A algum tempo peguei uma apostila que ensinava a usar JSF criando uma pagina jsp, usando a pagina jsp tudo que eu tento funciona.
A algumas semanas atrás eu comprei um livro chamado programação Java para Web, bom nele fala que fazer paginas com jsp esta errado já que é uma tecnologia antiga e que hoje existem várias técnicas que a mesma não suporta, então o livro fala para usar o xhtml.
O problema é o seguinte quando eu faço as páginas nesse formato, primeiro o recurso ctrl+barra de espaço não funciona no eclipse e o pior de tudo é que nos navegadores não aparece a pagina, o internet explorer por exemplo abre uma janela perguntando se eu quero salvar a pagina.
No Safari, Firefox, Opera, Ghrome a página aparece, mas somente a barra do navegador com o título no caso:
Teste inicial JSF
Mas o texto Olá Mundo não.
Quanto a forma que eu estou executando o arquivo eu estou fazendo de 2 formas: dentro do eclipse > clicando com o botão direito do mouse > run as > run on server.
Ou ligando o tomcat e dando o endereço da pagina no navegador, mas o resultado é sempre aquele que eu falei.
Quanto ao problema de complementar os comandos, já consegui resolver baixando o plugin do JBoss Tools.
Olá, essa é minha primeira participação no GUJ, mas sem confete vamos ao que interessa.
Tenho mesmo problema que o xguedes, mas com um toque a mais de problema: O IE8 tenta baixar TODAS as minhas páginas em xhtml! mesmo quando não estou usando jsf/php/o que for. Basta nomea-las como xhtml que o senhor IE8 quer baixar!
Usando xhtml num projeto JSF o IE aceitava tranquilo. Tanto usando *.jsf quanto o diretório faces na configuração do web.xml.
Problema de incompatibilidade do IE com o XHTML é sério. Só pra quem tiver curiosidade e quiser saber um pouco sobre XHTML, usar ou não, esta aqui um ótimo texto: http://brunotorres.net/xhtml-pensando-no-futuro
Eu me frustrei, vou pro HTML 4.01 Strict quando NÃO estiver usando JSF.
O problema existe pq o eclipse gera o automaticamente o arquivo faces-config.xml para o padrão 1.0 do JavaServerFaces… e no livro usamos um padrão mais atual que é o 2.0, vou passa oq vc tem que mudar no faces-config.xml para resolver o problema:
Não estou conseguindo acessar o localhost:8080/FinanceiroWeb/usuario.jsf, nem o olamundo.jsf.
Dá o mesmo erro que já falaram anteriormente:
HTTP Status 404 ? /FinanceiroWeb/olamundo.jsf
type Status report
message /FinanceiroWeb/olamundo.jsf
description The requested resource (/FinanceiroWeb/olamundo.jsf) is not available.
Apache Tomcat/6.0.32
Porém, o meu não aparece essas mensagens de sincronização. Outra coisa é que consigo acessar diretamente o localhost:8080/FinanceiroWeb/olamundo.xhtml, mas não localhost:8080/FinanceiroWeb/usuario.xhtml (este apresenta o mesmo erro que colei aqui).
O Decio disse que devo copiar diretamente pelo Elipse, e não pelo SO. Copio os arquivos, clico com o botão direito na pasta WEB-INF/lib dentro do Eclipse e em seguida em paste. É esse o procedimento correto?
Desde já agradeço bastante qualquer ajuda. Estou precisando bastante resolver esse problema.
P.S.: o meu arquivo faces-config.xml já está como o xguedes recomenda no tópico anterior.
Eu estou com o um problema parecido com o amigo simulador_java.Temos o mesmo livro e estou seguindo o passos do livro.
O que acontece, ele pede para criar um arquivo olamundo.xhtml para testar a instalacao e configuracao do jsf.
Porem quando crio o arquivo olamundo.xhtml nao pucha nada o arquivo fica em branco.Ele nao pucha o codigo abaixo para inseir o codigo p/ teste.
Grande esse problema que vc esta falando acontece geralmente pq a versão do seu faces-config.xml esta errada o eclipse ele tenta ajudar montando para vc esse arquivo, mas ele monta na versão antiga e isso gera um problema na versão nova.
O problema existe pq o eclipse gera o automaticamente o arquivo faces-config.xml para o padrão 1.0 do JavaServerFaces… e no livro usamos um padrão mais atual que é o 2.0, vou passa oq vc tem que mudar no faces-config.xml para resolver o problema:
Pessoal ganhei o livro e comecei a codificar e estou com o mesmo problema deste tópico:
Minha página aparece em branco ao colocar a tag <h:outputText value=“Olá Mundo”/>
se coloco html puro aparece.
Tentei todas as alternativas propostas e não consegui resolver.
Apresenta o seguinte erro:
HTTP Status 500 - O aplicativo não foi iniciado corretamente na inicialização. Não foi possível encontrar Fábrica: javax.faces.render.RenderKitFactory
type Exception report
message O aplicativo não foi iniciado corretamente na inicialização. Não foi possível encontrar Fábrica: javax.faces.render.RenderKitFactory
description The server encountered an internal error that prevented it from fulfilling this request.
exception
java.lang.IllegalStateException: O aplicativo não foi iniciado corretamente na inicialização. Não foi possível encontrar Fábrica: javax.faces.render.RenderKitFactory
javax.faces.FactoryFinder$FactoryManager.getFactory(FactoryFinder.java:804)
javax.faces.FactoryFinder.getFactory(FactoryFinder.java:306)
com.sun.faces.context.FacesContextImpl.(FacesContextImpl.java:127)
com.sun.faces.context.FacesContextFactoryImpl.getFacesContext(FacesContextFactoryImpl.java:93)
javax.faces.webapp.FacesServlet.service(FacesServlet.java:300)
note The full stack trace of the root cause is available in the Apache Tomcat/6.0.43 logs.
Consegui resolver excluindo o projeto, criando novamente e dessa vez baixei os arquivos direto da página do livro e editei o arquivo faces-config conforme vocês me indicaram aqui.