?Programação deveria ser ensinada nas escolas?, dizem Bill Gates e Mark Zuckerbeg

[quote=Rodrigo Sasaki]Precisamos de mais programadores então vamos ensinar programação nas escolas? Sei lá, não me parece muito certo.

Quer exercitar o cérebro das crianças? Ensine música. [/quote]

Acho que você esta levando ao pé da letra… Mas quando as pessoas descobrem que tem o dom para programação se na escola não tem nada parecido???

A pessoa simplesmente acha que é gostar de entrar no facebook ou de mexer no computador que é isso que elas querem fazer. E acho que é por isso que há tanta desistência nas faculdades.

Não precisa ensinar a programar, mas realmente temos que chamar a atenção e estimular as pessoas que talvez tenham um dom para isso e não sabem!!

Acho que você esta levando ao pé da letra… Mas quando as pessoas descobrem que tem o dom para programação se na escola não tem nada parecido???

A pessoa simplesmente acha que é gostar de entrar no facebook ou de mexer no computador que é isso que elas querem fazer. E acho que é por isso que há tanta desistência nas faculdades.

Não precisa ensinar a programar, mas realmente temos que chamar a atenção e estimular as pessoas que talvez tenham um dom para isso e não sabem!! [/quote]
Todo mundo aqui nesse fórum é suspeito pra opinar. Eu amaria ter tido aulas de lógica e programação na escola, mas eu gosto disso, tanto que fiz ensino médio técnico voltado pra área.

Mas isso não é algo geral, eu detestaria ter aulas de humanas além do núcleo comum de matérias. O mundo precisa de médicos não precisa? Por que não incentivar isso com aulas desde o início do processo educacional?

Pensando de maneira imparcial, eu acho isso errado. Quem realmente gosta de programação, vai atrás. Todos nós fomos, quem não gosta, vai atrás de outra coisa. Na escola nós temos o básico, temos matemática, trigonometria, álgebra. Claro que não é a mesma coisa, mas quem gosta de exatas tem mais chance de ir atrás.

Acho que seria interessante sim, não uma aula aprofundada de programação mas pelo menos a lógica para desenvolver fórmulas de matemática, física, entre outras coisas juntar os aprendizados.

[quote=Rodrigo Sasaki]Todo mundo aqui nesse fórum é suspeito pra opinar. Eu amaria ter tido aulas de lógica e programação na escola, mas eu gosto disso, tanto que fiz ensino médio técnico voltado pra área.

Mas isso não é algo geral, eu detestaria ter aulas de humanas além do núcleo comum de matérias. O mundo precisa de médicos não precisa? Por que não incentivar isso com aulas desde o início do processo educacional?

Pensando de maneira imparcial, eu acho isso errado. Quem realmente gosta de programação, vai atrás. Todos nós fomos, quem não gosta, vai atrás de outra coisa. Na escola nós temos o básico, temos matemática, trigonometria, álgebra. Claro que não é a mesma coisa, mas quem gosta de exatas tem mais chance de ir atrás.[/quote]

Concordo com você!! Quem gosta realmente tem que correr atrás!! Também fiz curso técnico e tambem não gostaria de receber mais aulas de humanas. Então a solução seria o curso técnico para que as pessoas descubram do que elas realmente gostam. Acho que deveria incentivar mais esse tipo de curso nos jovens de 15 à 18 anos!

Essa seria uma solução para o problema, pois se a pessoa não gosta ela pode sair e ir fazer outro ate achar a que realmente goste e não perder tempo depois na escolha da faculdade…

Perfeito!! Acho que o que faltam nas escolas é a junção do aprendizado… Você aprende física, química e biologia achando que são totalmente diferentes!! Quando na verdade estão ocorrendo tudo junto!!

Mesma coisa com as outras matérias. Acho que deveria ter uma aula para “juntar” esses ensinamentos.

No caso da lógica eu acho que devia ter uma aula de lógica mesmo!! Ligada com matemática… Com aqueles exercícios…

No barco so pode ficar um homem e uma mulher e tem que passar todos para o outro lado… Ou

“Água está para o gelo assim como leite está para…”

Acho que ia ajudar muito a todas as pessoas independente de quem queira ou não seguir esse ramo de exatas @!

Isso também, com certeza!

Deve ser por isso que eles passam o vídeo todo mostrando aqueles escritórios sedutores com a galera jogando videogame, tocando instrumentos, conversando no sofá com macbooks na mão…

Porque não mostram as pessoas dentro de uma consultoria, com baias apertadas, uma barulheira louca e alguém roubando sua cadeira cada vez que você precisa levantar? :shock:

Eu acho que isso iría desvalorizar as carreiras de programadores ao extremo.

Há tanta desistência nas faculdades por que os alunos saem despreparados do ensino médio.

Programação nas escolas é um problema para países do do 1o mundo. Aqui no Brasil ainda temos que brigar para que os alunos saiam do ensino médio sabendo ler, escrever e efetuar as 4 operações aritméticas elementares .

Acredito que programação não, mas deveria haver uma maior carga de lógica nas escolas.

[quote=rmendes08]

Programação nas escolas é um problema para países do do 1o mundo. Aqui no Brasil ainda temos que brigar para que os alunos saiam do ensino médio sabendo ler, escrever e efetuar as 4 operações aritméticas elementares .[/quote]

Nossa falou tudo!! Em um mundo utópico acho que seria essencial os adolescentes terem a vontade de cursar um técnico e escolher a profissão direitinho desde pequeno… Mas no Brasil realmente não daria certo… Como o rmendes08 disse os jovens saem das escolas sem conseguir ler e escrever QUEM DIRA programar!!

Eu tive aulas de informática há uns 15 anos atrás na escola e lembro que usávamos o logo para fazer a tartaruga andar e desenhar coisas na tela.

Até acho que pode fazer sentido a opinião deles, mas um monte de outras coisas também fariam: economia/finanças, direito, eletrônica, nutrição, primeiros socorros (de verdade) etc.
Mas, como comentaram, o nível do ensino de 1º grau no Brasil é péssimo. A preocupação é aprovar o maior número de alunos possível. Reprovar é proibido.

Nossa, agora que você comentou eu lembrei que eu também tive aulas com essa tartaruga aí :shock:

Nossa, agora que você comentou eu lembrei que eu também tive aulas com essa tartaruga aí :shock: [/quote]

Não conheço essa tartaruga não…

Nossa, agora que você comentou eu lembrei que eu também tive aulas com essa tartaruga aí :shock: [/quote]

Não conheço essa tartaruga não… [/quote]
Mas a 15 anos atrás você tinha 2 anos :stuck_out_tongue:

Não conheço essa tartaruga não… [/quote]
Mas a 15 anos atrás você tinha 2 anos :P[/quote]

Eu sei disso hahahaha mas to falando que nunca ouvi falar de tartaruga nenhuma na informatica

É esse aqui:

Link pro blog de onde retirei a imagem: http://blogdotakemura.blogspot.com.br/2011/03/aprenda-programar-com-logo.html

[quote=Rodrigo Sasaki]
É esse aqui:

Link pro blog de onde retirei a imagem: http://blogdotakemura.blogspot.com.br/2011/03/aprenda-programar-com-logo.html[/quote]

Que daora!! Ajudar a tartaruga a desenhar!! hahahaha

Tem o Alice também:
http://alice.org/index.php

É esse aqui:

Link pro blog de onde retirei a imagem: http://blogdotakemura.blogspot.com.br/2011/03/aprenda-programar-com-logo.html[/quote]

Versão nova do Logo, no meu tempo era uma tela preta com a tartaruga no meio,embaixo tu escrevia os comandos.

Nada a ver a idéia desse site .

e o no site não tá escrito nada do que está no título deste tópico. (Não sei se no video está falando, mas na página quotes não tem nada.)