Cordiais saudações, povo do GUJ.
Tenho instalada no computador o IDE NetBeans 19, o Java JDK 21, e baixei o zip do JavaFX 21. Estou sofrendo para executar o programa de teste mas já consegui fazer o NetBeans reconhecer todas as classes JavaFX. Mexi na configuração das propriedades do projeto incluindo a biblioteca JavaFX, por isso o IDE reconheceu as classes JavaFX mas não consegui fazer o programa executar. Além de incluir a biblioteca, também modifiquei o Run do properties para constar a seguinte configuração do caminho até o JavaFX na VM Options:
–module-path “C:\Program Files\testeFX\javafx-sdk-21.0.3\lib” --add-modules javafx.controls,javafx.fxml,javafx.graphics
A mensagem de erro que o NetBeans mostra quando eu tento executar o programa é a que segue abaixo:
run:
Error occurred during initialization of boot layer
java.lang.module.FindException: Module javafx.controls not found
C:\Users\Usuario\AppData\Local\NetBeans\Cache\19\executor-snippets\run.xml:111: The following error occurred while executing this line:
C:\Users\Usuario\AppData\Local\NetBeans\Cache\19\executor-snippets\run.xml:68: Java returned: 1
BUILD FAILED (total time: 0 seconds)
Tem alguma outra coisa que eu possa fazer?
Tudo que consegui até agora foi com muita ajuda do Chat GPT e apanhando do NetBeans.
Grato pela atenção, um grande abraço,
Ronaldo Rodrigues Godoi
P.S.: Gente, pelo amor de Deus, não pensem que estou brincando mas cinco minutos depois de postar a dúvida acima entrei no NetBeans e inseri JAR por JAR no Properties>Libraries>Modulepath e o JavaFX rodou que é uma maravilha. É claro que eu já tinha incluído os JAR do JavaFX no Properties>Libraries>Classpath mas não tinha incluído no Modulepath. Vocês do GUJ sempre me ajudaram muito e é muito bom poder colaborar nesta comunidade. Vou deixar esta dúvida registrada mas já está solucionada. O problema era configuração e consegui fazer o programa rodar!!!