Primeira entrevista, como me preparar?

Galera consegui minha primeira entrevista e vai ser com a IBM, vaga para desenvolvedor Java jr/ ou estágio dependendo de como me sair na prova.
De qualquer forma, essa é minha primeira vez fazendo uma prova técnica, vai ser em inglÊs que para mim não é problema mas queria me preparar mais na parte de Java, vi alguns livros como programmer interview exposed ou code complete, que focam em algoritmos e estrutura de dados, seria isso mesmo que eles vão esperar de mim?

ninguem ?? :frowning:

Uma vaga para desenvolvedor jr dificilmente foca apenas no conhecimento em java, é notório que quem se candidata a estas vagas tem pouco conhecimento da linguagem e seus recursos, logo, o foco é em lógica.
Eventualmente pode ser necessário criar algoritmos a partir de problemas dados e/ou criar soluções simples na linguagem de programação em questão.
As questões envolvendo linguagem podem abranger desde uso de estruturas de desvio condicional (if/else/switch), repetição (for/while/do-while), até algumas peculiaridades da linguagem e análise de código para identificar se pode-se ou não executar aquele código, se haverá lançamento de exceção ou não e coisas assim.
Sugiro que você se prepare mais psicologicamente, interpretação de texto é fundamental (embora você diga que inglês é tranquilo, lembre-se que a interpretação pode ser um problema, mesmo em português).

entao não preciso me preocupar com coisas como hibernate, jsp e servlets, spring etc?
estou no começo dos estudos da parte web, lendo ainda o head first jsp e servelet e sei brincar com banco de dados mysql mas nada muito serio

[quote=Kazdum]entao não preciso me preocupar com coisas como hibernate, jsp e servlets, spring etc?
estou no começo dos estudos da parte web, lendo ainda o head first jsp e servelet e sei brincar com banco de dados mysql mas nada muito serio[/quote]
Hibernate, Spring Framework e outros são essenciais, mas dificilmente serão solicitados em uma entrevista/prova para junior.
Aliás, eu não aplicaria isso, exigiria 100% lógica de programação.

[quote=Kazdum]entao não preciso me preocupar com coisas como hibernate, jsp e servlets, spring etc?
estou no começo dos estudos da parte web, lendo ainda o head first jsp e servelet e sei brincar com banco de dados mysql mas nada muito serio[/quote]

Cara, relaxa e vai lá, nada do que você fizer agora vai mudar alguma coisa. Então vai tranquilo, chega lá, fale o que você sabe, não invente o que você não sabe.

Postura séria, principalmente para uma vaga de júnior pode valer mais que algum conhecimento que você não tenha.

A única coisa imprescindível numa entrevista é a honestidade.

De resto, na pior das hipóteses, você vai ter uma ideia melhor do que as empresas esperam numa entrevista e estará melhor preparado para a próxima.

Não crie expectativas

Mostre seu entusiasmo, força de vontade e capacidade de aprendizado. Isso conta mais que QUALQUER tecnologia que vc saiba.