Pré Lançamento do OpenFaces 3.0, compatível com JSF 2.0

[quote]O mês passado, a TeamDev anunciou o pré lançamento do OpenFaces 3.0. O lançamento oficial da versão 3.0 está prevista para junho deste ano. Este pré lançamento é uma versão do OpenFaces compatível com o JSF 2.0.

Esta nova versão 3.0 estende toda a biblioteca existente, além de adicionar 6 novos componentes:

* Filtro complexo de critérios utilizando o novo componente CompositeFilter
* Componentes de layout com o novo componente LayeredPane
* A nova funcionalidade nos botões extendidos
* Command link com suporte Ajax
* Componente checkbox com suporte Ajax
* Customização de aparência.

Outras melhorias foram feitas nas funcionalidades do DataTable e do TreeTable. Esses componentes ganharam novas funcionalidades como scroll do conteúdo vertical e horizontal com header e footer estáticos, reordenação das colunas através de drag&drop e customização da visibilidade da coluna. A API foi revisada, possibilitando diversas extensões de filtros, incluindo:

* Customizar parâmetros de procura
* Case sensitivity
* Colocar filtros dentro de fora da tabela.

É esperado que as versões 2.x do OpenFaces sejam mantidas em paralelo com as versões 3.x, enquanto houver interesse na versão 1.2 do JSF. A intenção é manter as mesmas características em ambas versões.

Os lançamentos de Junho do OpenFaces 2.1/3.1 também incluirão:

* Componente SelectOneMenu melhorado
* Componente WeekTable, análogo ao componente DayTable, mostrando os eventos para a semana
* Componente MonthTable, análogo ao DayTable, porém mostrando os eventos do mês
* Componente Timetable, que exibe um calendário de eventos com diversas visualizações (Os componentes DayTable / WeekTable / MonthTable combinados)
* Extensões do DataTable.

Planos para o futuro incluem:

* Componente MenuBar
* Componente Panel
* Componente ProgressBar
* Customização da listagem de colunas interativas nos componentes DataTable e TreeTable
* Adicionar o atributo nodeDataByKey ao componente TreeTable (similar ao atributo rowDataByKey do componente DataTable para melhorar a manipulação de modificações em dados concorrentes)
* Suporte para exibir uma coluna de checkbox / selection com imagens ao invés de check boxes.
* DataTables e TreeTables aninhadas (com outras DataTables e TreeTables)
* Costomização flexível para paginação
* Tipos gráficos adicionais
* Grupos de validação
* Suporte para IDEs (NetBeans, IBM Rational Application Developer, Sun Java Studio Creator e JDeveloper)[/quote]

fonte: http://www.infoq.com/br/news/2010/05/openfaces_30

legal a notica! o Openfaces é uma boa alternativa de componentes para JSF …

Embora eu não use JSF, é uma boa notícia sem dúvida. É bom ter mais uma opção de implementação JSF, e já temos o ADF (que agora está nas mãos da Apache), a RI da Sun, MyFaces…

Não achei no site deles, mas qual a empresa por trás do OpenFaces?

muito boa noticia mesmo! esperamos ansiosamente pelo RichFaces 4.

Fugindo um pouco do topico, sem querer criar uma grande discussão…

Das bibliotecas de componentes para JSF (openfaces, richfaces, ADF, etc)…

Alguma desposta como melhor?

Melhor no sentido de custo benefício em desempenho/produtividade…

na dúvida use quantas q quiser :wink:

Realmente é bem dificil dizer qual é a melhor…Como disse o Paulo, esperamos anciosamente pelo RichFaces 4.
Atualmente eu tenho trabalhado com RichFaces e PrimeFaces…

Tenho gostado muito dos componentes do PrimeFaces e acredito que seja a única que possui uma versão estável para JSF 2, nesse sentido eles largaram na frente.

Eu venho escrevendo no meu blog alguns tutoriais sobre o PrimeFaces, quem tiver interesse pode dá uma conferida. http://quebrandoparadigmas.wordpress.com/

[]s

se bem q pra quem está obrigado a utilizar jsf 1.1 que nem eu, o que vier é lucro! hahahahha

Por aqui estávamos caminhando pro Icefaces, mas o governo quer padronizar o Richfaces entre os projetos do MEC, então estamos no JSF padrão por enquanto.

Muito bons os novos recursos!!! Valeu

Já aproveitando a deixa, alguém sabe um bom tutorial de jsf 2?

muito legal mesmo!!!

sera que a demora da galera da jboss em lançar o richfaces 4… vai prejudicar muito o richfaces???

Eu estou vendo jee6 por aqui : http://java.sun.com/javaee/technologies/index.jsp

[quote=rdgms]muito legal mesmo!!!
sera que a demora da galera da jboss em lançar o richfaces 4… vai prejudicar muito o richfaces???
[/quote]

Por enquanto não, se conseguirem fechar até o final do ano, tá valendo. Ainda mais porque o HTML5 está vindo aí e ainda tem o Java 7.