Preciso de uma ajudinha de voces novamente…Hoje em dia em nossa profissão as informações são muito rapidas e sofrem muitas mudanças em pouco tempo isso todos sabemos, minha duvida é:
Um bom programador necessita saber o que para começar desenvolvr uma boa carreria na area de programação ?:
@mktcarlos85
Assim que puder, entre em uma faculdade relacionada à área, como Ciência da Computação ou Sistemas de Informação e procure um estágio. Se puder entrar em uma faculdade de renome, melhor ainda.
Se você ainda não estiver na época da faculdade, um bom curso técnico ajuda muito, mas não é essencial.
Eu diria que o que diferencia os bons profissionais nessa área são: conhecer conceitos mais do que ferramentas, ou seja, bons conhecimentos em lógica, análise de algoritmos, sistemas operacionais, bancos de dados, etc. E capacidade para pesquisar. Cursos são bons, mas tem seu limite. A partir desse limite você tem que correr atrás por conta.
@mktcarlos85
Assim que puder, entre em uma faculdade relacionada à área, como Ciência da Computação ou Sistemas de Informação e procure um estágio. Se puder entrar em uma faculdade de renome, melhor ainda.
Se você ainda não estiver na época da faculdade, um bom curso técnico ajuda muito, mas não é essencial.
Eu diria que o que diferencia os bons profissionais nessa área são: conhecer conceitos mais do que ferramentas, ou seja, bons conhecimentos em lógica, análise de algoritmos, sistemas operacionais, bancos de dados, etc. E capacidade para pesquisar. Cursos são bons, mas tem seu limite. A partir desse limite você tem que correr atrás por conta.
[/quote]
Hum…bacana saber isso, e partindo da idéia que vc tem um dominio basico desses conceitos, voce acha impotante por exemplo:
saber programar em mais de uma linguagem tipo java para desk e PHP para internet? ou voce acha que devemos escolher onde queremos desenvolver e tipo fincar estacas em um tipo de programação…ex só desktop ou só para internet?
O ideal é você ser versátil. Você não tem como saber tudo por isso você tem que focar em algo. Mas veja você que não é só porque você vai focar em web que você não precisa saber nada de Desktop. Você não tem como SABER tudo, mas CONHECER tudo é importante.
@mktcarlos85
[/quote]
Hum…bacana saber isso, e partindo da idéia que vc tem um dominio basico desses conceitos, voce acha impotante por exemplo:
saber programar em mais de uma linguagem tipo java para desk e PHP para internet? ou voce acha que devemos escolher onde queremos desenvolver e tipo fincar estacas em um tipo de programação…ex só desktop ou só para internet?
Valeuu por me ajudar. [/quote]
Pois é, se você dominar estes conceitos trocar de nicho de mercado ou linguagem é algo relativamente simples, pois você entende as diferenças entre linguagens e plataformas. É claro que para obter produtividade você precisará conhecer bem a sua ferramente de trabalho, mas isso vem com prática e o dia-a-dia.
Por exemplo, se na sua região a oferta de empregos é maior para programadores Java, você pode cursar a faculdade e em paralelo estudar como aplicar o que você aprendeu com Java.
Por exemplo, se você tem uma matéria sobre redes de computadores, você estuda o que é o TCP/IP, diferenças entre comunicação TCP e UDP, etc. Em paralelo, você pode estudar como estabelecer uma comunicação de rede com o Java, entendeu ? Se você tentar estudar a API do Java sem entender o protocolo, dificilmente você vai conseguir escrever um aplicativo de rede, mas se você conhece a teoria por trás da coisa, você consegue usar qualquer linguagem para esse fim.
@mktcarlos85
[/quote]
Valeuu por me ajudar. [/quote]
Pois é, se você dominar estes conceitos trocar de nicho de mercado ou linguagem é algo relativamente simples, pois você entende as diferenças entre linguagens e plataformas. É claro que para obter produtividade você precisará conhecer bem a sua ferramente de trabalho, mas isso vem com prática e o dia-a-dia.
Por exemplo, se na sua região a oferta de empregos é maior para programadores Java, você pode cursar a faculdade e em paralelo estudar como aplicar o que você aprendeu com Java.
Por exemplo, se você tem uma matéria sobre redes de computadores, você estuda o que é o TCP/IP, diferenças entre comunicação TCP e UDP, etc. Em paralelo, você pode estudar como estabelecer uma comunicação de rede com o Java, entendeu ? Se você tentar estudar a API do Java sem entender o protocolo, dificilmente você vai conseguir escrever um aplicativo de rede, mas se você conhece a teoria por trás da coisa, você consegue usar qualquer linguagem para esse fim. [/quote]
Rmendes08,
Muito obrigado por me dar essa maãozinha… isso era algo que me deixava cheio de duvidas… tipo Web ou Desk?..mais já sei como direcionar meus estudos agora.