Profissional de TI = Bagunça?

:?:

:?: [/quote]

O guj demorou para atualizar meu post, e deixou-o desse jeito. Mas acho que agora voltou.

Engraçado que sempre ouço a frase “o funcionário tem que vestir a camisa da empresa”, mas nunca ouço “a empresa tem que vestir a camisa do funcionário”.

Respeito é uma mão de duas vias.

[quote=juliocbq]Não estamos não, existem instituições que administram a computação de maneira diferente. Como disse o autor do tópico, “TI=Bagunça”, literalmente.
A área acadêmica da computação leva em conta, o programador como pesquisador de tecnologia, e não como escravo.

É difícil seguir carreira acadêmica. Leva muito tempo de estudo mesmo, mas vale a pena.

www.lncc.org

(paga muito bem)[/quote]

O que é esse www.lncc.org? Um comitê político dos EUA?? não entendi, qual relação tem com a carreira de presquisador?

[quote=André Fonseca][quote=juliocbq]Não estamos não, existem instituições que administram a computação de maneira diferente. Como disse o autor do tópico, “TI=Bagunça”, literalmente.
A área acadêmica da computação leva em conta, o programador como pesquisador de tecnologia, e não como escravo.

É difícil seguir carreira acadêmica. Leva muito tempo de estudo mesmo, mas vale a pena.

www.lncc.org

(paga muito bem)[/quote]

O que é esse www.lncc.org? Um comitê político dos EUA?? não entendi, qual relação tem com a carreira de presquisador?[/quote]

desculpe… é br

www.lncc.br

legal

gostei dos cursos de verão

Pressão??? Escravidão???

Galera… Sei que muita gente vai me bater por isso, mas quer ver o que é escravidão de verdade, vai trabalhar de peão em algumas fazendas do Pará. Ou em lavoura de cana de açúcar.

Poxa. Hoje o que vejo é uma molecada de 20 e poucos anos reclamando de umas horas extras, de pressão, de trabalho demais… Caramba, já vi nego trabalhr 8 horas por dia e reclamar que queria trabalhar em 6!!!

Muitos profissionais enxergam as empresas apenas como exploradoras, reclamam do serviço, dos colegas, de (pasmem) TER QUE ESTUDAR…

Eu já começo até a ter vergonha de dizer que amo meu trabalho e que estou feliz! Toda vez que digo isso, alguém me olha feio com cara de ofendido!

Me desculpem, mas acho que tem muita gente reclamando demais de barriga cheia. Se não está gostando da situação, pára de reclamar e faz alguma coisa pra mudar. Faz um curso, estuda uma tecnologia nova, muda de emprego, de cidade, de profissão e de vida! Mas por favor, sindrome de coitadinho-explorado não rola, ainda mais na nossa área.

Vejo outras áreas… Pessoal trabalhando mais que a gente, se ferrando mais e ganhando muito menos. Tem cidades no Brasil onde o cara ganha 40 reais de salario minimo. Alguns aqui ganham 4000 e reclamam. Querer mais não é pecado, mas não agradecer pelo que já tem é foda! Ainda mais quando se ganha muuuito acima do que a maioria das pessoas ganham.

Trabalhamos em uma área onde temos certo conforto no trabalho, o desgaste físico não é tão alto, as portas para o crescimento estão abertas para qualquer um que queira estudar, para quem quer, a rotatividade de empregos é grande, em poucos anos você pode chegar a um salário considerável, existem muitas empresas que te dão oportunidade de fazer as coisas que vocẽ gosta… Me pergunto como alguém pode viver reclamando em uma área dessas…

É… Podem me chamar de louco… Mas eu amo o que faço… E não deixo empresa nenhuma me tirar isso… Se fico insatisfeito com o trabalho, mudo de projeto, de trabalho, de empresa, de cidade se for preciso. O que não faço é ficar parado reclamando. Infelizmente reclamar não dá dinheiro… rssr

é aquele papo: “a grama do vizinho sempre é mais verde…”

Não concordo com essas argumentações que sempre comparam com o pior caso. Assim fica fácil. Nem mesmo um mendigo então pode reclamar que tá passando fome, se ele for olhar pra uma galera que vive na África.

Além disso, não vejo problema nenhum em querer trabalhar 6 horas/dia. Tem muita gente, como eu, que não acha trabalho a única coisa importante na vida.
Tem MUITA coisa que eu queria fazer, como academia, voltar a jogar tênis, futebol, sair de vez em quando no meio da semana, aprender a tocar guitarra, ter mais tempo pra família e amigos, etc… que eu não consigo chegar nem perto de fazer porque não tenho tempo, porque o trabalho consome quase o meu dia inteiro, ou seja, mais da metade da minha vida.

Gosto do que faço, mas também gosto de outras mil coisas, e não quero que minha vida se resuma a apenas uma.

my 2 cents

Discordo completamente. Não duvido que você esteja satisfeito: algumas pessoas ficam satisfeitas em trabalhar que nem escravos, pelo simples fato de SÓ gostarem de trabalhar.

Além de comparar de forma absurda com escravos de canavial, você diz coisas sem sentido como “Não há desgaste físico”, mas há desgaste mental e emocional. Demais!

Quanto a trabalhar 6 horas diárias, concordo! Em nossa profissão há muito desgaste mental, e nossas horas úteis com certeza não devem passar muito de 6 horas por dia, por mais que se faça horas extras. Veja bem, eu disse HORAS ÚTEIS.

Você, apesar de parecer uma pessoa instruída, esconde um preconceito digno de uma pessoa que não recebeu qualquer instrução. Comparar o uso de músculos com o uso do cérebro. (Como se o mundo desse mais valor a esforço físico).

[quote=Josenaldo][/quote]

Eu hein, essa história de conformismo que levou o país a ser essa porcaria, o fato é que o brasileiro é povo que reclama pouco e faz muito, não suporto essa ideia “Poderia ser pior!”, ser pior nada eu quero que seja sempre melhor, não sou escravo.

Nunca vi um empresário que não projetasse aumento na sua receita anual e se a meta não for atingida nenhum deles vai ficar dizendo “Que triste não cumpri com a minha meta, mas não vou reclamar porque poderia ser pior, eu podia ser cortador de cana!”.

É claro que só reclamar não adianta, é importante termos atitudes inteligentes, se uma empresa não cumpre com as nossas expectativas o mais certo é procurarmos uma alocação melhor.

[quote=SadNess][/quote]

[quote=juliobrrj][/quote]

[quote=DaviPiala][/quote]
Perfeito.
Há vida lá fora.
Eu trabalho (mais do que gostaria, e desde os 16 anos) somente para sustentar a minha vida lá fora.
Gostar de trabalho pra mim só pode ser masoquismo.

sem querer aplicar princípios do pog, mas há casos e casos…

muitos dos que postaram aqui também estariam amando seus respectivos trabalhos caso fizessem o que é de acordo com a lei: 40 horas semanais.

mas tempo vai, tempo vem, esposa vai, esposa vem… e as rotinas noturnas/madrugadas para muitos nunca mudam.

Engraçado que sempre ouço a frase “o funcionário tem que vestir a camisa da empresa”, mas nunca ouço “a empresa tem que vestir a camisa do funcionário”.

Respeito é uma mão de duas vias.[/quote]

i++ ^ 1000! :smiley:

Como já mencionei em outros posts, uma das expressões que mais me irritam é esse famigerado “vestir a camisa”. O relacionamento da empresa com o funcionário é puramente comercial. Mas do funcionário com a empresa tem que ser emocional, tem que “vestir a camisa”. Por quê? :frowning:

Em todas as empresas que já trabalhei até hoje nessa área, parece que é “moda” reclamar.
Todo mundo reclama. De tudo.
Do chefe, do horário, do trabalho.
Mas poucos pensam em como agradar o chefe, mudar outras coisas na sua vida para se adaptar ao horário e fazer bem o trabalho sem reclamar, seja ele legal ou não.

Os que pensam assim, se destacam e sobem.

[quote=DaviPiala][quote=Josenaldo][/quote]…o fato é que o brasileiro é povo que reclama pouco e faz muito…
[/quote]

generalização quase sempre esta errada, não é esta uma exceção… pra fala a verdade o que eu vejo é que na maioria é exatamente o contrario… (eu disse maioria)

claro que como tudo na vida isso tem os dois lados…

o queo Josenaldo disse, bom, eu concordo com quase tudo, porém esse é somente um dos lados da moeda a se observar, tem também o outro onde muitas empresas procuram explorar o funcionario sim, tentam fazer ele “vestir a camisa” sem que ela invista nele ou recompense-o por tal coisa… infelizmente não é aplicavel pra quem esta começando, ir para outra empresa/cidade quando se esta numa posição péssima assim… é complicado, e em ambos os sentidos o buraco é mais para baixo…

[quote=Gabriel]Em todas as empresas que já trabalhei até hoje nessa área, parece que é “moda” reclamar.
Todo mundo reclama. De tudo.
Do chefe, do horário, do trabalho.
Mas poucos pensam em como agradar o chefe, mudar outras coisas na sua vida para se adaptar ao horário e fazer bem o trabalho sem reclamar, seja ele legal ou não.
Os que pensam assim, se destacam e sobem.[/quote]

Ninguém reclama em vão. Ninguém é louco.
Se as pessoas demonstram insatisfação, é porque ela existe.
Alguns se adaptam a esse ritmo de vida, exatamente pelos motivos descritos em respostas acima: Vivem pelo e em prol do emprego.
Mas existem pessoas que trabalham, as vezes gostam do que fazem, mas querem ter VIDA.

Você dizer que os que pensam como você, se destacam e sobem, é mera ilusão. Funcionário de empresa grande, é sempre apenas um número. E funcionário de empresa pequena pra se destacar, tem que ser o “faz tudo”.

Pra agradar o chefe e a empresa, como muitos já disseram aqui, tem que “vestir a camisa”, ou seja, abdicar de você e se dedicar a empresa (você corre atrás de um objetivo que não é totalmente seu).

Eu acho que no relacionamento Empresa X Funcionário, deve haver um respeito mútuo. Cada um respeitando seus limites, e não um massacre de cobranças vindo de cima, e uma total passividade de baixo.

Funcionário é importante SIM! O problema é que as empresas não enxergam isso. Um funcionário satisfeito RENDE muito mais.

[quote=pango]
Como já mencionei em outros posts, uma das expressões que mais me irritam é esse famigerado “vestir a camisa”. O relacionamento da empresa com o funcionário é puramente comercial. Mas do funcionário com a empresa tem que ser emocional, tem que “vestir a camisa”. Por quê? :([/quote]

concordo, na minha opinião o relacionamento tem que ser profissional, é mesmo um comércio, você vende a sua força de trabalho e em troca a empresa te paga um salário, oportunidade de aprendizado, cursos, benefícios, o que for, cada um sabe o que deve ponderar nessa troca

é realmente muito dificil para quem está começando levar vantagem nessa troca, e normalmente essas pessoas acabam levando desvantagem

com relação as prioridades, ter uma vida fora trabalho etc, eu acho que cada um deve saber o que espera para si, mas tem que saber também o que o mercado espera, ninguém pode ter tudo ao mesmo tempo, são escolhas, mas nem sempre temos essa liberdade de escolhas…

[quote=Gabriel]Em todas as empresas que já trabalhei até hoje nessa área, parece que é “moda” reclamar.
Todo mundo reclama. De tudo.
Do chefe, do horário, do trabalho.
Mas poucos pensam em como agradar o chefe, mudar outras coisas na sua vida para se adaptar ao horário e fazer bem o trabalho sem reclamar, seja ele legal ou não.

Os que pensam assim, se destacam e sobem.[/quote]

Sim, são conhecidos como puxa-sacos, a escória de qualquer profissão.

Aonde já se viu uma pessoa mudar sua vida pessoal para se adequar a empresa? Isso é pura burrice, me desculpe, mas não encontro outra palavra.

Quer se destacar? Seja um bom profissional, ético e seguro das suas convicções, pq se for seguir o caminho do puxasaquismo, quando seu chefe mudar, vc será a bola da vez.

[quote=aleck][quote=Gabriel]Em todas as empresas que já trabalhei até hoje nessa área, parece que é “moda” reclamar.
Todo mundo reclama. De tudo.
Do chefe, do horário, do trabalho.
Mas poucos pensam em como agradar o chefe, mudar outras coisas na sua vida para se adaptar ao horário e fazer bem o trabalho sem reclamar, seja ele legal ou não.

Os que pensam assim, se destacam e sobem.[/quote]

Sim, são conhecidos como puxa-sacos, a escória de qualquer profissão.

Aonde já se viu uma pessoa mudar sua vida pessoal para se adequar a empresa? Isso é pura burrice, me desculpe, mas não encontro outra palavra.

Quer se destacar? Seja um bom profissional, ético e seguro das suas convicções, pq se for seguir o caminho do puxasaquismo, quando seu chefe mudar, vc será a bola da vez.

[/quote]

Não cara…você não entendeu, eu não estou falando de ser puxa-saco. Eu também não gosto de puxa-sacos. Acho que a maioria das pessoas não gosta deles.
O que eu disse a respeito de “agradar” seu chefe, não é ser um puxa-saco. Mas assim: se o cara pega no seu pé, é chato com você de alguma forma ou qualquer coisa do tipo, ao invés de virar para a pessoa do lado e reclamar e ficar falando mal do cara, tome uma atitude diferente: faça uma auto-análise, tente se colocar no lugar do cara, avaliar as suas atitudes e ver se o que ele “reclama” de você não faz algum sentido. Veja o que você tem que mudar, veja o jeito que ele gosta das coisas(profissionalmente falando).

Você não precisa mudar sua vida pessoal, muito pelo contrário.
Concordo plenamente com você que para se destacar a melhor coisa é ser um bom profissional, mas se você for um bom profissional e se adaptar ao “esquema” da empresa em que você está trabalhando no momento, as coisas acontecem. Saber fazer o trabalho “do jeito certo”, saber lidar com pessoas diferentes em situações diferentes. Não é puxassaquismo.

Eu acho que tem gente generalizando demais ai, eu não precisei ser um faz-tudo em uma empresa pequena que trabalhei para me destacar e não sou só mais um número agora que trabalho em uma empresa relativamente grande(nada comparado a uma IBM da vida, mas é a maior que já trabalhei). Muito pelo contrário, sempre fui muito valorizado onde passei, sem ser faz-tudo, puxa-saco ou qualquer outra coisa do gênero.