Seguinte, estou desenvolvendo um app junto com um amigo, mas encontrei um problema que acreditava não ser possível.
Como sou iniciante em desenvolvimento Android, fiz a parte do layout utilizando o método clica e arasta, ou seja, posicionava os elementos na tela do preview e fazia o teste em meu celular (Moto G 1). De acordo com as outras opções de tela que é disponibilizado no Android Studio, estava tudo ok, mas quando enviei o apk para outro modelo de celular, o layout ficou totalmente errado.
Poderiam me dar uma dica de como fazer para que o layout funcione corretamente indepente do modelo aparelho?
Quando você cria o layout usando “clica e arrasta”, provavelmente foi gerado um layout com dimensões absolutas em dp. No entanto, para seu layout se adaptar a diferentes tipos de telas, evite usar dp, ou px para fixar medidas.
Sempre use wrap_content ou match_parent ou layout_weight para “porcentagens”.
Olá @FelipeTorres!
Desculpe a demora. Estou alterando o layout do app e estou utilizando os componentes de layout do Android (LinearLayout, RelativeLayout, TableLayout, etc…), mas fiquei com uma certa dúvida: utilizando corretamente estes componentes e não definindo valores absolutos, é necessário definir arquivos .xml para cada tamanho específicos de dispositivo ou somente fazer isso para imagens?
Depende. Geralmente, não é necessário definir layouts para cada tamanho de tela.
No entanto, caso você queria alterar a disposição dos elementos do seu layout de acordo com o tamanho de tela, aí será necessário diversos layouts levando em conta o tamanho da tela.