Pra uma pessoa ser um profissional de programação ou TI ela precisa saber muito mais que apenas o tutorial que as proprias linguagens dao?

e aí alguém sabe?

Com certeza. Começando por saber escrever em português.

1 curtida

TI é uma das áreas que mais exigem conhecimento. Pra confirmar isso, basta pesquisar as vagas em aberto e ver o quanto de requisitos elas pedem. Então sim, precisa saber muito mais do que um tutorial ensina.

Se eu concordo com o calhamaço de requisitos que as empresas geralmente pedem? Não, nem um pouco.

Claro que sim. Os tutoriais da linguagem te ensinam a usar recursos especificos da tal linguagem.

O profissional é mais do que um simples usúario da linguagem, ele cria soluções e aí já entram conceitos diversos como design patterns, frameworks, praticas recomendadas, ferramentas de build, controle de versão, testes de unidade, testes de integração, configuração do sistema.

Claro que se vc só esta começando, não se assuste. Vc vai aprendendo gradativamente, mas como vc falou do profissional, já imaginei a figura de alguém já estabelecido no mercado.

Esclarecendo mais um pouco …

Não se trata de número de linguagens e frameworks que o profissional conhece, mas principalmente os fundamentos da computação: lógica, estruturas de dados, projeto orientado a objetos, padrões de projeto, bancos de dados, redes, sistemas operacionais, etc.

2 curtidas

Ou seja, todo dia aprendendo algo novo e sabendo que logo o conhecimento que tem fica obsoleto com um curto espaço de tempo. Salvo os fundamentos*

Eu sou muito inseguro quanto ao meu conhecimento em programação, acho que devo esperar um pouco!