Galera, estou com minha aplicação web pronta em JSF com Primefaces.
Tenho um template feito com facelets mas era apenas provisório.
Recebi um template em html que utiliza JQuery e tal. Mas não consegui importar de jeito nenhum.
Na verdade eu importava mas ao que parece, o Primefaces sobreescreve os CSS de todos os componentes.
Tenho algumas dúvidas:
-
Para templates, o melhor (ou o mais recomendado) em JSF é fazer um template com
e outros componentes html só fazendo a chamada pelo
ui:composition?
Ou seria melhor realmente utilizar o <p:layout> que o primefaces tem e estrutura a página toda de acordo com os recursos do prime?
-
Como eu faço por exemplo para preencher o fundo de uma página com outra cor usando esses componentes do primefaces? Eu coloco no <p:layout> e/ou no <p:layoutUnit> essa configuração CSS e altera apenas a cor das bordas. style="background-color: #eeeeee;
-
Por fim, eu li em alguns fóruns que algumas pessoas pegam o CSS do Primefaces e alteram de acordo com o seu jeito. Isso não seria de uma certa forma ruim?
Eu uso o facelets mesmo.
Não gosto muito do p:layout. Dificulta em algumas coisas simples.
O CSS do Primefaces pode ser alterado sem problemas, na própria documentação no Primefaces você encontra como fazer isso.
Existe alguma limitação ou algum problema que me impeça de usar um HTML como template padrão?
Porque estou usando JSF 2.0 e todas as páginas são xhtml…
Quando faço os imports dos CSS e JS, simplesmente nada funciona. (pode ser também pelo caso do Primefaces estar sobreescrevendo todo o CSS)
[quote=gabriel.amoedo]Existe alguma limitação ou algum problema que me impeça de usar um HTML como template padrão?[/quote]Sim.
Você precisa entender de Servlet, o JSF em si é um servlet.
HTML não funciona com páginas dinâmicas. Por isso que a tecnologia web para java utilizam JSP para gerar as páginas. E com o JSF passou de JSP para XHTML
Entendi.
Então significa que se eu quiser utilizar aquele html como padrão, preciso transformá-lo (codificando-o) em um xhtml?
Até onde eu sei, as tags não mudam tanto… Ou mudam? rs…
[quote=gabriel.amoedo]Entendi.
Então significa que se eu quiser utilizar aquele html como padrão, preciso transformá-lo (codificando-o) em um xhtml?
Até onde eu sei, as tags não mudam tanto… Ou mudam? rs…[/quote]Você fez um teste? O que aconteceu?
Aconselho a você a estudar JSF antes de começar a meter a mão na massa. Ele não é tão simples e objetivo quanto um Servlet/JSP.
Alterei o html pra xhtml e nada mudou.
Imaginei que fossem algumas tags que teriam uma sintaxe diferente e as alterei mas também nada mudou.
Pode ter sido o CSS do Primefaces.
Sobre a questão do JSF, o sistema está todo pronto. O que realmente eu não sei é como colocar um template ali.
Por exemplo, fiz um sistema com JSP + Servlet e tudo girava em cima de taglib, o template em html funcionava 100% com JSP e tal.
Mas eu sei que com JSF 2.0, a tecnologia é o xhtml (e é importante deixar claro que eu entendo a importância disso rs) e que não devo ficar usando taglib e outras coisas antigas até porque EXISTE UMA MANEIRA melhor de fazer. Só estou buscando essa melhor maneira!
Por isso que eu disse para você estudar. JSF != JSP/Servlet, mas é muito mesmo.
JSF pode rodar com JSP, mas você não pode utilizar facelets e alguns outros detalhes que fazem toda a diferença.
Se com o layout do primefaces está funcionando, vejo que seria melhor você altera-lo. Será mais simples editar o CSS.
Se você quer começar a ver como funciona o facelets, aqui mostra: JSF Mini Livro - Dicas, conceitos e boas práticas.