Primefaces 3.5 Final!

Motivo pra mais um xxfaces surgir, mas concordo que é justo, ele deve ser algo complexo demais pra manter e dar suporte pra ficar sem receber bom investimento, nao é algo comum, entao tem criar niveis de atendimento mesmo ou a Oracle patrocinar. Mas eu particularmente prefiro ficar sossegado no eterno html.

[quote=guerios]Qual é a dificuldade de baixar do Trunk e compilar?

Na pior das hipóteses faz um ant pra isso, ou usa o Maven e a integração contínua

Os caras estão certos, e isso é uma tendência iniciada pela Jboss

A diferença do software livre para o pago é que em um você depende de mão de obra especializada interna e de outro externa

[/quote]

Não tem problema nisso, compilar é tranquilo, o problema que eu vejo é que, você não vai ter a garantia de estabilidade do código, você vai compilar tudo que está no trunk, bugs, novos componentes e etc. tudo que o Primefaces team estiver comitando, quem sabe se em vez de SVN fosse GIT ficaria mais fácil de trabalhar com as versões, do ponto de vista da comunidade.

Mas eu sou um que irá pagar pelas versões, não me importo em pagar USD 49,00 por elas.

[quote=leandrokjava][quote=guerios]Qual é a dificuldade de baixar do Trunk e compilar?

Na pior das hipóteses faz um ant pra isso, ou usa o Maven e a integração contínua

Os caras estão certos, e isso é uma tendência iniciada pela Jboss

A diferença do software livre para o pago é que em um você depende de mão de obra especializada interna e de outro externa

[/quote]

Não tem problema nisso, compilar é tranquilo, o problema que eu vejo é que, você não vai ter a garantia de estabilidade do código, você vai compilar tudo que está no trunk, bugs, novos componentes e etc. tudo que o Primefaces team estiver comitando, quem sabe se em vez de SVN fosse GIT ficaria mais fácil de trabalhar com as versões, do ponto de vista da comunidade.

Mas eu sou um que irá pagar pelas versões, não me importo em pagar USD 49,00 por elas.[/quote]Cara, não vejo vantagem alguma em ser GIT e não SVN.

Tudo que você precisa fazer é baixar a nova versão (update que funciona tanto no SVN ou GIT) e compilar. O.o

Pois é, sobre o git foi só uma ideia minha, pelo fato de poder fazer forks mais facilmente, talvez usar o github, não sei.

Mas claro, para compilar tanto git e svn é a mesma coisa.

[quote=leandrokjava]

Mas eu sou um que irá pagar pelas versões, não me importo em pagar USD 49,00 por elas.[/quote]

Mas é 49,00 por desenvolvedor, ou por versão?

felipe_gdr,

isso, USD 49,00 por versão para um único desenvolvedor(Acredito que o controle será somente por download mesmo, o que não impede de alguém largar na rede para outros pegarem).

Exemplo:

Até o lançamento do Primefaces 3.6 Release, vai ocorrer algumas atualizações de correção.

Agora neste momento estamos na versão 3.5 Release e daqui alguns dias ou semanas, vai sair o update 3.5.1 e esse será cobrado USD 49,00.
Posteriormente pode sair mais updates como: 3.5.2, 3.5.3. 3.5.4, … e cada uma delas será cobrado individualmente USD 49,00.

Agora vai do desenvolvedor escolher se as correções lançadas é de importância para ele, você não tem a obrigação de compra-la e se você quiser mais a frente você pode adquirir diretamente a versão 3.5.4 por exemplo(quem vem com todas as correções das anteriores), ou seja somente é cobrado por cada versão de update.

Você pode esperar até o lançamento 3.6 Release e não pagar nada por isso.

Espero ter respondido a tua duvida. :slight_smile:

[quote=leandrokjava]felipe_gdr,

isso, USD 49,00 por versão para um único desenvolvedor(Acredito que o controle será somente por download mesmo, o que não impede de alguém largar na rede para outros pegarem).

Exemplo:

Até o lançamento do Primefaces 3.6 Release, vai ocorrer algumas atualizações de correção.

Agora neste momento estamos na versão 3.5 Release e daqui alguns dias ou semanas, vai sair o update 3.5.1 e esse será cobrado USD 49,00.
Posteriormente pode sair mais updates como: 3.5.2, 3.5.3. 3.5.4, … e cada uma delas será cobrado individualmente USD 49,00.

Agora vai do desenvolvedor escolher se as correções lançadas é de importância para ele, você não tem a obrigação de compra-la e se você quiser mais a frente você pode adquirir diretamente a versão 3.5.4 por exemplo(quem vem com todas as correções das anteriores), ou seja somente é cobrado por cada versão de update.

Você pode esperar até o lançamento 3.6 Release e não pagar nada por isso.

Espero ter respondido a tua duvida. :slight_smile: [/quote]Caraca mano, tu tem grana hein!? O.O

Vamos fazer o seguinte, eu compilo e te envio e cobro apenas 10$ por jar. O.O :lol: :lol: :lol: :lol:

Não é ruim pagar, isso é investimento, nunca fui a favor da onda todo software livre, mas mudar as regras no meio do caminho é uma estratégia que no mínimo façam os clientes repensarem sobre o produto. Mas nesse caso deveria ser pago sempre, é complexo demais essa coisa de JSF, parece até aqueles componentes DevExpress.

[quote=javaflex]Não é ruim pagar, isso é investimento, nunca fui a favor da onda todo software livre, mas mudar as regras no meio do caminho é uma estratégia que no mínimo façam os clientes repensarem sobre o produto. Mas nesse caso deveria ser pago sempre, é complexo demais essa coisa de JSF, parece até aqueles componentes DevExpress.[/quote]Mano, o ruim é pagar pela 3.5, 3.5.1, 3.5.2 uma vez que não são novas features, mas correção de bugs. :open_mouth:

Mas ainda assim tem como ser feito free… então não vejo problema algum. Se eles usarem maven, mais fácil ainda. [=

Sei que não parece certo, mas tiveram que decidir algum critério para entrar dinheiro no meio do caminho, realmente é complicado ver uma versão nova sair de alguma coisa e ficar só olhando, ainda mais se for uma correção que você precisa. Hibernate quando sai por exemplo já atualizo na hora e faço testes.

Como assim, não seria ilegal pegar a mesma versão usando esse Maven? Eu não conheço o Maven, pelo que li rápido seria equivalente ao que uso no .NET, o Nuget (que gerencia a instalação, dependencias e configuração de bibliotecas (pacotes no Java))?.

Sei que não parece certo, mas tiveram que decidir algum critério para entrar dinheiro no meio do caminho, realmente é complicado ver uma versão nova sair de alguma coisa e ficar só olhando, ainda mais se for uma correção que você precisa. Hibernate quando sai por exemplo já atualizo na hora e faço testes.

Como assim, não seria ilegal pegar a mesma versão usando esse Maven? Eu não conheço o Maven, pelo que li rápido seria equivalente ao que uso no .NET, o Nuget (que gerencia a instalação, dependencias e configuração de bibliotecas (pacotes no Java))?.[/quote]Foi falado aqui (eu ainda não averiguei) que bastaria baixar o repositório deles que seria possível gerar o código fonte. [=

Sendo assim, se o Primefaces for construído utilizando maven bastaria fazer o download do codigo fonte e mvn clean package que o jar do primefaces estará pronto. [=

Não digo baixar/adicionar no repositório do maven.

Eu não acho correto pagar pela 3.5.1 se olharmos pelo lado de produto. Eu compraria a 3.5 mas ela veio com defeito. a versão 3.5.1 é para corrigir isso. Realmente acho muito estranho eles cobrarem por correção de bug.

Eu paguei pelo Intellij e tenho a versão 12. A cada correção feita (12.1, 12.2), eu faço o download de graça. [=

Como assim, não seria ilegal pegar a mesma versão usando esse Maven? Eu não conheço o Maven, pelo que li rápido seria equivalente ao que uso no .NET, o Nuget (que gerencia a instalação, dependencias e configuração de bibliotecas (pacotes no Java))?.[/quote]Foi falado aqui (eu ainda não averiguei) que bastaria baixar o repositório deles que seria possível gerar o código fonte. [=

Sendo assim, se o Primefaces for construído utilizando maven bastaria fazer o download do codigo fonte e mvn clean package que o jar do primefaces estará pronto. [=

Não digo baixar/adicionar no repositório do maven.

Eu não acho correto pagar pela 3.5.1 se olharmos pelo lado de produto. Eu compraria a 3.5 mas ela veio com defeito. a versão 3.5.1 é para corrigir isso. Realmente acho muito estranho eles cobrarem por correção de bug.

Eu paguei pelo Intellij e tenho a versão 12. A cada correção feita (12.1, 12.2), eu faço o download de graça. [=[/quote]
É cara, tem razão eles foram infelizes no critério então.

É possível que também tenha melhorias nessas releases 3.5.1, 3.5.2…mas a maioria é correção de bug.

Dae galera,

Os componentes são ótimos e na minha visão por 49 doletas ainda esta de graça.

Imagino o trabalho que da pra manter uma lib dessas atualizada e em linha com o mercado.

Quantos aqui não fazem projetos e mais projetos, cobram, recebem, tem o seu retorno financeiro potencializado por usar a lib?

Até se não fosse Open Source… eu pagaria.

:o)

Imagina o quanto você pagaria por usar o Linux, o Chrome, o Firefox, o JQuery, o Eclipse e até o próprio Java.

[quote=kleins]Dae galera,

Os componentes são ótimos e na minha visão por 49 doletas ainda esta de graça.

Imagino o trabalho que da pra manter uma lib dessas atualizada e em linha com o mercado.

Quantos aqui não fazem projetos e mais projetos, cobram, recebem, tem o seu retorno financeiro potencializado por usar a lib?

Até se não fosse Open Source… eu pagaria.

:o)[/quote]

Grande Felipe,

Na minha visão, por tras de cada modelo OS sempre existe um modelo comercial, uma fonte de receita, caso contrario as coisas não se sustentam.

Dos que você citou, posso pegar os mais obvios e que facilmente me lembro

Chrome = Google
Linux = RH, Suse e por ai vai…
Java = Oracle/Sun…

Por exemplo, se não fosse a Sun, o Java nunca estaria onde esta, nunca seria uma tecnologia de ponta, seria mais uma linguagem nas muitas Open Source que temos por ai.

Essa visão filosófica do OS não se sustenta na ponta sem um modelo comercial…

Mais uma vez digo, na minha opnião, 49 dolares esta de graça, se você usa isso comercialmente deve estimar quanto tempo (e tempo é dinheiro) se economiza.

Abssss

[quote=felipe_gdr]Imagina o quanto você pagaria por usar o Linux, o Chrome, o Firefox, o JQuery, o Eclipse e até o próprio Java.

[/quote]

Kleins, não esqueça que o Primefaces já tinha um modelo de negócios, o Primefaces PRO, além de treinamentos também.

Abs!

Sim, tinha…

Vai ver não estava dando dinheiro suficiente… ai esta mudando… hehehe

Abs

[quote=felipe_gdr]Kleins, não esqueça que o Primefaces já tinha um modelo de negócios, o Primefaces PRO, além de treinamentos também.

Abs![/quote]

So tenho uma coisa a dizer: Puta merda!!

Devia ser totalmente pago, é uma solução complexa demais pra manter. Fábricas de softwares que gostam de padronizar funcionários e vendem softwares padronizados goela a baixo cai como uma luva essas soluções, tiram muito lucro onde o preço é insignificante.