Preciso de um cronograma de estudos para java

Sou um completo iniciante na área de programação e faz uns 2 meses que comecei a estudar java, o que aprendi até o momento é:
Algoritmo, onde aprendi sobre:
tipos primitivos e declaração de variaveis
operadores aritméticos
operadores relacionais
operadores lógicos
ordem de precedência
estruturas condicionais
estruturas de repetição
rotinas/procedimentos
passagem de parâmetro
vetores
então em java aprendi todas essas coisas acima e:
camel case
wrapper class
conversão de variaveis
constantes
classe math
classes e instanciar objetos
encapsulamento (-/#/+)
getter, setter e constructor
interface e metodos abstratos
herança
polimorfismo de sobreposição
polimorfismo de sobrecarga
assinatura
mais uma coisa ou outra q devo ter esquecido

Agora não sei para onde vou, não sei o que aprender a seguir to uns 2 dias como barata tonta sem conseguir aprender nada pq acabo tropeçando em artigos que aparentemente são muito avançados para mim pois não consigo entende-los. Então é isso, o que devo aprender agora? alguém poderia me passar algum tipo de cronograma?

@Andryel_Prestes você já viu bastante coisa em, acho que você pode dar um passo além e partir para frameworks e padrões de projetos:

Padrões de Projeto em Java (refactoring.guru)

Você também pode aprender sobre Estrutura de Dados em Java, inclusive eu tenho um canal no YouTube no qual estou postando vídeos de Java (inclusive esse de Estrutura de Dados), se você tiver interesse:
Academia dos Devs - YouTube

Existem vários frameworks que você pode aprender, como: java para Web com algum framework, criando interface gráfica (Java Swing ou JavaFX), desenvolvimento de jogos, etc. Com esses frameworks, você vai acabar aprendendo coisas novas da linguagem também.

De interface gráfica, eu tenho uma playlist que ensina a criar um projeto com interface gráfica usando Java Swing, não é um framework do momento mas acho que você vai gostar:

Criando um programa em Java que executa jogos - #1 Navegação entre telas - YouTube

O canal ainda está no início, mas em breve terá mais coisas avançadas como as que eu citei.

Espero que te ajude de alguma forma, bons estudos :wink:

Cara, minha dica é (pelo menos o que mais funcionou para mim) tente botar ideias em código. Crie ideias de programas, ferramentas, funções e tente programar isto. O melhor jeito de se aprender é fazendo na prática de fato, você pode aprender a declarar variaveis na teoria mas somente quando precisar num código é que você vai aprender de fato como funciona, para que serve.

Faça projetos mesmo que você não saiba como executar. Essa curiosidade ou obstáculos que temos na jornada de um projeto é que ensina e forma programadores. Ao meu ver, você separar uma linguagem de programação por Sumários de conteúdo cria um programador muito antenado em partes didáticas e pouco antenado na lógica da programação de fato. É sim importante saber a teoria, mas a prática fixa de fato o que você sabe e te abre visão sobre conceitos conteúdos a serem aprendidos e é isso que está lhe faltando, abranger sua visão para saber onde ir aprender, você só vai ver demanda de conteúdo quando houver necessidade dela.

1 curtida