Portal Bradesco migrado de .NET pra Java

na tela inicial ou de login ao IB, onde tem os campos de Agencia e Conta, do botão OK para frente é Java.

Tirando a tela de login, o resto é .Net ou tecnologia Microsoft.

[quote]na tela inicial ou de login ao IB, onde tem os campos de Agencia e Conta, do botão OK para frente é Java.

Tirando a tela de login, o resto é .Net ou tecnologia Microsof[/quote]

do que voce esta falando?

Acho que a questão está relacionada a confiabilidade e estabilidade da plataforma. :wink:

Realmente queria entender o porque?, o C# tem alguns poucos recursos a mais na linguagem, porém a plataforma java enterprise é muito superior… eu trabalho com desenvolvimento de sistemas de um banco gigante e nen da para imaginar sendo em .net.

para começar ter que usar windows server ja é zuado.

mais só queria saber os motivos ja que o vinni é um cara bem experiente, so lembrando que estamos falando de algo enterprise e não de programas desktop.

[/quote]

Você confirmou exatamente o que o Vini falou.
A LINGUAGEM C# é uma linguagem mais poderosa do que Java, justamente por conter alguns recursos que Java não tem.

Ele não falou que a plataforma .Net é mais poderosa do que a plataforma Java.

O fato do Java estar estagnado no tempo é um ponto positivo para clientes conservadores como bancos, nisso eu concordo com vc!

[quote=Diabo Loiro][quote]na tela inicial ou de login ao IB, onde tem os campos de Agencia e Conta, do botão OK para frente é Java.

do que voce esta falando?[/quote]

Do assunto, Portal Bradesco migrado de .Net pra Java, se eu considerar que www.bradesco.com.br é o Portal então, se não me engano, aquilo não é feito em java…

O fato do Java estar estagnado no tempo é um ponto positivo para clientes conservadores como bancos, nisso eu concordo com vc![/quote]

Ja pensou que a toda a migração do conteúdo e serviço( de internet) de um banco para uma nova linguagem, pode levar anos para ser feito ??? isto é, se eles migrarem em 4 anos todo seu conteúdo e serviço para uma linguagem da moda, eles estaram atrasados novamente quando finalizar a migração… :smiley:

[quote=fddo][quote=Diabo Loiro][quote]na tela inicial ou de login ao IB, onde tem os campos de Agencia e Conta, do botão OK para frente é Java.

do que voce esta falando?[/quote]

Do assunto, Portal Bradesco migrado de .Net pra Java, se eu considerar que www.bradesco.com.br é o Portal então, se não me engano, aquilo não é feito em java…[/quote]
Acho que ele esta falando o internet banking…

[quote=fddo]isto é, se eles migrarem em 4 anos todo seu conteúdo e serviço para uma linguagem da moda, eles estaram atrasados novamente quando finalizar a migração… :smiley:
[/quote]

Pelo que entendi… se houve migração, não é porque é “LINGUAGEM DA MODA”… Senão seria Ruby ou o próprio C#…

Tirar toda a Expertisse de uma plataforma que já está há anos no mercado financeiro pra chamar de Linguagem da Moda, é osso…

Agora concordo que se o Motivo foi puramente “não gosto de .NET e prefiro Java” de alguns dos que mandam na bagaça, realmente é um Sr. tiro no pé…

Toda e qualquer migração deve ter um motivo… Acho que os amigos do Bradesco poderiam responder melhor o motivo da migração… Ninguém aqui conhece alguém de lá ??

Abs []

Eu participei de um projeto de online banking do maior banco da alemanha.

Esse banco já tinha o mesmo sistema de online banking funcionando, mas era um sistema antigo, ultrapassado
e de dificil manutenção, e por causa disso eles resolveram migrar a Camada de Visualização para Java,
Por que eles escolheram java ? Porque a JEE está madura e segura e também porque o banco não queria pagar
licença de software para cada maquina se tivesse escolhido .net, fora que todos os outros sistemas do banco já estão em java.

Os bancos não mudam de linguagem porque está na moda, mas eles mudam de tecnologia
apenas quando aquele projeto pode trazer prejuizos por estar com tecnologia e metodologias muito
ultrapassadas.

E mesmo assim, somente a camada de Visualização foi feita, pois todo o resto
já estava feito e funcionando em Cobol e não valia a pena $$ mudar tudo.

[quote=wellington.nogueira]Além de pensar em escalabilidade e etc, vocês chegaram a cogitar padronização?

Ambientes bancários tendem a ter n tecnologias e produtos que muitas vezes não “conversam” entre si.
Definindo uma única linguagem, permite-se uso e reuso de diversas aplicações já feitas.
[/quote]

Com SOA isso não é problema, os recursos são disponibilizados para n plataformas. E tenho certeza que Bancos devem utilizar.

Bom Dia wellington !!

Andei estudando um pouco a respeito de SOA para minha TCC e pelo que entendi por enquanto seguem alguns fatos.

“se o legado não foi feito pensando em SOA” acho que nenhum sistema legado foi feito pensando em SOA, o SOA veio para tentar resolver alguns problemas relativos a integração de sistemas. Ou seja, veio depois. (ainda estou estudando)

“SOA não funciona bem com sistemas legados” , acho que não é bem assim, se der um tempo de você dar uma lida existe um livro chamado : Understanding Enterprise SOA ( ERIC PULIER) que fala muito a respeito disso, SOA como uma solução para a integração com sistemas legados.

Desculpe se estiver falando besteira pois estou começando.

Vlw

nenhuma das aplicações ‘internas’ da bradesco seguros usa jsf… não entendi essa… o banco não deveria seguir a mesma ‘diretriz’? :roll:

nenhuma das aplicações ‘internas’ da bradesco seguros usa jsf… não entendi essa… o banco não deveria seguir a mesma ‘diretriz’? :roll:[/quote]

O Bradesco Seguros usa o quê, você sabe?
Se for Java, talvez eles tenham padronizado a plataforma, mas deixam em aberto os frameworks, até mesmo porque pode ser uma empresa terceira que desenvolveu.

Outra coisa é que o Bradesco Seguros até onde eu sei, funciona como uma empresa separada, tem até gestão distinta.

nas aplicações ‘internas’, jee com um ou dois frameworks ‘proprietários’; mas, isso está mudando… vem aí apps com spring, wicket e uma meia dúzia de frameworks ‘da atualidade’… quanto às diferentes ‘empresas’, bem… deve ser verdade mesmo…

frameworks no bradesco é só struts 1 e JSF…entrando agora um pouco de hibernate…

hmm
Então tem sentido sim eles padronizarem a plataforma pra Java.

Cedo ou tarde a migração iria ocorrer, pois a plataforma da Microsoft é muito restrita e possui sérias limitações. :wink:

Além de pensar em escalabilidade e etc, vocês chegaram a cogitar padronização?

Ambientes bancários tendem a ter n tecnologias e produtos que muitas vezes não “conversam” entre si.
Definindo uma única linguagem, permite-se uso e reuso de diversas aplicações já feitas.

[quote=Leonardo Gaona][quote=wellington.nogueira]Além de pensar em escalabilidade e etc, vocês chegaram a cogitar padronização?

[/quote]

Com SOA isso não é problema, os recursos são disponibilizados para n plataformas. E tenho certeza que Bancos devem utilizar.[/quote]
Sei não…

SOA não funciona bem com sistemas legado.
Tudo bem que o Bradesco usa quase essencialmente COBOL e boa parte da utilização em Java fica mais para a camada visual mas, se o legado não foi feito pensando em SOA, SOA deixa de ser uma resposta aqui sem contar que, padronizando a linguagem, eles podem padronizar muito mais do que a linguagem mas podem definir melhor o produto que querem receber em termos de padrão de código, exigências de conhecimento, custos, etc.

Sem contar que, se não houver uma forma fácil de catalogar/consultar serviços prontos, torna isso bem mais difícil.

Lembrando, não estou dizendo que o Bradesco não usa SOA, e sim que os sistemas-legado não devem estar, em geral, preparados para isso.