Problemas com o Classpath dos Servlets no Eclipse\Lomboz

ae galera…
seguinte, eu baixei o tomcat, coloquei o \commom\lib\servlet-api.jar no classpath no win 2000

se eu compilo por linha de comando, funciona

só que no eclipse ele não ta reconhecendo! consequentemente, não consigo usar o lomboz…

alguém ja passou por isso? alguém sabe resolver?

O Eclipse ignora o classpath do ambiente… Mas tem certeza que seu Lomboz tá configurado certinho? Ele deveria encontrar as libs que ele precisa de acordo com o container que você configura pra ele…

[]'s

consegui resolver esse primeiro problema setando uma propriedade aki e outra acola…

só que agora é outro problema!

não consigo fazer o lomboz “rodar” minhas páginas JSP…
teoricamente, eu poderia fazer uma pagina JSP e qndo eu mandasse dar run ele automaticamente proveria tudo, gerando os web.xml, certo?
como eu faço isso?
como eu faço o lomboz dar o deploy de minhas páginas JSP e meus servlets no tomcat 5.0.X e as exibir?

Vc ta mto dependente dessa ferramenta ;).

Aponte o Contexto da tua aplicacao pro diretorio do projeto e seja feliz.

Rafael

[quote=Rafael Steil]Vc ta mto dependente dessa ferramenta ;).

Aponte o Contexto da tua aplicacao pro diretorio do projeto e seja feliz.

Rafael[/quote]

Taí uma boa questão: dependencia dos plugins.

Quando comecei a utilizar o Eclipse achava que os plugins eram o centro de todo o funcionamento da ferramenta, era totalmente dependente dos plugins, pois claro, não sabia como o Eclipse funcionava.

Depois entendi que a maneira que o Eclipse trabalha é uma só, os plugins serverm apenas para facilitar algumas tarefas que podem ser chatas.

Como por exemplo o Lomboz, ao se configurar um servidor, seja ele o JBoss, o Tomcat, etc, ele organiza as importações necessárias, que serão usadas no desenvolvimento do projeto, e as inclui o Build Path, o que pode ser feito manualmente. Outra facilidade que o Lomboz oferece, e essa sim é importante, é a geração das classes do EJB, como interface remota, interface local etc, deixando para o desenvolvedor a preocupação de trabalhar com a classe de implementacao do EJB.

No caso do amigo Rubem, ele pode acrescentar esse jar indo na propriedade Java Buid Path do projeto, lá pode-se encontrar uma série de configurações de path.

Na minha opinião, o Lomboz não oferece muita vantagem ao desenvolvimento de apenas uma aplicação Web (TOMCAT), pois ele torna isso um pouco complicado, nesse caso, apenas o recurso de edição de JSP’s é aproveitado. Acho que ele facilita e agiliza pra valer é o desenvolvimento de EJB.

Configurar o eclipse manualmente (sem o uso do plugin) para uma aplicação WEB/Tomcat, pode ser mais vantajoso. Ou para facilitar essa tarefa, pode-se utilizar o Sysdeo Eclipse Tomcat Launcher (http://eclipse-plugins.2y.net/eclipse/plugin_details.jsp?id=1) , que é um ótimo plugin para o Tomcat.

ae…

é o que eu fiz mesmo, catei o sysdeo e desencanei…
agora eu to fazendo todos os códigos com o lombozta, e usando o Sysdeo para gerar um .war, e usando o tomcat para carregar esse war…

[quote=microfilo]ae…

é o que eu fiz mesmo, catei o sysdeo e desencanei…
agora eu to fazendo todos os códigos com o lombozta, e usando o Sysdeo para gerar um .war, e usando o tomcat para carregar esse war…[/quote]

Mesmo assim, nao eh trampo demais? Vc tem que ficar gerando o .war a todo momento e dando deploy nele. Se vc apontasse o contexto pro diretorio da tua aplicacao, um simples ctrl+s ja funcionaria como “deploy”.

Rafael

hum, eu sou novato nessa area… em qual arquivo .xml que eu devo mexer para isso?

Se for Tomcat >= 5, Crie um arquivo .xml com o nome da tua aplicacao em TOMCAT_HOME/conf/Catalina/localhost … Se for Tomcat < 5, vc pode colocar em TOMCAT_HOME/conf/server.xml … O arquivo deve ser assim:

// JForum.xml

&lt;Context path="/jforum" docBase="f:/eclipse-projects/jforum" reloadable="true"/&gt;

Soh isso. Ai o Tomcat vai dar deploy automaticamente. Se vc nao tiver o tomcat 5, coloque esse conteudo dentro da tag “<Host>” no server.xml.

Rafael

esta funcionando que é uma beleza :slight_smile:

obrigado a todos pelas dicas :smiley:

Se for Tomcat >= 5, Crie um arquivo .xml com o nome da tua aplicacao em TOMCAT_HOME/conf/Catalina/localhost … Se for Tomcat < 5, vc pode colocar em TOMCAT_HOME/conf/server.xml … O arquivo deve ser assim:

// JForum.xml

&lt;Context path="/jforum" docBase="f:/eclipse-projects/jforum" reloadable="true"/&gt;

Soh isso. Ai o Tomcat vai dar deploy automaticamente. Se vc nao tiver o tomcat 5, coloque esse conteudo dentro da tag “<Host>” no server.xml.

Rafael[/quote]

Rafael,

Esse esquema do reloadable="true" que o tomcat 5 tem, dá pra fazer isso no Tomcat 5 que é integrado ao JBoss 3.2.6? Eu já pelejei pra ver onde fica isso lá e nada. E imagina, dá um baita trabalho, pois tem que reiniciar o Boss a cadaalteração de algum servlet…