Seguinte… tenho um projeto que desde novembro havia sendo desenvolvido em: Ubuntu 10.04 + Eclipse + Tomcat 7 + Jdk 6 u 2
O problema é que… eu há algum tempo havia querendo atualizar o ubuntu pro 11, pra verificar um pouco da usabilidade gráfica do Unity, infelizmente o que eu temia aconteceu e acabei quebrando a cara…
Como 99% das vezes que ocorrem uma atualização de uma distro linux os caras parecem em vez de melhorarem eles acabam é piorando tudo.
O sistema foi instalado sem problemas (tirando ao fato que o driver do acelerador 3d/Glide não foi instalado e que os pacotes que a intel disponibiliza não funcionam nem compilam)
O eclipse havia sido instalado pela central de software do ubuntu ( o que eu acho ridiculo pois é uma instalação transparente, porém não lhe dá direito a escolher uma perspectiva de trabalho exemplo J2EE)
Ele acaba por instalar a versão Basic do eclipse… sem a perspectiva Enterprise
Pois bem, instalei o eclipse manualmente pelo .tar.gz baixando o software com a perspectiva J2EE embutida…
Juro que achei (até pela minha experiência em unix, que eu não teria grandes problemas com essa migração de SO) mero engano
Importei o projeto para o eclipse ok, a estrutura de classes e diretórios e demais arquivos foram alocadas sem problemas
Infelizmente o eclipse misteriosamente acusa erros em todas as classes que lidam ou que interagem com a perspectiva de importações da linguagem
Especificamente dos pacotes javax.servlet.*
não existe esta definição nos pacotes da linguagem
eu consigo acessar javax.swing.*
mas não consigo acessar nada do contexto javax.servlet.*
meu jdk é versão 6, o eclipse foi capaz de criar e executar um projeto teste, apenas para testar se a maq virtual realmente estava funcionando e etc
porém nada que se relacione com desenvolvimento web
como classes
HttpServletRequest
HttpServletResponse
Session
etc
isto é uma coisa que não faço a mínima idéia de como resolver pois ja fiz tudo que conheço:
O JDK instalado é: OpenJDK6 e 7 com as variáveis de ambientes setadas e funcionando
o eclipse instalado é versão Indigo: 3.22 com perspectiva EE
o tomcat é o tomcat 7 (porém isto não pode estar gerando o problema, pois não pude nem rodar o software neste contexto)
Resumidamente falando
quando eu na classe digo:
import javax.servlet.http.HttpServletRequest
o eclipse marca com um erro a linha do import dizendo que devo declarar a classe
ja naveguei no “proposals” que o eclipse dá e realmente ele acessa a classe javax. porém com a letra s o único pacote fornecido é javax.security
O mais interessante de tudo isto é:
Sempre fui muito mais apraz da ferramenta NetBeans, infelizmente não a utilizo por questões comerciais impostas no ambiente em que desenvolvo
misteriosamente não tive problema algum ao importar, instalar e rodar o projeto no net beans porém pra min só serve o eclipse por questões de compatibilidades futuras
Gostaria que alguém com experiência pudesse me dar alguma sugestão e por gentileza pedir que caso não exista uma certeza e fidelidade nem respondam este tópico… muita gente por aqui gosta de responder coisas que realmente desconhecem
Grato antecipadamente