Preencher JTable com Dados do BD em Partes

Olá a todos…

Estou precisando solucuionar o seguinte problema: No banco de dados da minha aplicação existem tabelas com milhares e até milhões de registros. Estes dados são apresentados em várias JTables pelo sistema, porém quando uma quantidade de dados muito grande precisa ser buscada, o processo torna-se um pouco demorado e se ocupa grande quantidade de memória.

Eu gostaria, então, de preencher os dados da JTable aos poucos, ou seja, a medida que o usuário rola a barra de rolagem para baixo a aplicação vai buscando os dados no banco de dados e adicionando à JTable.

Alguém possui alguma dica de como posso fazer isso?
Como buscar os dados do BD aos poucos e irem adicionando estes a JTable?

Obrigado a todos pela ajuda…

Nossa Ricardo Luis, porque tantos registros assim? tenho JTables que possuem até 300 registros e não há tanta perda de perfomance.

Se tem tantos registros como vc diz não é melhor impor uma restrição para sua busca? Até mais que com mais de 500 registros coitado do usuario pra procurar o que ele quer…

Se vc realmente quer mostrar todos os registros, e estes passam das centenas não seria viável usar um gerador de relatórios?

Quem define os parâmetros da busca é o usuário a partir de um filtro. O problema é que dependendo dos parâmetros de busca definidos por ele a consulta retorna uma grande quantidade de registros, as vezes milhares.

Por isso eu gostaria de efetuar as buscas no banco de dados por partes, e é isto que eu gostaria de fazer…

Alguma sugestão?

[quote=RicardoLuis]Por isso eu gostaria de efetuar as buscas no banco de dados por partes, e é isto que eu gostaria de fazer…

Alguma sugestão?[/quote]

Paginação.

Usar paginação não é interessante. Os clientes já estão acostumados da busca automática (assim que é feito no sistema em Delphi). Para eles é inviável eles terem que ficar percorrendo páginas e páginas, a busca deve ser feita a medida que é necessário.

Alguma ideia de como fazer isso?
Sugestões?

O próprio Genesis, que é o framework do Mister__M, implementa essa “paginação transparente” (que aparenta para o usuário como se todos os dados já estivessem carregados no JTable).

Hmm… Obrigado… Irei dar uma olhada.

Qualquer coisa volto a postar aqui minha dúvidas.