Problema JDBC Driver

Bom dia a todos. Gostaria que se pudessem me ajudar. Estou com um problema simples e idiota, porém não estou saindo do canto.

vamos aos passos:

instalei o MySQL 5.0 . inclued build path, ou seja, já esta no path.

baixei o connector j, versão : mysql-connector-java-5.0.8-bin

cliquei no botão direito do projeto, build path e adicionei mysql-connector-java-5.0.8-bin no meu projeto.

Fui na pasta c:/arquivos de programas/java/ jr6/lib e coloquei o mysql-connector-java-5.0.8-bin.

Pronto.

Depois disso tudo, rodo minha aplicação.

e ela me joga o seguinte erro:

java.lang.ClassNotFoundException: com.mysql.jdbc.Driver
	at org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1386)
	at org.apache.catalina.loader.WebappClassLoader.loadClass(WebappClassLoader.java:1232)
	at java.lang.ClassLoader.loadClassInternal(Unknown Source)
	at java.lang.Class.forName0(Native Method)
	at java.lang.Class.forName(Unknown Source)
	at servlet.CadastrarServlet.doProcess(CadastrarServlet.java:101)
	at servlet.CadastrarServlet.doPost(CadastrarServlet.java:48)
	at javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:647)
	at javax.servlet.http.HttpServlet.service(HttpServlet.java:729)
	at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.internalDoFilter(ApplicationFilterChain.java:269)
	at org.apache.catalina.core.ApplicationFilterChain.doFilter(ApplicationFilterChain.java:188)
	at org.apache.catalina.core.StandardWrapperValve.invoke(StandardWrapperValve.java:213)
	at org.apache.catalina.core.StandardContextValve.invoke(StandardContextValve.java:172)
	at org.apache.catalina.core.StandardHostValve.invoke(StandardHostValve.java:127)
	at org.apache.catalina.valves.ErrorReportValve.invoke(ErrorReportValve.java:117)
	at org.apache.catalina.core.StandardEngineValve.invoke(StandardEngineValve.java:108)
	at org.apache.catalina.connector.CoyoteAdapter.service(CoyoteAdapter.java:174)
	at org.apache.coyote.http11.Http11Processor.process(Http11Processor.java:875)
	at org.apache.coyote.http11.Http11BaseProtocol$Http11ConnectionHandler.processConnection(Http11BaseProtocol.java:665)
	at org.apache.tomcat.util.net.PoolTcpEndpoint.processSocket(PoolTcpEndpoint.java:528)
	at org.apache.tomcat.util.net.LeaderFollowerWorkerThread.runIt(LeaderFollowerWorkerThread.java:81)
	at org.apache.tomcat.util.threads.ThreadPool$ControlRunnable.run(ThreadPool.java:689)
	at java.lang.Thread.run(Unknown Source)

independentemente dos outros erros,

ele de cara, já da o erro de que não encontrou a classe " com.mysql.Driver"

e então…

oq faço ? Alguém pra ajudar ?

observação:

na classe, se eu for lá e tentar "com. " e usar o crlt + space , nada aparece, ou seja, ele não autocompleta. significa q ele não ta exergando a porra do jar, mysql-connector-java-5.0.8-bin .

E ae oq fazer ?

observação 2:

desculpem o seguinte erro.

se eu colocar “com.” ele está autocompletando.

exemplo: se eu colocar " import com. " já aparece as outras classes jdbc… etc… "

e talz… ou seja… ele autocompleta… ele " enxerga" … mas quando roda a aplicação…

da o erro mencionado acima.

:frowning:

Vc tentou adicionar o driver no classpath da sua aplicação?? Vc deve importar o arquivo .jar

mesmo que nada… fui lá no projeto

cliquei com botão direito “import”

fui até onde estava o meu *.jar

ele importa e tudo… beleza…

mas na hora de rodar a aplicação

da o mesmo erro.

¬¬

buáááááa

=~~~~~~~~~~~~~

Você esta usando eclipse ou netbeans?

eclipse =D

Cara tu tens que colocar o .jar do mysql dentro do diretorio lib do teu projeto vai em

seuworkspace/seuprojeto/web/WEB-INF/lib poe la o jar testa de novo!!

Boa sorte!!

No Eclipse você precisa ir no properties > Java Build path e adicona teu JAR no ClassPath

isso já foi feito…

indo e voltando …

¬¬

ngm tem outra alternativa?

Problema resolvido.

foi o seguinte

cliquei em propriedades em cima do projeto

fui até Java EE Module Dependencies

e lá você marca o *.jar que você deseja

no meu caso

era o mysql-connector-java-5.1.6-bin.jar

agradeço a ajuda de todos.

abraços !

O mysql connector tem que ser colocado na pasta ext.:

java/jdk1.6…/jre/lib/ext/mysql_connector.jar

feito isso poderá ser acessado por qualquer projeto…