PROGRAMA PARA FACILITAR O DESENVOLVIMENTO COM HIBERNATE:
Alguns desenvolvedores me disseram que era algo trabalhoso utilizar o
hibernate, principalmente quando ocorria alguma alteração no banco de dados, pois necessita-se de efetuar manualmente certas informações
em alguns arquivos.
Me parece que existem alguns plugins que facilitam o trabalho no eclipse, por exemplo.
Me disseram que a versão atual (Hibernate 3) facilita muito esse trabalho,
principalmente com o Java 5, que possui anotations.
Na busca de diminuir a digitação e erros de escrita, e bem como no ganho de tempo, criei um aplicativo que permite o cadastro de projetos.
Para cada projeto deve-se informar o banco de dados desejado (existente na máquina local ou
na rede).
Após o devido cadastro de um projeto, o sistema gerará,em segundos, os arquivos necessários
para o Hibernate (as classes e arquivos no formato xml correspondentes).
Caso ocorra qualquer alteração no banco de dados, o programa gerará os arquivos
novamente,sem a necessidade de atualização manual.
Caso ocorra necessidade, a interface do programa proporciona ao usuário em aglutinar
as informações do banco de dados com as informações do arquivo de esquema (xml) que
apresenta as caracteristicas e relacionamentos das classes do projeto (existente no
diagrama de classes do projeto). Nesse caso, o desenvolvedor poderá estabelecer
relacionamentos entre as classes e as tabelas do banco de dados, o que permitirá gerar
as classes no formato de anotations (é o que estamos melhorando no momento).
Essas caracteristicas proporcionarão aos desenvolvedores que utilizam Hibernante (versão 3
e anteriores) a diminuir seus tempos de programação manual e evitando erros de digitação.
ME RESPONDAM COM HONESTIDADE E SINCERIDADE:
VOCES CONSIDERAM QUE UM APLICATIVO DESSE
TIPO AINDA VALE A PENA ATUALMENTE?
GRATO PELA ATENÇÃO.