[Primefaces / JSF - jQuery] Atualizando pickList utilizando jQuery

Ola galera,

Estou com um problema aqui, pois estou tentando atualizar os valores de uma pickList.

Gostaria de discutir, se alguém souber como fazer, uma maneira para eu avançar nisso.

O que ocorre é que tenho 2 pickList.

1a. picklist: Tenho objetos do tipo Tarefa
2a. picklist: Tenho objetos do tipo Atividades

Cada objeto Tarefa, tem varios objetos Atividades. (@OneToMany)

Então o que estou tentando fazer (sem sucesso até o momento) é: quando selecionado um objeto do tipo Tarefa na picklist 1 carregasse todas as suas atividades correspondente na picklist 2.

O codigo que estou utilizando e sua explicação logo a seguir:

[code]

<p:fieldset legend=“Panneau Taches”>

<p:commandButton id=“updatePL” process=“pojoPickListActivite” style=“display:none"
action=”#{projetMediatorMB.pickListActivites}" update=“pojoPickListActivite” />
					<p:pickList id="pojoPickListTache" var="tache" value="#{projetMediatorMB.tachesDual}" itemValue="#{tache}"
						itemLabel="#{tache.nomTache}" converter="tacheConverter" filterMatchMode="contains" showSourceControls="true"
						showTargetControls="true" showSourceFilter="true" showTargetFilter="true" showCheckbox="true">

<f:facet name="sourceCaption">Taches Effacé</f:facet>
						<f:facet name="targetCaption">Taches Ajoutées</f:facet>

<p:ajax event="transfer" listener="#{projetMediatorMB.onTransferTaches}" update="msg" />

<p:column> #{tache.nomTache} </p:column>

</p:pickList>
				</p:fieldset>
			</div>
			</form>
			<!-- ##################Activites################ -->
			<div id="divActivites" style="width: 45%; float: right;">
				<p:fieldset legend="Panneau Activites">
					<p:pickList id="pojoPickListActivite" var="activite" value="#{projetMediatorMB.activitiesDual}" 
						itemValue="#{activite}" converter="activiteConverter" itemLabel="#{activite.nomActivite}"
						filterMatchMode="contains" showSourceControls="true" showTargetControls="true"
						showSourceFilter="true" showTargetFilter="true" showCheckbox="true">

<f:facet name="sourceCaption">Activités Effacé</f:facet>
						<f:facet name="targetCaption">Activités Ajoutées</f:facet>

<p:ajax event="transfer" listener="#{projetMediatorMB.onTransferActivites}" update="msg" />

<p:column> #{activite.nomActivite} </p:column>

</p:fieldset>
			</div>[/code]

Basicamente, o que gostaria de fazer é: quando selecionado um objeto na pickListTache, ele atualizaria o objeto Tache no ProjetMediatorMB e isso permitiria então de adicionar os objetos da atividade que desejo na outra pickList.

Tentei criar um script em jQuery, de acordo com a indicação de um amigo, porém ele não funciona (talvez por erro meu) e nem acionado ele é.
Ja olhei no firebug e esta tudo ok, sem mensagem de erro. Simplesmente ele não é chamado.

O commandButton seria para ser disparado, apos ser selecionado um elemento da pickListTache. O botão seria responsavel para processar o valor do objeto Tache no ProjetMediatorMB e atualizar a pickList, porém ele não processa (não estou sabendo como fazer).

Gostaria de sugestões/discutir se estou fazendo da forma certa, como deveria ser feito…

Estou aprendendo muito aqui no forum.

Muito obrigado a todos pela paciência.

Abraço

Pelo que entendi está querendo selecionar dados de um pickList A e trazer os resultados para o pickList B!

Faço da seguinte forma utilizando Primefaces.

pagina.xhtml
<h:outputLabel value="#{rotulo['usuario.unidade']}" />
				        <p:pickList value="#{usuarioMBean.listModelUnidadeCadastro}" var="unidadeCadastro" converter="UnidadeTipo1EntityConverter"   
	                                   itemLabel="#{unidadeCadastro.nome}"  
	                                   itemValue="#{unidadeCadastro}" >

<p:ajax event="transfer" listener="#{usuarioMBean.onTransferUsuario}" update="pickListLocalCadastro" />

<h:outputLabel value="#{rotulo['usuario.local']}" />
				        <p:pickList id="pickListLocalCadastro" value="#{usuarioMBean.listModelLocalCadastro}" var="localCadastro" converter="LocalEntityConverter"    
                                   itemLabel="#{localCadastro.nomeLocal}"  
                                   itemValue="#{localCadastro}">

E ficando assim no Manager Bean.

/**
 * Manager Bean responsável pelo CRUD da entidade UsuarioEntity.
 * 
 * @author Eduardo Galego.
 */
@ManagedBean
@ViewScoped
public class UsuarioMBean {
/**
     * Evento disparado para popular o pick list de local.
     * @param event Evento.
     */
    public void onTransferUsuario(TransferEvent event) {
        UsuarioEntity usuario = getUsuarioEntitySession();

List<UnidadeTipo1Entity> unidadesTarget = listModelUnidadeCadastro.getTarget();
        List<UnidadeTipo1Entity> unidadesSource = listModelUnidadeCadastro.getSource();

List<UnidadeTipo1Entity> unidadesTransf = (List<UnidadeTipo1Entity>) event.getItems();

List<LocalEntity> listTarget = new ArrayList<LocalEntity>();
        List<UnidadeTipo1Entity> unidadeConsulta = new ArrayList<UnidadeTipo1Entity>();
        List<UnidadeTipo1Entity> unidadeRemove = new ArrayList<UnidadeTipo1Entity>();

for (UnidadeTipo1Entity unidade : unidadesTransf) {
            if (unidadesTarget.contains(unidade)) {
                unidadeRemove.add(unidade);
            }

if (unidadesSource.contains(unidade)) {
                unidadeConsulta.add(unidade);
            }
        }

for (UnidadeTipo1Entity unidade : unidadesTarget) {
            if (!unidadeConsulta.contains(unidade)) {
                unidadeConsulta.add(unidade);
            }
        }

for (UnidadeTipo1Entity unidade : unidadeRemove) {
            if (unidadeConsulta.contains(unidade)) {
                unidadeConsulta.remove(unidade);
            }
        }

try {
            for (UnidadeTipo1Entity unidade : unidadeConsulta) {
                List<LocalEntity> listaSource = usuarioBC.listarLocalPorUsuarioEUnidade(usuario, unidade);
                addToList(listTarget, listaSource);
            }

} catch (BCException e) {
            logger.error("Erro ao criar lista de locais para cadastro{}: ", e);
        }

listModelLocalCadastro = new DualListModel<LocalEntity>(listTarget, new ArrayList<LocalEntity>());

}
}

sfing,

Desculpe, você entendeu errado. Não quero fazer a transferência de objetos de uma pickList para outra.
O que você fez é popular pickListB - quando você muda objeto da source/target ou target/source da pickListA, por isso você usa o event=“transfer” do ajax.

O que quero fazer é: PEGAR o objeto Tarefa SELECIONADO na pickListA (atualizar o managedBean com o seu valor) e atualizar a pickListB,correspondente a objetos Atividades.

Para isso, creio que deveria haver um event=“selectItem” para o pickList da mesma forma que tem para o p:selectOneListbox.

Qualquer coisa só deixar comentário e obrigado por tentar ajudar.

andrielc,

O que eu faço é exatamente o que pretende, no exemplo que mostrei. Ao selecionar a unidade no pickList A é disparado um evento, e verifico quais unidades estão no TARGET e apartir destas unidades, busco local da base de dados e populo o pickList B com os locais.

sfing,

Ok, vou testar e ja atualizo aqui.

Levantei essa questão pois de acordo com a linha do seu codigo:

<p:ajax event=“transfer” listener="#{usuarioMBean.onTransferUsuario}" update=“pickListLocalCadastro” />

O Ajax dispara o evento somente quando é transferido elementos do tipo unidadeCadastro de uma lista target/source, source/target da pickListA.

Mas em todo caso vou seguir sua dica e testar.

Em breve posto aqui no forum. Até mais e obrigado pela explicação.

Ah, Ok.

Entendi o que você fez,

Você pegou o objeto da Sessão do usuario. Isso é impossivel para eu fazer, não tenho ligação nenhuma entre o que estou fazendo e o usuario da Session.

Veja como o sistema é modelado para você ter uma noção do por que não funcionar.

Essa pagina que desenvolvo é responsavel para atualização e criação de um ProjetoMediador, OK… vamos la.

O modelo do meu sistema para a gestão e criação de Projetos é composto da seguinte maneira :

Projeto -> Tarefas -> Atividades -> Fases.

[list]Cada objeto Tarefa compõe uma Lista de objetos Atividade.[/list]
[list]Cada objeto Atividade compõe uma Lista de objetos Fases.[/list]

Ok, nessa pagina, devo fazer o seguinte:
Buscar o objeto Projeto com status “oferta” no banco e carregar os dados dele para possiveis atualização como : tipo de projeto, mudança de status, data de inicio do projeto, numero de horas alugadas para o projeto.

Como também, nessa parte eu devo selecionar Tarefas para esse Projeto Especifico.
E também, nessa parte devo selecionar Atividades de CADA Tarefa (quais eu quero para o meu Projeto, ou não).

Somente no momento em que eu mudar o status do projeto “oferta” para “venda” eu vou criar as “Fases”… A administração de cada Fase sera feita em outra tela que esta pronta.

Para administrar tudo isso, criei um ProjetoMediador.

Ele é responsavel por fazer as ligações entre os ID’s do Projeto com cada Tarefa, Atividade (selecionados) e Fases.
E portanto não é possivel eu fazer um:

Pois quem deve ser selecionado e atualizado, é o objeto Tarefa e ele não possui nenhuma sessão, por isso a idéiade usar javaScript com um button para forçar a ação de atualização de um objeto no ManagedBean do ProjetMediador.

Ficou claro pra você ?

Qualquer duvida, ou idéia, pode comentar, fazendo favor.