Se eu estudar a fundo esses livros, já é suficiente para fazer a prova de certificação SCJP 6?
Outra: SCJP 5 ou 6? Se eu estudar para o 6, consigo fazer a prova do 5?
Os livros mais indicados para a certificacao sao os da Kathy Sierra, mas acho q dá pra tirar por esses sim, leia os livros, mas faça principalmente muitos simulados q vc aprenderá muito com eles. Se vc estudar para o 6 estará apto pra fazer o 5 com certeza, e ao contrário tbm, rss. A SCJP nao aborda swing!
atente para duas coisas: o exame SCJP 6, até 3 semanas atrás, era só em inglês. Parece que mudou o formato dele e acredito que ainda continue tendo somente em inglês, procure se informar sobre isso. O SCJP 5 tem em português e, segundo algumas pessoas que o fizeram, não tem problemas de tradução.
Além disso, existe o SAI, já ouviu falar a respeito? É um programa de benefícios da SUN para estudantes de universidades filiadas a ele, que te permite comprar vouchers a preços indecentes. Paguei 40 US$ no meu.
Como dica para prova, estude muito a API de collections, IO e a API de formatação de strings, datas, números, etc. Pratique bem OO, com polimorfismo e herança.
Um ponto sobre threads: as pessoas costumam mistificar muito as threads, mas é mais por falta de costume do que por dificuldade inerente. Eu estudei uns 7 dias (20h) só threads, fazendo programinhas simples para testar os mecanismos, e foi suficiente para tirar 87% nesse quesito na certificação.