O Prêmio Java Universitário (PUJ) começa a ser adotado em diversos JUGs brasileiros (CEJUG, GoJava, JavaBahia e JUG Petrópolis) e torna-se uma ótima oportunidade para professores e
alunos universitários mostrarem o que andam produzindo com a linguagem Java dentro das salas de aula.
Criado no Ceará por Felipe Gaúcho (ex-coordenador do CEJUG), o PUJ tem um formato simples, mas atraente: o prêmio permite que estudantes de graduação submetam seus trabalhos escolares para serem avaliados por profissionais de destaque no mercado de TI brasileiro. Outro detalhe especial é o regime de revisão aos pares: além dos profissionais convidados pelos JUGs, professores e estudantes também avaliam os trabalhos de seus concorrentes - agregando legitimidade e aprendizado ao processo de avaliação dos trabalhos. Os alunos ganham uma oportunidade de aprenderem a avaliar (colocar seus conhecimentos em perspectiva), os professores ganham uma chance de ouro em validar seus enunciados contra professores de outras instituições e os profissionais de mercado recebem uma visão do ensino em tempo real.
O objetivo de todos é contribuir para a formação dos novos profissionais enquanto ainda há tempo de retificar desvios. Além disso, o ranking dos melhores alunos em cada região acaba refletindo o
investimento e/ou tradição das melhores faculdades. A comunidade local começa a identificar tendências em educação e as instituições de ensino envolvidas na competição podem identificar os pontos positivos e as falhas de seus competidores.
Uma competição saudável, barata de ser implementada e que conta com o apoio nacional das principais revistas Java brasileiras e empresas interessadas nos jovens talentos revelados durante a competição.
Se o seu JUG ainda não tem um PUJ planejado para 2009, fale com seus coordenadores. Ainda há tempo de organizar o PUJ na sua cidade ou estado.
Página do PUJ: http://kenai.com/projects/puj/pages/PUJ-BR