Profissional de TI = Bagunça?

Começei a acompanhar essa thread, mas tive q responder imediantamente após ver isso…DISCORDO, DISCORDO, DISCORDO EM GÊNERO, NÚMERO, E GRAU…nossa, discordo e muito com isso…meus anos dourados e horas mais interessantes são no trampo dentro de um escritorio, em frente de um pc, com um monte de cara que vc só da aquele sorrisinho amarelo pra ser gentil???..não,não.

ABOMINO essa ideia!!!..

e VIDA ADULTA…nossa, nda a ver!!.. :evil:

Começei a acompanhar essa thread, mas tive q responder imediantamente após ver isso…DISCORDO, DISCORDO, DISCORDO EM GÊNERO, NÚMERO, E GRAU…nossa, discordo e muito com isso…meus anos dourados e horas mais interessantes são no trampo dentro de um escritorio, em frente de um pc, com um monte de cara que vc só da aquele sorrisinho amarelo pra ser gentil???..não,não.

ABOMINO essa ideia!!!..

e VIDA ADULTA…nossa, nda a ver!!.. :evil: [/quote]

“Anos mais dourados” = 20 aos 55, aproximadamente. Época em que você já tem certa maturidade e já é, de certo modo, dono do seu nariz. Você não está muito novo, mas também não está muito velho. Você tem energia de sobra. Normalmente tem certa independencia.

“Horas mais interessantes” = 9hs as 18hs: Não está muito cedo, mas também não está muito tarde. É a hora que, normalmente, o sol brilha, você vai a praia, para a praça com sua família. Se você tem um compromisso nesse horário, normalmente não pode fazer nada entre 0hs e 7h30, que não seja dormir. De 9hs as 18hs, pelo menos nos fins de semana, é o horário quando mais aproveito com meu filho. Jogo bola com ele, brinco de escorrega, gangorra, etc.

Foi nesse sentido que escrevi.

E quanto a vida adulta, interprete da forma que achar melhor.

Começei a acompanhar essa thread, mas tive q responder imediantamente após ver isso…DISCORDO, DISCORDO, DISCORDO EM GÊNERO, NÚMERO, E GRAU…nossa, discordo e muito com isso…meus anos dourados e horas mais interessantes são no trampo dentro de um escritorio, em frente de um pc, com um monte de cara que vc só da aquele sorrisinho amarelo pra ser gentil???..não,não.

ABOMINO essa ideia!!!..

e VIDA ADULTA…nossa, nda a ver!!.. :evil: [/quote]

“Anos mais dourados” = 20 aos 55, aproximadamente. Época em que você já tem certa maturidade e já é, de certo modo, dono do seu nariz. Você não está muito novo, mas também não está muito velho. Você tem energia de sobra. Normalmente tem certa independencia.

“Horas mais interessantes” = 9hs as 18hs: Não está muito cedo, mas também não está muito tarde. É a hora que, normalmente, o sol brilha, você vai a praia, para a praça com sua família. Se você tem um compromisso nesse horário, normalmente não pode fazer nada entre 0hs e 7h30, que não seja dormir. De 9hs as 18hs, pelo menos nos fins de semana, é o horário quando mais aproveito com meu filho. Jogo bola com ele, brinco de escorrega, gangorra, etc.

Foi nesse sentido que escrevi.

E quanto a vida adulta, interprete da forma que achar melhor.[/quote]

ué…resolveu responder?..disse q não comentaria nda mais nesse tópico (oq seria melhor, by the way)…

mas…não precisa me “ensinar” oq é isso, acho q ja consigo ter uma noção do que as coisas significam… :wink:
pra mim, eu repito, para mim…e acho q para a lingua portuguesa tb, na sua afirmação q eu comentei, vc quiz dizer q esses anos dourados e horas mais interessantes são no trabalho…isso vc afirmou, correto?..e eu acho isso ediondamente sem noção e algo ridiculo…as horas de trabalho são as mais maçantes possiveis…

e a respeito da vida adulta, sim…no meu modo de ver…uma afirmação totalmente infeliz, sem sentido, tosca, e ridicula…(minha opinião!!!)…pelo simples fato q não é apenas o trabalho que caracteriza a vida adulta…para mim o trabalho é apenas algo irremediável q eu devo fazer…

Amigo, não é minha intenção criar algum flame aki…mas as suas afirmações em todos os seus posts me pareceram mta forçadas…

té mais! 8)

Sinceramente, quando fiz essa pergunta não tinha imaginado o quanto eu me surpreenderia.

Eu sempre tinha ouvido falar na “morte da individualidade” e na robotização do Ser Humano, mas eu achava que as pessoas ficavam insatisfeitas com isso.

Minha surpresa foi ver pessoas vivenciando isso como objetivo principal da vida.

Outra coisa que vi foi uma guerra de EGOS imensa (muito comum em nossa área, devido a intensa cobrança e competitividade).

Eu sempre fui uma pessoa cheia de planos e objetivos pessoais, e trabalho não estava nessa lista. Estava na lista das obrigações. E hoje vejo todos os meus planos e sonhos afundando, por estar correndo atrás de planos e objetivos de outros. Vejo meu tempo todo tomado ou por trabalho, ou por busca de qualificação para o trabalho. E isso é triste.

Mesmo que em outras áreas haja reclamação, eu falo do que vivencio diariamente. Nossa área é extremamente estressante. Temos que viver em constante atualização. Sempre estamos “devendo”.

Não que não goste da minha carreira. Longe disso. Só não suporto abusos, exageros. E sinceramente, acho que a coisa chegou a tal ponto que muitas pessoas já desistiram de não se conformar. Optaram por gostar.

Mas estou aprendendo a lidar com as diferenças. Já vi muitas pessoas adorarem sua rotina. Só não conseguia entender.

Pra finalizar, acho que a coisa chegou a esse ponto por falta de opções. Um cedeu, outro cedeu, aí virou requisito. Enquanto houverem pessoas que vivem, comem e respiram sua profissão (sem ter nenhuma outra perspectiva em mente), os que se beneficiam disso irão cobrar cada dia mais.

Mas valeu ter aberto essa questão. Só lamento ter assistido tanta falta de respeito com o próximo.

Fez muito bem pra minha auto-estima ter visto pessoas como o Celso. Passei a valorizar ainda mais a mim…huahuahuahuahuhauha

Acredito que oq faz uma pessoa feliz, são os valores que ela dá pra uma determinada coisa ou situação.
Você luta por objetivos na qual vcê agregou algum valor.

Mas o valor que você agregou para tal objetivo não é o mesmo que seu vizinho agregou. E vice-versa.

Começei a acompanhar essa thread, mas tive q responder imediantamente após ver isso…DISCORDO, DISCORDO, DISCORDO EM GÊNERO, NÚMERO, E GRAU…nossa, discordo e muito com isso…meus anos dourados e horas mais interessantes são no trampo dentro de um escritorio, em frente de um pc, com um monte de cara que vc só da aquele sorrisinho amarelo pra ser gentil???..não,não.

ABOMINO essa ideia!!!..

e VIDA ADULTA…nossa, nda a ver!!.. :evil: [/quote]

Tb discordo disso! Se trabalho fosse bom ng precisaria te pagar pra fazer. :smiley:
Eu gosto do que eu faco, mas definitivamente nao gosto de ficar no trampo das 9am ate 5pm. Melhor hora do meu dia eh quando eu chego em casa e assisto tv com a minha mina ou jogo um videogame.
Mas isso nao significa que eu nao gosto de trabalhar na empresa em que eu trabalho, mas uma coisa eu tenho que concordo, pra uma pessoa ficar num trabalho tem que gostar pelo menos o minimo, se a pessoa simplesmente odeia tudo eh melhor procurar outra coisas pra fazer mesmo porque ficar se torturando num lugar que vc passa tanto tempo nao rola.

//Daniel

O Senhor do Tempo e da Razão 3 - A Ressurreição

[quote=leandronsp]Acredito que oq faz uma pessoa feliz, são os valores que ela dá pra uma determinada coisa ou situação.
Você luta por objetivos na qual vcê agregou algum valor.

Mas o valor que você agregou para tal objetivo não é o mesmo que seu vizinho agregou. E vice-versa.
[/quote]

Isso é uma grande verdade. Mas que é triste(e muito) você trabalhar anos a fio e se dedicar a sua profissão, e derrepente ser tachado de preguiçoso e irresponsável por um qualquer que a mulher dormiu de calça no dia anterior, é.

E o pior de tudo, é que os que vieram tacando pedra e desrespeitando todo mundo, no fim, exigiam respeito com a opinião alheia. Sem noção.

Sinto lhe informar, mas você avaliou muito mal na hora de escolher a carreira. Nunca ouvi falar de área de TI sem pressão mesmo que eventual. Se a pressão é constante, procure outra empresa. Algumas dicas:

Empresas de software são piores que empresas onde software não é o produto final (indústrias, bancos, etc.) Usualmente a empresa de software só recebe depois do projeto entregue e só ganha o contrato se prometer prazos curtíssimos, a pressão no final fica absurda. Além disso, normalmente a responsabilidade é por manter sistemas legados, que diminui a necessidade de atualização. O risco é você ficar inempregável se eventual for demitido. No governo não existe esse risco :slight_smile:

Contudo poderia ser ainda pior. Tenho amigos que são analistas de investimentos - fizeram administração. Jornada de 60h/sem é comum, inclusive expediente no fds - no Pactual, quem sai antes das 20h ganha o apelido de “gato gordo”. Não ganham hora extra e se alguém reclamar com a justiça nunca mais consegue emprego - nessa área isso é pior que bater na mãe. O salário base é baixo, mais da metade da remuneração do cara vem do bônus variável que depende do desempenho de todo o banco. O ambiente é extremamente competitivo, todo mundo gritando e falando palavrão.

Mas se o lucro da empresa foi bom, o bônus vem gordo. Em 2007 conheço uma galera que com 5 anos de formado tirou de R$15.000/mês para mais. Para esse pessoal, dinheiro compra felicidade :wink:

[quote=Bruno Laturner]Não conheço ninguém que trabalha nessas condições com um sorriso na cara. Pior é o funcionário se deixar submeter a isso e ficar calado.

Existe a porta da empresa se quiser sair dela.
Existe a porta da justiça do trabalho se quiser entrar nela.[/quote]
Eu ja trabalhei assim, e na epoca eu gostava, quando enchi o saco troquei de emprego e pronto …
Na época era vantagem para mim, aprendi muito, mas hoje eu não toparia …
Acho mais fácil parar de reclamar, levantar a bunda do banco e mudar o que tu não ta gostando …
Foi o que eu fiz …
A nossa área esta em uma fase muito boa, mesmo com a crise mundial, podemos escolher onde trabalhar …
É só aproveitar isto …
Sindicatos seriam só incomodação, já que hoje, um profissional sozinho tem mais força para evitar isto do que a empresa, se a empresa não gostar, é só levantar a bunda e trocar de trampo :smiley:

<< Cuidado >>

Trabalha igual louco, chega em casa cansado e cheio de problemas profissionais, nao dando assistencia para patroa.
Enquanto vc trabalha igual louco para agradar o superior, tem um vizinho vagabundo que nao faz nada da vida ou ateh mesmo o açougueiro, passa a tratar sua patroa igual vc agrada seu superior e nessa pode ateh sair um filho

<< Cuidado >>

É mais o problema aí não está no que foi discutido aqui… está na má Gerência de Processos ou até mesmo em alguns processos… Cambada de Gerentes, Arquitetos, analistas, cuspindo o aprendizado de 4 anos de faculdade, juntamente com seus cronogramas e métricas, e nós daqui da outra pontas, recebendo as cagadas e tendo que trabalhar ao dobro… Amo minha profissão, mas ter que ficar dobrado porque outros fizeram merda é fods…

Atualmente estamos vivendo isso… Cronogramas acadêmicos em projetos reais, Analistas de sistemas certificados em ITIL, cuspindo documentações escrotas, SQA’s Diretores de não sei aonde que não priorizam qualidade e um processo mais burocrático que o sistema judiciário brasileiro… quem vai vir todo final de semana até Agosto pra suprir o atraso ??? quem quem ??? adivinham ???

Por isso que falo… minha meta mudou para trabalhar em uma equipe XP… impressionante… aqui no cliente já há um grupo de pessoas trabalhando com Metodologias ágeis, onde os caras ficam no MÁXIMO… MÁXIMO MESMO 8 horas por dia… os sistemas fazem o maior sucesso, mas infelizmente o processo não é copiado, porque alguns zés ainda preferem repetir o que fizeram em seus TCCs da faculdade…

Falows :wink:

Quem está arrependido agora é porque fez a escolha errada na hora de escolher qual área seguir, para os graduados, na hora do vestibular. Há duas opções ao me ver: ou recomeça tudo e escolhe outra área, ou se adapta a situação atual. Uma coisa é certa, a área de TI não vai se adaptar a aqueles que querem vida tranquila.

Mas aqueles que querem uma boa qualidade de vida podem te-la.

O equilibrio da profissão e a felicidade está quando acontece: qualidade de vida + boa remuneração + realização profissional.
Muitas pessoas agilizam as coisas, e ganham cabelos brancos, rugas e outras coisas mais que o colega de cima citou. Chegam ao ponto desejado mais rápido, terão boa qualidade de vida no futuro (ou não), mas se sacrificam agora.
Isso não siginifica que não há espaço para aqueles que querem ter uma vida profissional mais ligth, mais devagar, priorizando a familia e tal. A consequência disso será um crescimento profissional mais desacelerado. O que fará com que a conquista da felicidade, que mencionei acima custe a chegar, ou nunca chegue.

A escolha é do profissional. Vale a pena se sacrificar para alcançar objetivos mais cedo? Na minha opinião sim. Mas já teve momentos que pensei que não valesse a pena. Isso varia muito do momento da sua vida.

Ok, acho que já chega. O tópico já está bastante inflamado.