Pós graduação Ita/Stefanini

Motivos pela escolha da PUC:

-Acesso mais fácil para mim;
-Valor mais baixo;
-Achei que os assuntos abordados pela PUC encaixavam mais do que do ITA. Cada um tem suas necessidades e vontades diferentes.
-Os dias e horários da PUC eram melhor para mim.
-Carga horária da PUC menor. Afinal na época eu estava “morta de tanto fazer hora-extra”. Ainda bem que hoje eu reverti essa situação.

Acho que é isso aí.

Veja informações do curso da PUC
http://cogeae.pucsp.br/curso.php?cod=170909&uni=SP&tip=RE&le=L&ID=13

[quote=renzonuccitelli]
Por fim, acho que tenho mais dados para opinar sobre o assunto do que alguém, que nem me conhece, pra me desacreditar dizendo apenas “não sonha”. Em nenhum momento tentei desacreditar a opinião dos outros nessa Thread, apenas coloquei meu ponto de vista para ajudar o autor do post. Assim hajo pq acredito que ninguém seja o dono da verdade.[/quote]
Não sonha, o vestibular do ITA é um dos mais difícil de se passar no Brazil, e fora que o processo de graduação de um aeronauta é orientado a engenharia,o graduado pode optar no 5ºAno a matéria em que se especializar.

Seu intuito é publicitário, não realista.

Senhores o valor desse curso hoje é de 18 x 900!!

[quote=renzonuccitelli][quote=Marcio Duran][quote=renzonuccitelli][quote=Mavericks]Um amigo do serviço está fazendo esse curso.
Fala muito bem a respeito, diz que tem ótimos professores e o conteúdo é muito bom.

Mas percebo que é um curso voltado para acadêmicos.
Se você quiser dar aula é o lugar certo.

E não espere moleza…[/quote]

Bom, posso dizer por experiencia própria, que realmente o curso deve ser de cunho academico. Contudo, se vc já tem experiencia, vc consegue absorver muita coisa boa e começar a fazer uso de boas práticas no dia-a-dia. As vezes é bom ter um pouco de embasamento teórico para se fazer as coisas. E outra, só a fato de vc querer se especializar e colocar o ITA no seu currículo já vai ser uma boa coisa, podendo ser um diferencial no seu currículo.
Ah, e realmente, se for fazer a pós e se destacar, pode ser que consiga pegar umas dicas pra dar aula lá. Além do salário de professor ser razoável, aqueles que querem ganham uma boa grana prestando consultoria.[/quote]

Você quer comparar ITA com Stefanini ITA ? não sonha.[/quote]

Acho que posso comparar sim, visto que fiz 5 anos de graduação lá, e tb fiz 3 cadeiras de mestrado no PIGM - Programa Integrado de Graduação e Mestrado. Eu até já estava aprovado para o mestrado lá, e o prof Clóvis seria meu orientador no mestrado.
A Stefanini possui uma fábrica de software dentro do prédio de computação no ITA há mais de 4 anos, oferecendo estágio para os alunos que lá estudam, em nível de graduação e pós graduação. Assim, é muito provável que o curso se de no próprio ITA, só com os professores de la. Então tenho certeza que as aulas nao fugirão do nível que é dado no mestrado e na graduaçào, ainda mais conhecendo os professores (Fiz duas matérias com o Parente, duas com o Paulo André e uma com o Clóvis).
Por fim, acho que tenho mais dados para opinar sobre o assunto do que alguém, que nem me conhece, pra me desacreditar dizendo apenas “não sonha”. Em nenhum momento tentei desacreditar a opinião dos outros nessa Thread, apenas coloquei meu ponto de vista para ajudar o autor do post. Assim hajo pq acredito que ninguém seja o dono da verdade.
Meu intuito com minha resposta é somente pra que os que lerem possam ler e chegar às suas próprias conclusões e tb apresentar os dados da minha experiencia com relação aos professores e o relacionamento Stefanini-ITA.
Espero ter contribuido positivamente para o tópico.

[/quote]

realmente inglês ajuda, mas não resolve… eu que o diga.

Eu tb, estou me beneficiando da questão, e nada como uma opinão bem fundamentada de quem estudou no Ita e que conhece os professores. Ainda bem que tem pessoas que se dispõem a ajudar pra valer. Eu vou nessa! Valeu Renzo.

Olha cara, no meu caso, já deixei de pegar oportunidades muito interessantes justamente por causa do inglês. Umas oportunidades com salários altíssimos, outras com home-office e até mesmo patrocínio de vistos de trabalho em outros países, justamente por causa do inglês. “Falar” inglês “até” falo, agora falar que nem gente, “quase” fluente etc eu não falo, na verdade, sou um zero a esquerda comparado com a galera gringa. Pra mim o inglês é obrigação, estou vivendo bem sem ele, mas poderia viver melhor ainda se tivesse-o, saca?

Vai de pessoa pra pessoa…

[quote=lavh][quote=Marcio Duran][quote=robinsonbsilva]Bom dia senhores(as),

Alguém teria algo a dizer sobre os cursos de Pós no Ita ministrado na Stefanini???
Estou interessado pelo curso de Engenharia de Software e antes de tudo gostaria de ouvir alguns comentários!!

Link do curso: http://www.stefanini-training.com.br/posGraduacaoEngenhariaDeSoftware_w.asp[/quote]

Prefira aprender Inglês, vale mais apena !!![/quote]

Inglês é obrigação, não é diferencial![/quote]

no Brasil é um diferencial saber falar inglês. muitos sabem ler e escrever, porem comunicacao fluente que eh bom isso eh bem limitado. Tenta ver se vc acha facilmente profissionais de ti com ingles fluente da noite para o dia, levará dias e meses. entao ter o ingles e o uma pos, sem comentarios, o ingles eh o melhor investimento da vida de que um profissional pode fazer.

[quote=akj]Motivos pela escolha da PUC:

-Acesso mais fácil para mim;
-Valor mais baixo;
-Achei que os assuntos abordados pela PUC encaixavam mais do que do ITA. Cada um tem suas necessidades e vontades diferentes.
-Os dias e horários da PUC eram melhor para mim.
-Carga horária da PUC menor. Afinal na época eu estava “morta de tanto fazer hora-extra”. Ainda bem que hoje eu reverti essa situação.

Acho que é isso aí.

Veja informações do curso da PUC
http://cogeae.pucsp.br/curso.php?cod=170909&uni=SP&tip=RE&le=L&ID=13
[/quote]

Já se passaram alguns meses. Como está sua avaliação, até o momento, sobre o curso? Pergunto pois estou a escolher entre a PUC e o ITA/Stefanini.

Se tiver mais uma galera que está fazendo a pós na PUC ou no ITA/Stefanini. Poderia contribuir com suas opiniões?

Pessoal, eu tinha lido no forum sobre o ita e pesquisei na internet e perguntei para um colega sobre o ita. Na opinião dele sobre o curso da stefanini foi: um curso bom não ótimo e DESTACOU-se que os professores chegam atrazados e dispensam mais cedo quase sempre.

Então resolvi fazer e ainda estou lá estudando, no primeiro bimestre é sempre legal e tal. Porém logo no começo percebi que os professores chegavam atrasados e os alunos ficam esperando e essas horas não há reposição, além de dispensar mais cedo quase sempre.

Para págar 18 x 1000 reais e ter esse tipo de situação em uma escola que seria de disciplina por ser militar?

Bem, o problema é se você chegar um pouco atrasado o prof. coloca falta para você e deixa você repetir o curso. Além disso os professores melhores do ITA/Stefanini não é do ITA mesmo mas sim contratados de FORA. Com excessão de 1 ou 2 professores;

O curso é de um anos e totalmente acadêmico, até agora que estou em 3/5 do curso tivemos apenas uma disciplina na prática, o resto é tudo em slides e trabalhos para fazer e entregar, sem nenhuma explicação de exercícios .

Então você acaba pagando o quê? qualidade de ensino? não tem, não tem fiscalização dos professores, o que eles mais gostam de falar e que o ITA é isso e o ita e aquilo, e adoram falar de sua famíla e seus filhos, e enquanto isso você paga lá né.

Alguns professores são arrogamtes, e dizem: poxo o outro conseguiu fazer o trabalho e porqu|ê vc não conseguiu? - Claro há pessoas que estão fazendo o curso que programa em JAVA mais de 5 anos ou são diretores que possuem conhecimento, e quer comparar com quem esta iníciano - ISSO DEIXA QUALQUER UM COM BAIXA ESTIMA MESMO!

Ou seja, você acaba pensando que o investimento so vai servir mesmo para dizer que fez no ITA, porém para mim e quase como comprar o diploma do ITA.

Infelizmente é assim o curso e muitas pessoas desistem do curso, na minha sala comesou com 20 e agora já tem 14.

Não percam tempo lá, a não ser que quer comprar o diploma, os professores a maioria não tem experiência profissional e também querem estar certo assima de tudo, mesmo que você responda correto eles dizem que esta errado!

ITA/Stefanini o ministério da educação deveria fazer uma inspeção lá, além disso o reitor do ITA mesmo acho que nem sabe o que acontece lá.

Afinal é fácil de pegar uma aluno que já entrou sabendo e falar depois, olha esse aluno é o cara, aprendeu lá no ITA…que piada, os caras aprenderam como puxar o saco de alguns professores para dar nota como em qualquer lugar.

Essa é mais uma opinião de esperiência propria.

Opa pessoal,

Esse curso ainda é ministrado nesse ano de 2010?
Tentei entrar no site mas aparece uma mensagem: “This account has been suspended”. Achei estranho.

Pessoal…
acredito que o ingles…atualmente seja uma necessidade básica!!
isto se da…pois a maioria das informacoes sobre tecnologia…sendo elas: artigos, livros…etc…sao em ingles!!!

atualmente mtos estrangeiros tb estao vindo ao Brasil em simposios e encontros…e o ingles eh essencial para o networking…!!

e como ja dito…eh bem possivel que se percam mtas oportunidades pelo ingles…!!

eu mesmo qdo fiz minha ultima entrevista…a decisao de cargo foi feita pelo nivel de ingles!!

este tipo de conhecimento eh mto valido a todos…principalmente aos relacionados a TI…!!!

sobre o Curso da Stefanini-ITA…acredito que seja bastante valida uma pos com este porte…!!
mesmo sendo um pouco voltada a academia…

mas nao se esquecam que existem tb outros lugares…como a PUC e outros centros de treinamento!!

Já que a thread já foi ressuscitada mesmo, vou dar meu depoimento:

Sou ex-aluno do curso de Engenharia de Software deles. E não o sou porque me formei, mas sim, porque cancelei o curso depois de alguns meses. Isso por uma série de fatores, por exemplo:

1. A carga de conhecimento está muito aquém do que eu esperava. Por ter o nome do ITA, acreditei que a carga em conhecimento fosse muito grande. Na verdade, descobrí que dava na mesma fazer pós lá e fazer uma boa faculdade (o que, aliás, foi meu caso. Portanto, o conhecimento não adiantava nada).

2. Acreditava que o nome no currículo fosse grande diferencial. Minha grande decepção foi perceber que, para o mercado, o nome não importa, importa a bagagem. Assim, mesmo que você não tenha feito faculdade, continua sendo bom candidato ao mercado (tendo, claro, bagagem em conhecimento).

3. Os dois itens anteriores me levaram a crer que o investimento (18 x 990,00) não compensava.

4. A entrevista de admissão não chega a ser rígida. Portanto, a maioria dos alunos não chega a ter grande bagagem, também, o que acaba “puxando para baixo” a qualidade do curso.

Pessoal, boa noite!

Estou cursando Gestão Estratégica de Projetos pelo ITA que em parceria com a Stefanini torna possível as aulas serem ministradas em São Paulo.

Particularmente, tenho gostado muito das aulas, dos professores, das ementas, dos trabalhos propostos, da coordenação, do suporte ao aluno enfim, estou adorando cursá-lo.

Não é um curso de baixo investimento e nem fácil de cursar. Os professores e a própria instituição são exigentes tratando-se na qualidade dos trabalhos entregues e demais atividades relacionadas.

Seguem mais algumas informações que eu havia passado por email a um grupo de tecnologia que participo:

A Stefanini Training mantém uma parceria com o ITA onde esta oferece cursos de Pós-Graduação Latu Sensu aqui em São Paulo, sendo algumas aulas no ITA (finais de semana).

São 3 os cursos de especialização oferecidos em regime de parceria:

• Curso de Especialização em Engenharia de Software - CEES

• Curso de Especialização em Segurança da Informação - CESI

• Curso de Especialização em Gestão de Projetos - CEGP

Fontes: http://www.stefanini-training.com.br/novosite/?page_id=260 e http://www.ita.br/especializacao/cursos.html

A parceria resume-se em a Stefanini Training disponibilizar o local físico aqui em São Paulo ao ITA. Professores, cronograma, banca, material, metodologia e demais são do ITA.

Fonte oficial de informações sobre os cursos (domínio ita.br): http://www.comp.ita.br/lato/index.html

Abs.,

Mais ou menos, Suelen… Cronograma , banca, e tudo o mais, são do ITA, realmente, mas pelo menos metade dos professores não são (fato que, aliás, me incentivou a sair do curso, também).

[]´s

Pessoal,

Verdade, parte dos professores são do “mercado”, no entanto, para serem aceitos para ministrar aulas nos cursos de pós Lato do ITA, passam pelo mesmo processo de avaliação/aceitação que os professores do ITA, com as mesmas exigências e rigorosidades.

Gostaria de deixar claro aos leitores de que minha intenção não é defender a instituição ou curso pelo fato de estar cursando-o, mas sim de expôr os fatos, obviamente que, de acordo com minha vivência e relatos que tenho de outras pessoas para, pura e simplesmente, ser mais uma opinião para alguém que esteja analisando opções.

Particularmente, no caso do cuso que estou fazendo, Gestão Estratégica de Projetos, o fato de haver professores do mercado de trabalho, atuantes na área é um ponto positivo tanto por suas experiências quanto por serem já contatos para ingressar na área de Gestão. Eu estou satisfeita com as aulas ministradas pelos professores “de mercado” que tive contato até o momento.

Não possuo conhecimento suficiente para abordar os cursos de Engenharia de Software e Segurança da Informação existentes no ITA-Stefanini.

Sobre cursos de Pós Graduação sobre Engenharia de Software, com base em algumas pesquisas que fiz, eu recomendaria as instituições IPT, IME ou PUC. O curso nestas instituições é Stricto Sensu, no ITA é Lato Sensu.

Abraços!!

[quote=suelengc]
Sobre cursos de Pós Graduação sobre Engenharia de Software, com base em algumas pesquisas que fiz, eu recomendaria as instituições IPT, IME ou PUC. O curso nestas instituições é Stricto Sensu, no ITA é Lato Sensu.

Abraços!![/quote]

O ITA também possui mestrado (Stricto) em Ciências da Computação, em São José mesmo (alguns professores, como o próprio Eduardo Guerra, são doutorandos de lá).

[]´s

Legal.

Tivemos aula de apresentação com o prof. Guerra para falar um pouco do disciplina conciente http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Tecnológico_de_Aeronáutica#Disciplina_consciente.

Desculpe reviver o tópico.

Foi citado o curso de pós graduação do ITP.

Pesquisando encontrei o curso de Mestrado profissional em Engenharia da Computação que tem como linhas de pesquisa Engenharia de Software e Redes
http://www.ipt.br/mestrados_profissionais/1-engenharia_de_computacao.htm

2 questões que não consegui identificar no site.

O Curso é pago? no processo seletivo só consta provas + entrevistas de seleção.
O Curso é stricto senso ou latu senso?

Alguém já fez esse mestrado?

E esse mestrado do ITA/Stefanini aparentemente não existe mais … correto?

Até onde sei os mestrados no IPT são pagos.

O Curso no ITP é Strictu Senso.

Então os cursos no ITP é para formar Mestres porém com foco em atuação no mercado correto?

E se no futuro eu decidir fazer Doutorado em alguma instituição, por ser um mestrado strictu senso é válido correto?

Segue mais algumas informações do site:

[quote]Disciplinas Obrigatórias:

? Engenharia de Software
? Orientação a Objetos-Fundamentos e UML
? Tecnologias da Informação e Organizações
? Metodologia da Pesquisa

Disciplinas Optativas:

Desenvolvimento de Software: projeto, implementação e gestão

? Arquitetura de Software
? Banco de Dados e Datawarehouse
? Engenharia de Requisitos
? Processos de desenvolvimento de Softwares com Ênfase em UP e Modelos Ageis
? Qualidade e Melhoria do Processo de Geração de Software
? Teste de Software
? Arquiterura Orientada a Serviços
? Sistemas Web
? Interface Homem x Computador e Usabilidade
? Segurança da Informação
? Sistema Baseado em conhecimento: conceitos e desenvolvimentos[/quote]

[quote=mausexdd]O Curso no ITP é Strictu Senso.

Então os cursos no ITP é para formar Mestres porém com foco em atuação no mercado correto?

E se no futuro eu decidir fazer Doutorado em alguma instituição, por ser um mestrado strictu senso é válido correto?

Segue mais algumas informações do site:

[quote]Disciplinas Obrigatórias:

? Engenharia de Software
? Orientação a Objetos-Fundamentos e UML
? Tecnologias da Informação e Organizações
? Metodologia da Pesquisa

Disciplinas Optativas:

Desenvolvimento de Software: projeto, implementação e gestão

? Arquitetura de Software
? Banco de Dados e Datawarehouse
? Engenharia de Requisitos
? Processos de desenvolvimento de Softwares com Ênfase em UP e Modelos Ageis
? Qualidade e Melhoria do Processo de Geração de Software
? Teste de Software
? Arquiterura Orientada a Serviços
? Sistemas Web
? Interface Homem x Computador e Usabilidade
? Segurança da Informação
? Sistema Baseado em conhecimento: conceitos e desenvolvimentos[/quote][/quote]

Aproveitando o topico. Você sabe o valor ?