Fala pessoal,
Bom, de antemão gostaria de dizer que dei um olhada em alguns tópicos (aqui e em outros fóruns) sobre “quanto cobrar” e coisas do gênero, e nenhum sanou a minha dúvida.
É o seguinte, um colega da faculdade me ligou com a empreitada de desenvolver um sistema para uma pequena loja
gostaria de saber no primeiro contato com o cliente o que devemos conversar?
já fazer levantamento de requisitos? já dar uma estimativa de preços e prazos?
já sou graduado porém minha graduação é de tecnólogo meu curso foi muito mais voltado para o desenvolvimento
tendo poucos tópicos de qualidade, e engenharia de SW
se tiverem sugestões de como proceder, ou sugestões de leituras que possam me ajudar ficaria muito agradecido
Acho que levantamento de requisitos, lembrando de deixar bem registrado o que ele quer, pra caso, futuramente ele invente algo mirabolante :v
ai numa visita posterior eu traria um protótipo e as estimativas?
e quanto a contrato devo ter CNPJ?
[i]Então, eu n trabalho com isso :v, então minha opinião é muito superficial
Então, dps apresentaria um “conceito” pra ver o que ele acha, se aprova, se quer acrescentar algo, e dps o orçamento, n lembro se essa é a ordem correta, mas é como me lembro, tenho anotado no meu caderno, quando eu chegar em casa, se vc ainda tiver precisando eu posto pra vc ver
Acredito um de vcs precisa ter pj, como seu colega te chamou ele deve ter, ou n :v[/i]
Valeu a força Rodrigo, se você puder mandar essas anotações que você possui, ficaria muito agradecido, essa visita é amanhã D:
Nesse primeiro contato faça uma espécie de entrevista para saber o que ele precisa. Tente ter uma ideia do tamanho do sistema, quais as funções que ele terá, etc (os detalhes podem mudar, mas procure absorver o principal). Faça rascunho das telas em papel junto com ele.
Ao mesmo tempo, tente entender como pensa esse cliente: ele é flexível suficiente para trabalhar de uma maneira mais ágil (acompanhando o projeto, pagando um preço aberto por tempo de desenvolvimento, etc) ou é mais do tipo burocrático, “vamos colocar tudo em um contrato e no final eu quero o sistema pronto”.
Com isso já terá material para pensar melhor no projeto e decidir os próximos passos, que tipo de proposta fazer a ele.