Acabei de publlicar um artigo sobre usabilidade no meu blog.
Espero que gostem.
http://celsoavmartins.blogspot.com/2009/07/principios-de-projeto-parte-viii.html
Acabei de publlicar um artigo sobre usabilidade no meu blog.
Espero que gostem.
http://celsoavmartins.blogspot.com/2009/07/principios-de-projeto-parte-viii.html
Olá celso.martins
Realmente conhecer estes conceitos de Usabilidade e também Acessibilidade hoje fazem o diferencial na construção de projetos.
Valeu pela dica.
Falow.
Seria bom um artigo com dicas de como convencer a parte administrativa da importância da Usabilidade.
Quer dizer, as métricas pra comprovar essa importância. Tem o livro Institutionalization of Usability: A Step-by-Step Guide do Schaffer, mas não lembro de ter visto uma boa métrica pra usar como argumento.
[quote=celso.martins]Acabei de publlicar um artigo sobre usabilidade no meu blog.
Espero que gostem.
http://celsoavmartins.blogspot.com/2009/07/principios-de-projeto-parte-viii.html[/quote]
Por que que a cada novo post no blog vc cria um topico aqui no Off-Topic?
Vc devia por na sua assinatura la Vitrine do seu blog (guj.com.br)
[quote=Felagund][quote=celso.martins]Acabei de publlicar um artigo sobre usabilidade no meu blog.
Espero que gostem.
http://celsoavmartins.blogspot.com/2009/07/principios-de-projeto-parte-viii.html[/quote]
[/quote]
Fica tranquilo que isso não acontecerá novamente. Não te incomodarei mais…
Aos outros, obrigado pelo feedback.
[quote=celso.martins][quote=Felagund][quote=celso.martins]Acabei de publlicar um artigo sobre usabilidade no meu blog.
Espero que gostem.
[/quote]
Fica tranquilo que isso não acontecerá novamente. Não te incomodarei mais…
As outros, obrigado pelo feedback.[/quote]
Que é isso cara, por favor continue, normalmente os topicos baseados no seu blog derivam de boas discussões, acompanho tanto seu blog como os topicos.
Só estava brincando não me leve a mal por favor.
Continue escrevendo assim
[]'s
[quote=Felagund]
Que é isso cara, por favor continue, normalmente os topicos baseados no seu blog derivam de boas discussões, acompanho tanto seu blog como os topicos.
[]'s[/quote]
Obrigado pelo elogio.
Mas agora não entendi… já é a segunda vez que vejo você escrever isso.
Queria cutucar a onça com vara curta?
Inclusive, se você realmente acompanha meu blog, viu que ontem eu publiquei um tutorial de Scala com Eclipse e só divulguei no JavaFree.
Abraços.
[quote=celso.martins][quote=Felagund]
[]'s[/quote]
Obrigado pelo elogio.
Mas agora não entendi… já é a segunda vez que vejo você escrever isso.
Queria cutucar a onça com vara curta?[/quote]
É a segunda vez que escrevo isso? Nossa me desculpe, realmente não me lembro, achei que não tinha falado
auhauhauhuha.
Se ofendi me desculpe não foi minha intenção
Voltando ao topico
Esses dias vi no blog do Fábio Akita, ele comentando sobre um bom programador, e entre as preocupações estava a usuabilidade.
Considera a usuabilidade mais uma falha do desenvolvedor, a maioria pensa que o usuário já sabe a mesma coisa que ele, então sua afirmação:
quem desenvolve não está apto a testar a usabilidade.
É completamente correta. Aqui na empresa normalmente pedimos para outras pessoas testarem, e normalmente a quatidade de erros que elas encontram de validação e enorme.
EU ainda acho que o principal fator ainda é manutenção, normalmente código legado se torna pior de mecher do que um com usuabilidade boa.
Somente minha mera opnião.
[quote=celso.martins]Inclusive, se você realmente acompanha meu blog, viu que ontem eu publiquei um tutorial de Scala com Eclipse e só divulguei no JavaFree.
Abraços.[/quote]
Acompanho pelo guj, sempre leio os posts que vc coloca
A questão da validação também é muito importante e, na minha visão, também não deve ser testada pelo desenvolvedor, já que normalmente, em campo numérico, sempre colocamos numérico e vem um tester ou um usuário e joga ABC.
[quote=celso.martins][quote=Felagund]
…Aqui na empresa normalmente pedimos para outras pessoas testarem, e normalmente a quatidade de erros que elas encontram de validação e enorme.
[/quote]
A questão da validação também é muito importante e, na minha visão, também não deve ser testada pelo desenvolvedor, já que normalmente, em campo numérico, sempre colocamos numérico e vem um tester ou um usuário e joga ABC.
[/quote]
Quem testa aqui ainda faz de proposito jogar valores errados para ver como o sistema reage, muitas vezes, isso não é nem a nossa preocupação, e várias questões surgem muitas vezes.
Nos fazemos o básico, até os proprios desenvolvedores precisam usar alguma tela feita pelo outro, e acabam testando também, já encontramos falhas assim também.
[quote=celso.martins]Acabei de publlicar um artigo sobre usabilidade no meu blog.
Espero que gostem.
O mencionado portal do arquiteto não trata de usabilidade per-se e sim de SEO.
A usabilidade / ergonomia de um software é realmente vital para o sucesso comercial dele.
O problema é que esse ainda é uma qualidade do software muito pouco apreciada e onde ha pouco investimento.
todo o mundo se lembra de escalabilidade e performance mas poucos de ergonomia e manutenção.
Ergonomia e manutenção estão ali , lado a lado, no páreo para o que menos se investe.
Ergonomia é algo que a equipa de design deveria cuidar e vir pronto para os desenvolvedores como um guia, tal como vêm as cores e as fontes.
Não disse que eles tratam de usabilidade e sim “…que postaram uma série de artigos falando da usabilidade”. Como também eles não tratam apenas de SEO.
A manutenção deveria estar no topo da lista de preocupações, já que, como escrevi no blog, dependendo do tempo de vida, é a fase mais longa do ciclo.