Problemas View Scope no JSF + Spring (EntityManager)

Olá. Postei o mesmo no Tectura, mas aqui pode ser mais ideal… :smiley:

Estou com uma zica (antiga já) utilizando em uma app web JSF 2.0, JPA 2.0 e Spring 3.1 para IoC. Dei uma pesquisada aqui no blog e em referencias, mas não consegui respostas claras o suficiente.

Meu problema está no gerenciamento do EntityManager pelo Spring, e o ciclo de vida dos MBeans do escopo View: o Spring fecha o EntityManager ocasionando Lazy e outros problemas em tela.

Pergunta: como fazer o ciclo de vida do EntityManager injetado pelo Spring se manter no scopo View do JSF? Existe configurações “out of the box” usando JSF + Spring?

OBS1: não há possibilidade de usar CDI do JavaEE a esta altura.
OBS2: Como no Spring não existe o View Scope do JSF 2, o IoC se perde nas injeções. Assim, usamos aqui esta abordagem: http://comdynamics.net/blog/109/spring3-jsf2-view-scope/

Eu sei que por EJB você conseguiria utilizando um @Stateful com um EntityManager de persistence scope estendido.

Oq vc poderia fazer era utilizar um JPQL que trouxesse todos os dados das coleções utilizando join fetch.

Pois é… gostaria de manter o Lazy, não realizar “Hibernate.initialize”, navegação na lista para iniciá-la ou retornar os dados cheios na consulta.

Aí que está o problema, com a divergência dos contextos, não funfa… :cry: