Já desenvolvo em java a 3 anos. Em São Paulo, percebo que as pessoas não gostão de desenvolver em java para desktop, motivo esse, considero o principal fator para que java não seja adotado no desktop.
Alguém já pensou nesse assunto? Porque não temos mais projetos em desktop em java
bom o problema não é que o pessoal não gosta de usar java no desktop,
mas pense…
você com um parque de TI com mais de 1000 maquinas, por exemplo,
se desenvolver uma app desktop terá que atualizar 1000 maquinas e em uma posterior atualização do software lá vai a via sacra de atualização de maquinas…
detalhe que esse software pode ser implementado em ambiente web…
e por esse detalhe que o ele é desenvolvido em modo web, ao inves de desktop… ( normalmente aplicações genero office para empresas )
com isso você possui os beneficios, de centralização da aplicação em um servidor, onde quando for atualizar a aplicação irá apenas atualizar um unico lugar, com isso todos os usuários estarão acessando uma versão atualizada da aplicação no próximo acesso, sem a necessidade de ficar atualizando as maquinas do parque de TI da empresa
em suma esse é o detalhe que leva a preferencia pelo desenvolvimento de sistemas web em java, ao invez de desktop, sem dizer que o custo é relativamente menor a um sistema desktop ( isso avaliando a longo prazo, com eventuais atualizações do mesmo ) para a empresa sai mais barato
bom então nessa área de aplicações para empresas genero office, não tem um porque elas serem desenvolvidas para desktop… porém caso seja uma aplicação mais especifica onde será utilizado em algumas estações, como por exemplo, tratamento de imagem de microscópio, de uma divisão de pesquisas da empresa, ae até que compensa mais investir em um software web…
por essas e outras que normalmente existem mais projetos em ambiente web, do que para ambiente desktop em java :razz:
O problema não é nem relacionado a gostar ou não de aplicações Desktop. Eu mesmo, trabalhei pouco com aplicações Desktop.
Nos dias de hoje, há uma alta demanda de aplicações que podem ser disponibilizadas através da web. Sem contar que hoje em dia já é possível ter um sistema web que rivalize em usabilidade de igual para igual com uma aplicação Desktop através de Ajax.
O uso de JWS permitiu um grande avanço na distribuição de aplicações Desktop, mas mesmo assim não chega nem perto à quantidade de aplicações web que são desenvolvidas em Java EE.
Beleza guilherme?
Eu concordo com a sua afirmação.
Mas minha dúvida é, será que desenvolvento com java para web, utilizando ajax e, consequentemente umas 1000 linhas de javascript por página, eu consigo ser mais produtivo que desenvolvendo em swing?
Temos que levar em consideração que em uma aplicação web, temos vários problemas que em uma aplicação desktop não temos. Para citar uma delas é a integração de java com ferramentas como o eclipse, que proporcionan uma facilidade muito grande para o debug, coisa que mesmo usando o firefox, é algo muito dificil em javascript.
Então no caso de se desenvolver usando swing ao invés de html+ajax, não ganho mais em produtividade?