Falae blz pessoal,
Entre essas duas faculdades de SJC, qual a melhor pra cursar Engenharia da Computação? IBTA ou UNIVAP?
Vi que o IBTA atingiu notas melhores no ENADE do que a UNIVAP, sem contar que a UNIVAP não tem uma fama muito boa, portanto estou pensando em optar pelo IBTA.
O que vocês acham?
Eh eu ouco falar bem do IBTA, e muito mal da Univap. Sem contar que IBTA eh mais conceituada nos cursos de TI.
Mais alguma opiniao ai?
Eu preferiria fazer o vestibular da FATEC de tarde. Está pouco concorrido, vc não paga mensalidade já que a FATEC é pública e vc sai formado em 3 anos. Os alunos de lá tem saido da faculdade e conseguido emprego sem grandes dificuldades. Ainda tem o curso da Unifesp também de Engenharia de Computação.
Por último, ainda tem o ITA, mas aí o buraco já é mais embaixo :lol:
renzonuccitelli
Na época que você cursou ITA, você fez algum cursinho especifico ?
Fiz Roquete, no Rio de Janeiro. Em SJC o Poliedro é o melhor para esse objetivo. Na época consegui bolsa de 100% pq eu tinha uma boa base de segundo grau, tinha feito colégio naval. Então se vc tem uma boa base, consegue bons descontos, já que cursinhos visam a publicidade de passar vários alunos nas boas faculdades.
Mas se eu fosse só considerar o curso, eu hoje preferiria a Fatec, onde dou aula. curso de 3 anos focado na área. No Ita “perdi” 2 anos só de engenharia fundamental, fisica, química e matemática. Lógico que o diploma de lá abre muitas portas, mas o preço para conseguí-lo também é alto.
Então, a base do ensino médio que vou ter ao fim do 3° ano é boa, estudo numa ETEC, é a 4° melhor do estado, então o ensino na teoria é pra estar num bom nível de ensino. Estava pensando em fazer Poliedro, cursinho normal mesmo, sem ser especializado para o ITA, pois é meio inviável, e não estou afim de passar 7h por dia num lugar meio isolado, só para passar no ITA.
Acho que pra passar na Fatec um bom ensino médio é suficiente. Como disse, se a intenção for curso de TI, acho uma boa. Forma rápido, 3 anos, e já entra no mercado.
Aqui em Jundiaí tem FATEC e dois cursos na área de TI.
Mas fico meio com o pé atrás quanto à graduação da FATEC, por ser técnologo.
As vezes acho que é melhor fazer uma USP, Unicamp ou UNESP da vida, mesmo que precise um pouco mais de esforço.
[quote=LucasAdri07]Aqui em Jundiaí tem FATEC e dois cursos na área de TI.
Mas fico meio com o pé atrás quanto à graduação da FATEC, por ser técnologo.
As vezes acho que é melhor fazer uma USP, Unicamp ou UNESP da vida, mesmo que precise um pouco mais de esforço.[/quote]
Pode fazer um pouco de sentido. Mas o fato é que depois de uns 3 ou 5 anos de formado, sua faculdade deixa de pesar no currículo, que dá lugar à sua experiência profissional. Então olhando a longo prazo, eu faria a Fatec para ganhar dois anos, aprender o básico que a faculdade ensina, e já colocar experiência no currículo. Se vc ainda colocar mais um ano de cursinho para passar nas faculdades mencionadas, quando o Engenheiro sair da faculdade, o cara da fatec já tem 3 anos de experiência.
Acho que também vai de vocação. Se eu voltasse no tempo hoje e soubesse que queria atuar na área de TI, faria Fatec. Ia ser mais feliz em termos de curso, pq foi muito chato ter que estudar um monte de química, física, matemática e hardware para não usar em lugar nenhum… :twisted:
Sucesso em sua escolha.
Eu entendo que uma federal seria melhor, etc, etc…
Mas minha pergunta é ‘entre essas 2 faculdades’ qual seria a melhor.
Por favor não vamos fugir do assunto principal, pq seria até bom pra mais gnt tbm se informar, pq nunca vi ngm debater sobre essas duas universidades em nenhum fórum.
Fatec é estadual :twisted: para mim nunca foi opção pagar para estudar. Então eu iria para a Fatec, que é melhor que as outras duas, e sem pagar.
E não sei se não perceberam, mas na Fatec de SJC, no período da tarde, tem muita vaga sobrando. Chegou época de ter 0,8 aluno por vaga, ou seja, só colocar o nome para passar. Agora está um pouco mais apertado, mas não muito.