Sou novato tanto na linguagem quanto no sistema operacional.
Pesquisei durante um tempo para encontra um tutorial que me ajudasse a instalar e configurar o ruby on rails em minha maquina e me deparei com o seguinte erro ao digitar a seguinte linha no terminal:
[b]felipe@felipe-Vostro-3500:~$ sudo rvm install 1.9.2
Installing Ruby from source to: /usr/share/ruby-rvm/rubies/ruby-1.9.2-p180, this may take a while depending on your cpu(s)…
ruby-1.9.2-p180 - #fetching
ruby-1.9.2-p180 - #extracted to /usr/share/ruby-rvm/src/ruby-1.9.2-p180 (already extracted)
ruby-1.9.2-p180 - #configuring
ruby-1.9.2-p180 - #compiling
[color=red]ERROR: Error running 'make ', please read /usr/share/ruby-rvm/log/ruby-1.9.2-p180/make.log
ERROR: There has been an error while running make. Halting the installation.[/color]
[/b]
Se não quiser arriscar, vai uma dica. Utilizo uma versão de Ubuntu anterior a 11.04 (32 bits), mas utilizei o tutorial a seguir para fazer a minha instalação. O rapaz mandou bem. Se quiser fazer uma tentativa, eu recomendo.
O próprio rvm pode resolver essa para para você :D.
Uma opção que você tem é usar o próprio rvm para instalar pacotes adicionais dos quais o Ruby depende. Nesse caso específico, o pacote seria o openssl, dá uma olhadinha aqui nesse link: http://beginrescueend.com/packages/openssl/.
O interessante é que dessa forma esses pacotes extras ficam associados com a sua instalação do rvm e não “bagunçam” a instalação do seu sistema operacional.