriais sobre Orientação a Objetos.
  • E me incentivou a resolver todos os exercícios do professor e passou mais alguns.
    Digo que aprendi a programar em java, tenho uma boa lógica de programação, mas não quero ser “Programadora” e nem “Analista de Sistemas”.

Mas como entramos nessa área, precisamos estar sujeitos a programação, tudo que fazemos esta relacionado a alguma “linguagem de programação”.

Então, quer ser bom (boa)… mesmo não gostando muito do assunto. Estude! Só estudando e praticando é que se consegue.