Professional Open Source: entrevista com Edson Tirelli

Algum tempo atrás trabalhar e viver de open source era um sonho distante para muitas pessoas. Mas hoje em dia essa historia mudou bastante: muitos salarios sao pagos para voce exclusivamente comitar codigo em um repositorio aberto!

Com a compra do JBoss pela RedHat, muitos projetos open source debaixo do guarda chuva da JBoss ganharam um maior apelo comercial, e com isso alguns desenvolvedores passaram a receber salarios para trabalhar com o que gostam: código livre. E muitas vezes trabalhando remotamente da própria casa (ou da propria cama…).

Esse é o caso de alguns gujeiros, como o Fernando Meyer e Rodrigo Kumpera. Na Caelum gastamos algum tempo comitando em projetos open source, como o VRaptor, o Waffle, o XStream e o Paranamer.

Edgar Silva, figura conhecida da comunidade Java, agora trabalha na Red Hat e entrevistou um desses desenvolvedores da Red Hat, mais precisamente o brasileiro Edson Tirelli.

Leia e entrevista completa em:
http://edgarsilva.com.br/?p=110

É interessante notar como esse “professional open source” já é realidade até mesmo no Brasil.

E por falar em trabalhar remotamente da propria casa, eu nao tenho
visto aqui no Brasil empresas interessadas neste seguimento.
Alguem sabe de algumas que aceitam ?

fui convidado a trabalhar na IBM com home office… mas infelizmente não pude aceitar :cry:

Infelizmente, no brasil, open-source é traduzido como “grátis”, e portanto, acham que temos que trabalhar de graça ou por um salário irrisório.

coisas de lisarb…

[quote=Paulo Silveira]Esse é o caso de alguns gujeiros, como o Fernando Meyer e Rodrigo Kumpera. Na Caelum gastamos algum tempo comitando em projetos open source, como o VRaptor, o Waffle, o XStream e o Paranamer.[/quote]Quem dera tivéssemos mais pessoas e empresas assim.

Muito boa a entrevista.