Problema Hibernate & MySQL (Urgente!)

Bom dia galera, é o seguinte, até ontem, quando eu fui embora do trabalho estava funcionando a aplicação, hoje quando fui testa-la para fazer mais modificações, pifou tudo.

Eu vou postar o erro e as classes relacionadas aqui:
ROOT Cause 1

root cause

javax.servlet.ServletException: /pesquisaIndice.jsp(61,32) '#{pesqIndice.bibliotecaItem}' Error reading 'bibliotecaItem' on type br.com.webalexandria.model.handler.PesquisaIndiceHandler

ROOT Cause 2

root cause

org.apache.jasper.el.JspELException: /pesquisaIndice.jsp(61,32) '#{pesqIndice.bibliotecaItem}' Error reading 'bibliotecaItem' on type br.com.webalexandria.model.handler.PesquisaIndiceHandler

ROOT Cause 3

root cause

org.hibernate.exception.GenericJDBCException: Cannot open connection

ROOT Cause 4

root cause

java.sql.SQLException: Connections could not be acquired from the underlying database!

ROOT Cause 5

root cause

com.mchange.v2.resourcepool.CannotAcquireResourceException: A ResourcePool could not acquire a resource from its primary factory or source.

*Caso precisem do log completo eu posto

Parte da página onde está o erro:

<h:panelGrid columns="3" border="0" styleClass="pesquisa">
 <h:outputText  value="Biblioteca:" styleClass="labelPesquisa"/>
 <h:selectOneMenu id="biblioteca" binding="#{pesqIndice.bibliotecaSelecionada}">
  <f:selectItems value="#{pesqIndice.bibliotecaItem}"/>
 </h:selectOneMenu>
</h:panelGrid>

Eu sou realmente novo na área, então se estiver faltando algum dado, eu posto aqui!

Ajuda por favor alguém!

Tenha calma… assim que alguém souber responder sua questão certamente irá responder.

Quanto ao erro, note isso:

# java.sql.SQLException: Connections could not be acquired from the underlying database!

Seu banco de dados estão fora do ar, assim o JDBC não consegue conectar nele.

Então…o que me aconteceu agora foi isso, eu vi que ele estava fora do ar, ai eu subi e entrei nele pelo MySQL Query Browser e deu certo.
Agora, não sei por que, voltou a subir, deu denovo o problema, e denovo se consertou sozinho, creio que o servidor onde os bancos estejam está ficando velho e com muitos problemas!

mas mesmo assim, eu queria entender o por que do problema, então não desistam por favor!

Obrigado e desculpa pela impaciência (eu sou novo aqui no trabalho e não gosto de ficar sem saber resolver alguma coisa, sabe, quero mostrar serviço!)

O que você quer dizer com entender melhor?

Na verdade esse erro é bem simples: não consegui conectar no banco de dados. Ou seja, não há nada errado no Java, ele está fazendo sua parte.

Você deve analisar o que há com o banco de dados, analisar logs e ver porque ele está caindo.

Lembre-se que se você está usando MySQL e provavelmente use algum pool de conexões, você precisa configurar ele para renovar as conexões após algum tempo. O que pode acontecer é que a aplicação fica um longo tempo sem uso, então as conexões morrem pelo timeout e aí o pool, dependendo de qual e de como você configurou, enlouquece.

Dê uma olhada no blog.caelum.com.br que há um post sobre isso.

Abraços

Poxa, obrigado garcia-jj eu vou dar uma olhada sim!