Problemas com Layout Android em outros dispositivos

Fala galera!

Seguinte, estou desenvolvendo um app junto com um amigo, mas encontrei um problema que acreditava não ser possível.
Como sou iniciante em desenvolvimento Android, fiz a parte do layout utilizando o método clica e arasta, ou seja, posicionava os elementos na tela do preview e fazia o teste em meu celular (Moto G 1). De acordo com as outras opções de tela que é disponibilizado no Android Studio, estava tudo ok, mas quando enviei o apk para outro modelo de celular, o layout ficou totalmente errado.

Poderiam me dar uma dica de como fazer para que o layout funcione corretamente indepente do modelo aparelho?

Att.

Renan,

Posta o código xml gerado pelo Android Studio.

Quando você cria o layout usando “clica e arrasta”, provavelmente foi gerado um layout com dimensões absolutas em dp. No entanto, para seu layout se adaptar a diferentes tipos de telas, evite usar dp, ou px para fixar medidas.

Sempre use wrap_content ou match_parent ou layout_weight para “porcentagens”.

Olá @FelipeTorres!
Desculpe a demora. Estou alterando o layout do app e estou utilizando os componentes de layout do Android (LinearLayout, RelativeLayout, TableLayout, etc…), mas fiquei com uma certa dúvida: utilizando corretamente estes componentes e não definindo valores absolutos, é necessário definir arquivos .xml para cada tamanho específicos de dispositivo ou somente fazer isso para imagens?

Obrigado!

Depende. Geralmente, não é necessário definir layouts para cada tamanho de tela.

No entanto, caso você queria alterar a disposição dos elementos do seu layout de acordo com o tamanho de tela, aí será necessário diversos layouts levando em conta o tamanho da tela.

1 curtida