Preciso de orientações sobre interface gráfica e mercado de trabalho

Boa tarde,

Estou fazendo um curso de Java, e a grade do meu curso não tem o foco na interface gráfica.
Gostaria de saber dos companheiros, qual a indicação para a camada de apresentação(Swing, Flex, etc…) para inciar os meus estudos?

Gostaria também de uma orientação quanto ao mercado de trabalho para o Java (devo apostar minhas fichas no desktop ou na web)?

Obrigado,

Ricardo Spinoza

Se escolher Web pode crer que não vai faltar serviço - por exemplo, aqui na firma há vários projetos Web usando Java, mas desktop é só um (uma applet gigantesca, da qual todo mundo que ouve falar foge… - é que ela é um verdadeiro frankenstein, mexida por um monte de programadores Java que sabiam muito bem Web, mas Swing só ouviram falar - e já viu como é que ficou.)

Pode ser que você ache projetos em Java Swing, mas é um pouco difícil, por que usualmente o pessoal prefere construir aplicações Desktop em .NET (C# ou VB.NET), porque é mais rápido e produtivo.

É interessante saber bem Flash (usando Flex ou não); sempre tem alguma coisa para fazer em Flash. A maior parte das aplicações que antigamente exigiam applets podem ser feitas perfeitamente por um Flash.

Ricardo, sem dúvidas, foque o mercado web, que não para de crescer.

Tu fala tanto nessa applet que eu já fiquei até curioso.Quantas linhas ela tem?

Blz pessoal, vou então vou apostar minhas fichas no java pra web!!

mas estude um pouco de swing tb… algum dia vai precisar fazer uma coisinha ou outra…

Exatamente a maior demanda é para WEB, mas hoje já não é mais aquele monstro de 7 cabeças o desenvolvimento desktop em Java, algumas ferramentas como NetBeans podem te trazer ótima produtividade, e hoje em dia como na WEB existem frameworks que facilitam o desenvolvimento como o GENESIS e o SWINGBEAN para serem usados.

Pessoal,

Pesquisando na Web encontrei duas possibilidades de interface para web: Google Toolkit e Adobe Flex.

Qual, destas tecnologias seria mais interessante de aprender para desenvolvimento web?

Obrigado

[quote=ricardospinoza]Boa tarde,

Gostaria também de uma orientação quanto ao mercado de trabalho para o Java (devo apostar minhas fichas no desktop ou na web)?

Obrigado,

Ricardo Spinoza[/quote]

Web, preferencialmente WEB 2.0, interfaces ricas. (AJAX, JSF, JavaFX, Flex e etx);

Aplicações WEB, java comanda! E é onde o mercado tem grande demanda.