Tive este mesmo problema ontem quando fiz a instalação.
Este problema acontece porque lá no Serviços do Windows (Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços)… Você altera o usuário de Logon do serviço, pois o mesmo tenta utilizar uma conta que própria dele, então você altera para “Conta do Sistema Local”. Fiz este procedimento aqui e funcionou.
OBS: Neste versão não é preciso instalar o PgAdmin separado pq já vem na instalação.
Clique com o botão direito em "Meu Computador -> Gerenciar -> Serviços e Aplicativos -> Serviços"
Clique em “Serviços”, a direita entre outros serviços aparecerá “PostgreSQL Server 8.3”, clique com o botão direito vá em “Propriedades”, certifique-se que em “Tipo de Inicialização” esteja “Automático”. Vá na aba “Logon”, e marque a opção “Esta Conta”, clique em “Procurar”, vai abrir uma janela “Selecionar Usuário”, nela clique em “Avançado”, depois clique em “Localizar Agora”, daí todas as contas serão listadas. Escolha a conta em que você usa o Postgre clicando nela, depois clique em “OK”, em seguida informe a senha e conclua o processo clicando em “Start Server” que está o menu “Iniciar->Prodgramas->PostgreSQL 8.3”.
Acho que isso irá resolver, caso contrário reinicie a máquina e tente conectar com o PgAdminIII. Se o erro persistir, desinstale o Postgre, e após reinstalá-lo repita o processo.
No caso da falha na autenticação, o usuário padrão é “postgres” e a senha é a que você informou na instalação, depois disso marque “Armazenar senha” para não ter que ficar digitando toda a hora, claro se isso for viável no seu caso.
A conta a selecionar é a qual você está logado e a senha é a senha da máquina. Vamos tentar solucionar isso, calma! Ah e na hora de conectar lá no PgAdminIII o usuário é “postgres”, e a senha é a que você definiu na instalação.
Eu também não consegui fazer rodar o PostgreSql 8.3.7-1 em minha máquina. Faz a mesma coisa que com o colega Zabeu. Zabeu que versão vc baixou e instalou e funcionou? Eu não fiz os testes aqui passado, vou tentar em minha máquina para ver se eu tenho mais sorte que o Zabeu, mas o Start Server não funciona e o servidor não entra.
Caros Amigos, sei que este post está meio antigo, mas para quem vai fazer pesquisa, como eu fiz, é muito útil…
Bem estava com a mesmo problema de não conseguir conectar no PGAdmin III, estou usando o Windows Vista, acreditem… era necessário, em meu PC uso o KUBUNTU e nunca tive problemas com o PG… bem continuando tentei todas as dicas, colocar “Usuários Avançados” na conta do postgres, dar permissão nas pastas, configurar firewall, nada resolvia. Foi então que tentei intalar o PG definindo sua localização na raiz do C:. Uala… funcionou… esse Windows é um cara de pau mesmo.
Aliás, isso que você fez é uma coisa que eu faço com todos os aplicativos/bancos de dados/frameworks/IDE’s/JVM’s que eu uso pra desenvolvimento no Windows… SEMPRE instale na raíz, nunca em “pastas do sistema”, tipo “Arquivos de Programas”, blablabla… o Windows lida de maneira patética com essas pastas, principalmente as que contém espaço… ele sempre se perdeu, e até hoje sempre se perde por causa dessas pastas…
Eu recomendo, reduzam o caminho (path) de instalação o máximo que puderem, sempre… de preferência, na raíz do disco…
Todo o caso era uma questão de senha da conta do usuarios postgres. Em todo caso era possivel realizar uma configuração no arquivo pg_hba.conf para que o usuario root acessando o postgre da maquina local não fosse exigida a senha. essas diretrizes de segurança normalmente são definidas nas maquinas de desenvolvedores e o arquivo pg_hba.conf ficaria como segue:
# TYPE DATABASE USER CIDR-ADDRESS METHOD
# IPv4 local connections:
host all postgres127.0.0.1/32 trust
host all all 127.0.0.1/32 md5
# IPv6 local connections:
#host all all ::1/128 md5
a linha
host all postgres127.0.0.1/32 trust
é que define que seja qualquer banco o usuario postgre acessando do host local(127.0.0.1) é confiavel (trust)