Problema ao fechar janela ou aba

bom pessoal procurei e não achei nada relacionado, pois estou postando a minha duvida.

é o seguinte, to fazendo um chat em jsp na aula de edpII, não tive muitos problemas para fazer ele funcionar, mas há um problema, quando o usuario clica em sair ele eh redirencionado para outra janela dando um pequena dispedida e ja retira ele de ususarios logados, mas quando ele fecha a janela ou a aba não eh retirado dos usuarios logados.

queria saber se tem alguma forma de fazer de que quando ele fecha a janela ou a aba é retirado dos usuarios.

antes que perguntam, os usuarios logados é salvo num array list que é salvo no aplication.

se alguem tiver uma solução. já fico grato.

Abraço

Você pode tentar algo com o método onunload do Javascript, mas como nem sempre ele é disparado, o que geralmente o pessoal faz é salvar em banco a data do último acesso do usuário. A cada nova página chamada, essa data é atualizada. Aí, você assume que se essa data não foi atualizada nos últimos 5 minutos, o usuário está offline.

eu to fazendo um chat para um portal da escola

só q o loko fica logado no chat qnd ele fecha a janela ou a aba do navegador =/

mas o chat eh uma simulação de um chat, tipo o do terra, ele fica dando reflash nun dos frames.

e tem como fazer o onnload com frames? tentei e naum consigui =/

e como seia o onunload?

poderia me passar o código??

e se tu tiver uma ideia pra resolver no chat…

agradeço