Problema iReport+HSQL

Bom o problema é o seguinte: Estou tentando fazer o iReport funcionar juntamente com o HSQL.
Consigo montar a query, o iReport traz os campos corretamente, mas na hora de executar o relatório,
trava o iReport, e nem consigo matar o processo.
E também não aparece nenhuma saída no terminal.

Pensei que poderia ser algo relacionado a conexão com o HSQL, mas não sei o que posso fazer.

Estou em ambiente Linux (Ubuntu).
iReport versão 2.0.4
As configurações do Data Source são:

• Driver JDBC: org.hsqldb.jdbcDriver
  • Caminho: jdbc:hsqldb:file:/caminhoparaminhabase
  • Usuário e senhas padrão (sa)

Alguém pode me ajudar?

Simplesmente trava e nada mais acontece?
Não aparece nenhuma mensagem no console? Chega a dar algum timeout?

Isso está parecendo algum dead-lock na base de dados cara…
tu pode testar isso tentando alterar algum valor na base de dados que esteja sendo utilizado pelo report no momento em que ele travar…
Se não conseguir é certo que esse é o problema…

Abraços

Poisé, trava tudo, não consigo matar o processo nem nada…
Utilizo o HSQL em modo file, onde so da pra abrir uma conexao com o banco por vez.
Mas pra ficar claro, quando estou usando o iReport nao utilizo o banco em nenhum outro lugar =\

Aqui acontece algo parecido. Tanto que postei no GUJ e no fórum do Ubuntu ( tópico: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,32739.0.html ), sem sucesso. Só que agora a versão é a 2.0.5, como mesmo problema.
Só funciona se seguir os passos ‘salvar’, ‘compilar’ e ‘executar’. Se executar direto sem salvar (o que salva e compila automaticamente, como configurei), dá o pau.

Tentei criar um issue no site do iReport, mas no Sourceforge a página de submissão sempre está off. :???: