Princípios de Projeto de Software - Usabilidade

Acabei de publlicar um artigo sobre usabilidade no meu blog.

Espero que gostem.

http://celsoavmartins.blogspot.com/2009/07/principios-de-projeto-parte-viii.html

Olá celso.martins

Realmente conhecer estes conceitos de Usabilidade e também Acessibilidade hoje fazem o diferencial na construção de projetos.

Valeu pela dica.

Falow.

Seria bom um artigo com dicas de como convencer a parte administrativa da importância da Usabilidade.

Quer dizer, as métricas pra comprovar essa importância. Tem o livro Institutionalization of Usability: A Step-by-Step Guide do Schaffer, mas não lembro de ter visto uma boa métrica pra usar como argumento.

[quote=celso.martins]Acabei de publlicar um artigo sobre usabilidade no meu blog.

Espero que gostem.

http://celsoavmartins.blogspot.com/2009/07/principios-de-projeto-parte-viii.html[/quote]

Por que que a cada novo post no blog vc cria um topico aqui no Off-Topic?

Vc devia por na sua assinatura la Vitrine do seu blog (guj.com.br) :slight_smile:

[quote=Felagund][quote=celso.martins]Acabei de publlicar um artigo sobre usabilidade no meu blog.

Espero que gostem.

http://celsoavmartins.blogspot.com/2009/07/principios-de-projeto-parte-viii.html[/quote]

Vc devia por na sua assinatura la Vitrine do seu blog (guj.com.br) :slight_smile:
[/quote]

Fica tranquilo que isso não acontecerá novamente. Não te incomodarei mais…

Aos outros, obrigado pelo feedback.

[quote=celso.martins][quote=Felagund][quote=celso.martins]Acabei de publlicar um artigo sobre usabilidade no meu blog.

Espero que gostem.

[/quote]

Fica tranquilo que isso não acontecerá novamente. Não te incomodarei mais…

As outros, obrigado pelo feedback.[/quote]

Que é isso cara, por favor continue, normalmente os topicos baseados no seu blog derivam de boas discussões, acompanho tanto seu blog como os topicos.
Só estava brincando não me leve a mal por favor.

Continue escrevendo assim

[]'s

[quote=Felagund]
Que é isso cara, por favor continue, normalmente os topicos baseados no seu blog derivam de boas discussões, acompanho tanto seu blog como os topicos.
[]'s[/quote]

Obrigado pelo elogio.
Mas agora não entendi… já é a segunda vez que vejo você escrever isso.
Queria cutucar a onça com vara curta?

Inclusive, se você realmente acompanha meu blog, viu que ontem eu publiquei um tutorial de Scala com Eclipse e só divulguei no JavaFree.

Abraços.

[quote=celso.martins][quote=Felagund]
[]'s[/quote]

Obrigado pelo elogio.
Mas agora não entendi… já é a segunda vez que vejo você escrever isso.
Queria cutucar a onça com vara curta?[/quote]

É a segunda vez que escrevo isso? Nossa me desculpe, realmente não me lembro, achei que não tinha falado
auhauhauhuha.

Se ofendi me desculpe não foi minha intenção :slight_smile:

Voltando ao topico

Esses dias vi no blog do Fábio Akita, ele comentando sobre um bom programador, e entre as preocupações estava a usuabilidade.
Considera a usuabilidade mais uma falha do desenvolvedor, a maioria pensa que o usuário já sabe a mesma coisa que ele, então sua afirmação:

quem desenvolve não está apto a testar a usabilidade.

É completamente correta. Aqui na empresa normalmente pedimos para outras pessoas testarem, e normalmente a quatidade de erros que elas encontram de validação e enorme.

EU ainda acho que o principal fator ainda é manutenção, normalmente código legado se torna pior de mecher do que um com usuabilidade boa.

Somente minha mera opnião.

[quote=celso.martins]Inclusive, se você realmente acompanha meu blog, viu que ontem eu publiquei um tutorial de Scala com Eclipse e só divulguei no JavaFree.

Abraços.[/quote]

Acompanho pelo guj, sempre leio os posts que vc coloca :slight_smile:

A questão da validação também é muito importante e, na minha visão, também não deve ser testada pelo desenvolvedor, já que normalmente, em campo numérico, sempre colocamos numérico e vem um tester ou um usuário e joga ABC.

[quote=celso.martins][quote=Felagund]
…Aqui na empresa normalmente pedimos para outras pessoas testarem, e normalmente a quatidade de erros que elas encontram de validação e enorme.
[/quote]

A questão da validação também é muito importante e, na minha visão, também não deve ser testada pelo desenvolvedor, já que normalmente, em campo numérico, sempre colocamos numérico e vem um tester ou um usuário e joga ABC.
[/quote]

Quem testa aqui ainda faz de proposito jogar valores errados para ver como o sistema reage, muitas vezes, isso não é nem a nossa preocupação, e várias questões surgem muitas vezes.

Nos fazemos o básico, até os proprios desenvolvedores precisam usar alguma tela feita pelo outro, e acabam testando também, já encontramos falhas assim também.

[quote=celso.martins]Acabei de publlicar um artigo sobre usabilidade no meu blog.

Espero que gostem.

O mencionado portal do arquiteto não trata de usabilidade per-se e sim de SEO.
A usabilidade / ergonomia de um software é realmente vital para o sucesso comercial dele.
O problema é que esse ainda é uma qualidade do software muito pouco apreciada e onde ha pouco investimento.
todo o mundo se lembra de escalabilidade e performance mas poucos de ergonomia e manutenção.

Ergonomia e manutenção estão ali , lado a lado, no páreo para o que menos se investe.

Ergonomia é algo que a equipa de design deveria cuidar e vir pronto para os desenvolvedores como um guia, tal como vêm as cores e as fontes.

Não disse que eles tratam de usabilidade e sim “…que postaram uma série de artigos falando da usabilidade”. Como também eles não tratam apenas de SEO.

A manutenção deveria estar no topo da lista de preocupações, já que, como escrevi no blog, dependendo do tempo de vida, é a fase mais longa do ciclo.