Opa! Bom dia.
Eu to tentando montar um ambiente de programacao pra eu fazer um projetinho pessoal que tenho.
Eu to tentando usar linux. Sempre fui usuario do windows, mas como vou programar agora resolvi usar o linux.
Baixei o JavaEE 8 e o Netbeans. Fui tentar abrir o netbeans e ta indicando que nao conseguiu encontrar o JDK. E que e pra eu indicar onde ele ta com o comando ‘–jdkhome’. O problema e que nao consegui encontrar em lugar nenhum no computador e nem na internet. Porque o que eu encontro e um bundle com JDK e JavaSE. Mas (um amigo que ja tem experiencia ta me ajudando) me indicou usar o JavaEE. Ai eu nao sei se tem alguma diferenca.
O que voces me dizem? Desculpa se tiver ficado confuso
@theusanchez
Cara, não é por que você vai programar que necessita utilizar o linux, porém o que você precisa é indicar o JAVA_HOME dentro do PATH do linux ou diretamente nas configurações da sua IDE.
Da uma olhada neste tópico: [ajuda] configurar as variaveis de ambiente no linux
Se sempre usou windows, por que mudar para linux, só para programar?
Eu, durante vários anos, quis usar linux no dia a dia. Mas, como a maioria das coisas que eu sempre mexi era Windows e, em todos os meus trabalhos usava-se Windows, desisti.
Provavelmente o que o @Villagram disse está correto. Certamente é a falta de configuração do path.

Entao, pelo que entendo ja ta setado ali e continua aparecendo isso. E eu nao consigo criar projeto java
Não sei sobre Linux ou sobre o JavaEE, mas na imagem que vc postou está Java SE. Pode ser que só leia se for JavaSE e por isso não encontra o JDK . Eu tentaria instalar o Eclipse para ver se o problema é do IDE ou JDK, ou instalar o JavaSE, acho que não tem problema de ter ambos instalado e depois configurar o NetBeans para usar o JavaEE.
O que aparece quando você executa o comando javac -version?
Bom, teoricamente, o java está instalado.
O que pode acontecer é que o nb busca o jdk em um local padrão e o teu não está instalado naquele ponto.
Provavelmente, o nb possua um arquivo de configuração (o eclipse possui o eclipse.ini) onde você deve conseguir informar a localização correta do jdk.
Embora você esteja usando linux, este link talvez te ajude.
essa pergunta talvez seja idiota, mas como eu vejo onde est’a o JDK na minha maquina pra conseguir mudar la?
echo $PATH
Acho que isso vai dizer onde está.
Ou
echo $JAVA_HOME
Deve dizer o que precisa.
Eu acho que resolveu! Pelo menos o programa startou sem problemas.
Mas eu to achando estranho, no netbeans do windows essa tela era cheia de opcoes, e agora nao tem nenhuma especifico de java. Voces sabem se e isso mesmo?
@theusanchez
Você precisa ativar os recursos em Ferramentas>Plugins>Instalados
Na moral, eu poderia dizer que eu amo voces. HAHAHAH
Eu to desde 8hrs da manha tentando montar esse ambiente. Quebrando a cabeca pra caralho.
Muito obrigado.
Aproveitando, o que voces indicam (fora exercicio de logica) pra treinar/estudar
Desenvolver algum projeto pessoal.
Esse que to fazendo e um mini-cms pra um podcast que eu vou criar