Primeiro release oficial do projeto Ceylon disponível para download

Gavin King anunciou hoje (20/12/2011) o primeiro milestone do projeto Ceylon, chamado “Newton”, através do blog do projeto:
http://ceylon-lang.org/blog/2011/12/20/ceylon-m1-newton/

Embora este primeiro release ainda possue uma série de features não implementadas, foram listadas algumas melhorias ao Java já presentes no milestone:

Ceylon é uma linguagem de programação sobre a JVM criada por Gavin King (criador do Hibernate e Seam Framework).
Para saber mais sobre o projeto visite o site: http://ceylon-lang.org/
Download do M1 do projeto: http://ceylon-lang.org/download/

Um post do futuro
feature interessante do forum

Typo.
Fixed

Excelente. Achei que demoraria muito mais.

Só batendo o olho, continuo com a impressão de muitos: de não gostar do rename de algumas palavras chave já consagradas, por mais que a semântica tenha mudado um pouquinho.

Uma olhada por alto e me parece verboso d+, Groovy é simples.

Legal a iniciativa, mas não gostei, parece uma bagunça, mistura de javascript com vb…

Eca. Assignment com := :?

Que tenha pelo menos uma IDE decente, algo que acho fundamental em linguagens estáticas, ainda mais em uma que quer substituir o Java

Já dizia o herói brasileiro Cap. Nascimento: “Nunca serão, jamais serão”

Heheheh nada contra, mas também nada muito a favor, até porque hoje é possível usar tantas linguagens que sinceramente não vejo muitas vantagens, por ex: Você tem o Groovy, JRuby, Jython, Scala, Java Script e por ai vai…

Pontos Fracos:
[list]Mais uma para a lista das linguagens suportadas pela VM.[/list]
[list]Sintaxe confusa, comparada as que já existem no mercado.[/list]
[list]Chegada tardia ao mercado. Infelizmente Java vem perdendo um pouco da sua força e sinceramente o que mais vejo atualmente é uma gama de desenvolvedores migrando para o Rails ou Python, que são o hype do momento, mas isso é mais uma percepção do que afirmação.[/list]

Resumo:
Por mais que seja o Gaving King, francamente acredito que deva-se analisar bem os ganhos de uma nova linguagem, sem cair no hype que ela acaba gerando.
Dando uma analisada no geral, eu ainda prefiro ficar com o Groovy por achar menos Verboso e mais familiar, ou ainda ficar com o Python.

O ponto positivo é que ainda tem gente boa trabalhando em cima da VM e conforme a linguagem amadurecer poderá ainda quem sabe render bons frutos, fazendo frente as que já estão no mercado.

Abraços,
Alex.