Passos para projeto modular usando Ant
Dentro do NetBeans
1.File
1.1 New Project
Categories
Java with Ant
Do lado direito
Java Modular Project
Clica Next
Project Name [cria um nome]
Platform // Escolha a JDK 17
Clica Finish
Devera aparecer em Projects o nome do seu projeto
No projeto Clica com o Botao Direito do Mouse
- New
1.1 Module (Procura Esse nome)
[com.meuprojeto.modular] // pode ser qualquer nome, mas pensa em algo exclusivo
Clica Finish
Devera aparecer algo tipo
<SeuProjetoNome>
<com.meuprojeto.modular>
<classes>
<default package>
module-info.java
Clica com o botão direito do Mouse sobre <classes>
1.New
1.2 Java Package
[com.projeto.facul] // pode ser o nome que desejar
Clica Finish
<SeuProjetoNome>
<com.meuprojeto.modular>
<classes>
<default package>
module-info.java
com.projeto.facul
Agora, antes de criar o programa e aparecer uma tonelada de errinhos vamos resolver a sua pergunta desse topico
Em seu <SeuProjetoNome>
Clica Botao direito do Mouse opção
Properties // clica nele
Categories
Aba Compile
Modulepath [+] ← clica aqui
Escolha Add Jar/Folder
Procura o diretorio em que o JavaFx foi instalado dentro da sub pasta lib
javafx.base.jar
javafx.controls.jar
javafx.fxml.jar
javafx.graphics.jar
javafx.media.jar
javafx.swing.jar
javafx.web.jar
Embora nesse exemplo não vamos precisar de todas as jar(s) mas colocaremos todas, na pratica poderá colocar somente as que for usar
Dentro do Projeto procura
module-info.java // Clique Duplo
Vamos requisitar os modulos que nossa aplicação usará e a liberaçao do nosso modulo
module com.meuprojeto.modular {
requires javafx.base;
requires javafx.controls;
requires javafx.graphics;
requires javafx.fxml;
}
No Projeto
<com.projeto.facul> // clica Botao direito do Mouse
1.New
1.1 Java Class
Class Name [OlaMundoFX]
Clica Finish
OlaMundoFX.java ← Duplo Clique
cola esse programa
package com.projeto.facul;
import javafx.application.Application;
import javafx.scene.Scene;
import javafx.scene.control.Alert;
import javafx.scene.control.Button;
import javafx.scene.control.ButtonType;
import javafx.scene.layout.StackPane;
import javafx.stage.Stage;
public class OlaMundoFX extends Application {
public static void main(String[] args) {
launch(args);
}
@Override
public void start(Stage primaryStage) {
StackPane pane = new StackPane();
Button b = new Button("Ola");
b.setOnAction( (e) -> {
Alert alert = new Alert(Alert.AlertType.CONFIRMATION);
alert.setTitle("Confirmacao");
alert.setContentText("De Autenticidade");
alert.showAndWait();
if( alert.getResult() == ButtonType.OK ) {
// nada faca nada
}
});
pane.getChildren().add(b);
primaryStage.setWidth(300);
primaryStage.setHeight(500);
primaryStage.setScene(new Scene(pane));
primaryStage.setTitle("Ola Mundo FX");
primaryStage.show();
}
}
Vamos roda-lo agora
OlaMundoFX.java // Botao Direito do ?Mouse
1.Run File
Ops !! deu erro …
Para resolver isso abra
module-info.java
e inclua
exports com.projeto.facul;
module com.meuprojeto.modular {
requires javafx.base;
requires javafx.controls;
requires javafx.graphics;
requires javafx.fxml;
exports com.projeto.facul; // pronto
}
Agora irá rodar de boa
Bons Codigos !!!