Postgres - Problema com Acentuação

Estou usando o postgres 8.1, ide: netbeans(visual web pack) e estou com o seguinte problema:

Quando passo um texto COM ACENTO do postgres pro java ou vice versa, a parte da acentuação é alterada.

Ex: pegando o nome da cidade no banco e colocando no atributo do objeto endT. onde rs é o resultset
##########################
endT.setCidade(rs.getString(“cidade”));
##########################

Neste caso, o nome Maceió vira: Maceió

Alguma idéia do que pode ser?

Grato

VENOM

Olha, você de ter criado o banco com a codificação ASCII ou alguma que não possui suporte para acentuação. Crie um novo banco com a codificação UTF-8 que dará certo.

Hmmm, olhando a documentação do postgres, pode ser isso!

Mas ae tem um problema:
Abase é acessada por uma aplicação delphi via odbc sem problema algum com os acentos.

Perguntas:
Tem como alterar a codificação da base existente sem cria-la novamente?
A alteração afetaria a aplicação delphi?
Tem como o java contornar o problema sem alterar a base de dados?

tbm estou com este mesmo problema e o meu banco esta UTF8, mas o erro so ocorre qndo estou mandando salvar atraves da aplicacao…

na migração nao ocorreu esse erro

o meu problema é exatamente igual o do ds311072, alguma solução? to procurando uma aqui, mas quem puder ajudar agradeço.

Opa, post ressuscitado!! rs

Essa semana tive um problema parecido usando Sybase, resolvi assim:

String texto = "áéíóúÁÉÍÓÚ";
byte[] array = texto.getBytes();
String textoTratado = new String( array,  "ISO-8859-1")

Abs!

Opa, post ressuscitado!! rs

Essa semana tive um problema parecido usando Sybase, resolvi assim:

String texto = "áéíóúÁÉÍÓÚ";
byte[] array = texto.getBytes();
String textoTratado = new String( array,  "ISO-8859-1")

Abs![/quote]

opa vlw! isso aí funcionou, vou usar futuramente dependendo do caso, mas no caso do problema que eu tava aqui, não precisei resolver nada. o meu supervisor disse que na verdade o usuário vai poder digitar seu nome com acentos e etc, mas que na hora que isso vá pro banco tem que ir tudo maiúsculo e sem acentos, faz parte das informações que agente quer, em relação ao tipo de formatação, mas isso que vc postou resolveria o problema, obrigado ^^

Que bom que funcionou cara!
A melhor coisa é tratar o encode no momento do cadastro, porque quase sempre o encode do banco de dados vai ser diferente do encode do Java.

Adicione [RESOLVIDO] no titulo do seu post.

Abs!