Olá, sou desenvolvedor .net/java mais voltado para backend.
Queria desenvolver a minha primeira app mobile e gostaria de algumas dicas sobre qual linguagem ou framework utilizar. A minha ideia é fazer algo parecido com o uber, onde tem o mapa, o usuário irá digitar algum endereço e o app irá mostrar os estabelecimentos próximos.
Apenas para fins de estudo mesmo, gostaria de saber por onde começar.
Eu recomendo a linguagem C#.
E você pode usar o Xamarin que com um unico codigo, você desenvolve para as 3 plataformas mobiles: Android, IOS, Windows Phone
A maioria dos profissionais desenvolvem sem essas ferramentas, por que será? Na hora dos problemas ou requisitos não triviais vocês podem perder mais tempo, num mundo pequeno e isolado, enquanto do outro lado um mar de questões já resolvidas por uma comunidade imensa.
O ideal é ter uma equipe para cada plataforma, encarar como produtos separados, cada um com seu valor. Se não pode investir nas duas principais plataformas ao mesmo tempo, escolha uma primeiro.
Qualquer outro tipo de solução é uma aposta que envolve decisão estratégica.
Se você quiser aprender duas linguagens totalmete diferentes “ANDROID”, “IOS” para depois bota-las em praticas, em suas propias IDE. Perdendo tempo “Tempo é MONEY”. Boa Sorte…
Pelo menos do meu ponto de vista eu prefiro o Xamarin, porque alem de ser um pouco complexo ele é excelente para desenvolvimento de apps de jogos entre outros. E com um unico codigo sem perda de tempo ja desenvolvo pra 3 plataformas mobile.
OBS: Depende do programador. Se ele for carreira solo.