Programação DeskTop StandAlone

Olá,

Alguem conhece algum tutorial ou Artigo que fale sobre o Assunto?

Obrigado

E o que seria essa “programacao desktop standalone”?

Rafael

Não seria para Web,

Ou Seja para Aplicativos como de uma Folha de Pagamento por exemplo, para rodar em uma maquina Isolada, sem estar na Internet,

Aplicativos Comerciais, em Ambiente Grafico utilizando o JAVA cpm Banco de Dados.

Vejo muito sobre Applets ou JSP, mas para um Sistema que rode numa Rede Local não encontro muitas referencias

Swing eh o que voce precisa. Procure documentacao sobre “Swing”.

Rafael

é o que estou fazendo Rafael,

Acho muita coisa mas para Web, para aplicações tem muito pouca coisa

Se souber algum bom, ou se alguem souber.

Um bom começo na programação Swing: http://java.sun.com/docs/books/tutorial/uiswing/index.html

Olá

Que mal lhe pergunte, mas para que serve em 2004 um aplicativo desktop standalone? Será que esta empresa nunca precisará de acesso a nada via Internet?

A Microsoft ainda tem desculpa pelo erro de ter desenvolvido o pacote Office stand alone porque já fez isto há muito tempo. Mas em 2004 nada justifica ser stand alone. Melhor rever seus conceitos porque usando Java, com poucas modificações seu sistema funcionará via web. A camada que vai ficar no servidor poderá estar na rede local ou em servidor remoto.(*)

[]s
Luca

(*) A menos que pretenda dar um tiro no pé fazendo algo tipo cliente servidor onde o cliente acessa direto a base de dados como a gente fazia no milênio passado usando as ferramentas populares na época chamadas VB6 ou Delphi.

Olá Luca, e todos

Bem… na verdade é isto que estou fazendo revendo meus conceitos com relação a desenvolvimento de aplicações.

Deixa eu explicar, derrepente voces podem me dar o caminho das pedras…

Bem… quanto a linguagem já decidi que será Java com Banco de Dados PostGree.

O Sistema que pretendo Fazer…
Eu desenvolvi um SIstema em 1989 em C ( o antigo da Borland), Windows era coisa que nem se pensava, este Sistema funciona até hoje com um Banco de Dados que Desenvolvi ,mas isto não vem ao caso.

E pretendo redesenvolver esta Aplicação utilizando o Java, é um SIstema para a area de Comercio Exterior, que emite Formularios como Conhecimentos de Embarque, entre outros, tem a parte Financeira que imprime Notas Fiscais Cheques e Boletos, etc… (hoje este sistema tem 147 tabelas)

A coisa mais moderna nele é um Sistema de TRacking que desenvolvi em PHP.

Estou pesquisando e vendo qual a melhor forma de se fazer, que modelo de desenvolvimento vou seguir, pretendo iniciar o desenvolvimento deste Sistema em Jan;2005, agora será os Testes remodelagem de Dados, criação de Sistemas em C para poder converter o Banco de Dados Atual para poder importar no PostGree, ja modificando algumas coisas e implementando outras novas.

Se eu conseguisse fazer ele 100% para a Web Otimo… se não será em uma Rede Local mesmo.

Se souberem de algum exemplo de uma aplicação que funcione e puderem dar o link para eu ver agradeço muito.

Obrigado.

Olá

A sua dificuldade deve ser entender a arquitetura que a gente costuma usar com Java. Vou fazer um brevíssimo resumo:[list]lado cliente = Só lê e mostra dados (tela, impressora, qq outro dispositivo). O cliente pode ser escrito usando Swing, SWT, thinlet, XUL, html no browser ou ainda VB, Delphi, Assembler, Cobol ou C++. O importante é não misturar visão dos dados com regras de negócio.

servidor:

1. Há uma camada de controle intermediando tudo entre o cliente e as regras de negócio. Aqui usamos servlets diretamente ou com auxílio de um framework tipo Struts, WebWork ou Spring, instalados em um servidor de aplicação.

2. Camada modelo com as regras de negócio. Recebe as solicitações que chegam do cliente via protocolo http/https e faz todo o trabalho da aplicação: grava logs, acessa base de dados, executa serviços de mensagens, envia e-mails, etc. Nesta camada também se pode contar com a ajuda de um servidor de aplicações caso opte por EJBs e há outros ótimos frameworks (Hibernate, iBatis, etc.) que podem ajudar muito. (O acesso à base de dados se já está pronto em C, pode ser reaproveitado fazendo comunicação por sockets entre o Java e o C).

2a) Eventualmente a camada modelo pode estar em um ou mais servidores

1. Base de dados. Eventualmente os engines podem estar em outros servidores e os dados em outro servidor.[/list]
    Se vc escrever sua aplicação assim, ela vai funcionar tanto na rede local como na Internet, é só uma questão de configurar os endereços IP.

Por último esqueça os tais 100%. Uma aplicação pode funcionar parte do tempo desconectada da Internet enquanto apenas captura dados e concluida esta etapa pode estabelecer comunicação para processar as regras de negócio. O cliente da aplicação web da receita federal que captura as declarações de imposto de renda funciona assim.

[]s
Luca

Olá, Luca… valeu pelo Resumo…

Voce conhece alguma aplicação simples que tenha os Fontes que acesse uma base de dados qqr MySql ou PostGree?
Pode uma unica tela, um simples cadastro.

Eu pensava em refazer a aplicação em C++ que ja domino um pouco, mas como falei eu quero fazer em JAVA este exemplo me ajudaria bastante a decidir isto.

Olá

A menos que vc seja um grande expert em SQL e conheça bem a base de dados que vai usar, há uma grande chance de suas consultas SQL serem de qualidade duvidosa. Neste caso o melhor seria estudar o Hibernate que faria o trabalho sujo para você com qualidade razoável.

Mas provavelmente aqui mesmo no GUJ ou em outro fórum qq, em qq livro, googlando ou no Java Almanac você deve encontrar exemplos. Sei de alguns exemplos no site da Oracle (OTN).

[]s
Luca

[quote=“jissa”]Voce conhece alguma aplicação simples que tenha os Fontes que acesse uma base de dados qqr MySql ou PostGree?
[/quote]

Nesse caso você precisa dar uma olhada na API JDBC ( http://java.sun.com/docs/books/tutorial/jdbc/index.html ). Independente do banco de dados que você for utilizar, vai precisar dessa API (a não ser que opte pela dica do Luca).

Não há apenas Swing :?

Há também SWT e Thinlet.

gangrel-br
é isto mesmo que procuro, eu tinha pego algumas coisas para estes estudos que estou fazendo, mas ainda falta muita, estou baixando o instalador e lendo o que tem lá…

e é exatamente isto… ja baixei o exemplo e assim que terminar o download do JDK ja vou testar, como são + - 50MB vai demorar um pouquinho, acho que da tempo para ir lendo… ja coloquei nos Favoritos este Link… muito bom mesmo

Muito Obrigado