PrimeNG ou Angular Material Design?

Entrei em parceria com um amigo meu para desenvolver um sistema de agendamento, o Front-End será desenvolvido em Angular, porém estamos em duvida sobre qual biblioteca de componentes seria o mais recomendado para usar, PrimeNG ou Angular Material Design.
Eu soube que o PrimeNG deixa o carregamento da pagina web mais lenta, porém existe mais componente para uso do que no Material Design, já me informaram que o Material Design está em empate com PrimeNG em relação aos componentes a única diferença entre os dois é que o Material Design é mais simples para desenvolvimento por isso mais recomendado para desenvolvedor iniciante.

Gostaria da opinião de vocês! Se vocês fossem escolher uma biblioteca de componentes qual você decidiria usa? E porque ?

Não escolheria nenhum dois dois por serem engessados. Mas como já está usando Angular, entre os dois Angular Material é o mais popular da comunidade Angular, embora tenha menos componentes. PrimeNG é mais conhecido do pessoal do Java por causa do Primefaces. Então entre os dois ficaria com Material nesse caso, pela maior garantia na comunidade Google Angular.

1 curtida

Concordo com o @javaflex, tb usaria angular material. O único problema, realmente, é que ele não possui muitos componentes avançados. Com isso, vc terá que criar os componentes na unha (por ser um sistema de agendamento, será que vc precisará ter um grande calendário na sua aplicação? - como o fullcalendar, por exemplo).

obs: Fazer componentes na unha que falo, eh pegar componentes externos já prontos (não vamos reinventar neh) e colocá-los como componentes angular.

1 curtida

Se tivesses liberdade de escolher, qual escolherias?

Vc também concorda com a afirmação de que Angular é mais conveniente para sistemas tipo ERP?

Quando tenho liberdade uso ASP.NET Core com Razor Pages e Bootstrap com mínimo de javascript possivel conforme a real necessidade. Muito mais produtivo pra sistemas internos que compõem um ERP. Nao vejo necessidade de aumentar a complexidade do projeto com Angular e micro serviços nesses casos. Já trabalhei com isso e é muito mais trabalhoso, embora traga benefícios pra outros casos. Mas seria apenas firula para funcionários internos usarem o sistema. Então nesse caso nunca vi vantagens que compensassem um esforço maior.

Minha experiencia era com JSF e Primefaces.

Agora estou com Spring, thymeleaf e bootstrap.

Esse último conjunto de ferramentas parece tão improdutivo comparado com JSF e Primefaces. A falta de componentes prontos prejudica muito a produtividade.

Por isso tinha a ideia que seria mais produtivo ir para Angular e PrimeNG, para utilizar os componentes prontos do PrimeNG, que são muitos.

Eu também desenvolvo sistemas para intranet.

Qualquer solução Java pra responder HTML é improdutivo, não tem por onde fugir dentro do Java. JSF acho muito engessado.

Se voce tem mais familiaridade com Primefaces, entao seria mais natural usar PrimeNG.

Essa afirmação é muito polêmica, teve outras afirmações nessa postagem que dava pano para manga para conversa varias horas, e seria inviável debater sobre alguns tópicos que foram levantados nessa postagem porque no geral eu tenho muito pouco tempo para me deter em escrever explicações. Eu gosto muito de está aqui no grupo é também uma questão de respeito ouvir pontos de vista diferentes mesmo que eles tenham sido mencionado tendenciosamente, ou foram mencionado por falta de informação. Nem sempre alguns estão abertos a ouvir informações que irão afirma que elas estão totalmente equivocadas, então é melhor sair perdendo em uma conversa do que criar um inimigo. Mas vamos voltar o assunto… O Java não é improdutivo com HTML. Para medir a produtividade de um desenvolvimento é necessário várias variáveis, como recursos disponíveis da linguagem, experiência de trabalho do programador, boas práticas de desenvolvimento para facilitação da manutenção do software, e tudo isso tem que ser considerado, teve duas coisas que mais me chamou atenção para trabalhar com Java, o primeiro foi a comunidade que é muito forte e o numero muito grande de empresas de fabrica de software que utilizam Java, será que se a Linguagem Java para Web fosse tão improdutivo como muitos pensam a maioria das empresas trabalhariam com uma linguagem que traria falta de produtividade? É claro que não, a maioria das empresas não comprariam a ideia de usar Java para Web por motivos ideológicos, misericórdia :joy:
As linguagens mais usadas pelas empresas é a Linguagem C, Java e Python. Eu não estou afirmando que as outras linguagens são pouco produtivas. Afirmar que uma linguagem é mais produtiva que a outra é dizer que existem uma verdade absoluta sobre esse aspecto, e usar esse tipo de discurso muito arriscado, porque na verdade o que causa improdutividade é:

• Falta de experiência de trabalho.
  • Falta de recursos da linguagem.
  • Falta de boas praticas de desenvolvimento.
  • Uma comunidade fraca para a linguagem.

Resumo

Toda linguagem pode ser produtiva, tudo vai depender do programador e exclusivamente do programador, se caso a pessoa não teve uma experiência agradável com Java basta somente escolher uma outra linguagem que você simpatize, simples assim. Deixando claro que algumas opiniões que foram feitas nessa postagem fugiu totalmente da pergunta da postagem.