Porque não usar java no desktop?

Nao se aprende muita coisa se nao quiser. Normalmente os projetos de frameworks sao OpenSource, quer aprender como se faz “aquele efeito bacana”, basta olhar o fonte. :wink:
Prazo comanda, nao sei o local que voce trabalha mas aqui trabalhamos com metas semanais, entao reinventar a roda nao rola mesmo… :wink:

Ja foi discutido aqui que uma das grandes qualidades dos desenvolvedores é ser “preguiçoso” ou seja procurar no “google” se alguem ja criou uma biblioteca ou um framework para fazer aquilo que voce precisa, tentar nao reinventar a roda e sim modelar ela a suas necessidades… :wink:

O site dos correios é feito em ColdFusion (.cfm) , tenta outro… :stuck_out_tongue:

[quote=giovani_sc]Importante esse tópico:

Mas independente de ser pagou o não, alguém ja usou o JBuilder? é melhor para aplicações Desktop, que o NetBeans ou Eclipse?

Eu uso o Eclipse com Designer SWT/GWT/Swing
É bom, mas muito lento, e dependendo quando eu altero componentes, como por exemplo o jTable, ele da pau.
Achei muito pouco produtivo para aplicações Desktop, sendo que eu vim do Delphi e foi uma diferença muito grande.

Achei o Java muito melhor, O único problema e na construção de telas para desktop

Alguém tem algo a dizer?[/quote]

JBuilder cria código proprietário, e como os anos 90 já eram, está fora de cogitação.
Telas em swing => Netbeans. Livre, padrão (jdk6 ou swing-layout em vms antigas) e eficiente. Pode continuar usando o editor do eclipse, se achar necessário.

A pouco tempo usei um plugin para o eclipse chamado JIGLOO (Free for non-comercial use.)
Ele deu conta do recado muito bem.

Boa sorte! :thumbup:

Bom, trabalhei um período em um projeto de Java Desktop.

Era um projeto muito grande, mais de 50 telas, algumas bem simples (CRUD) e outras com maior complexiade (N JPanels com componentes criados de forma dinâmica para simular tabelas).

Incrivelmente esse era um dos projetos mais bonitos de se ver (em termos de código), e deixava muito projeto web no chão em termos de organização.

Não foi atoa que o povo tava tão acostumado que tinhamos ferramentas para os diversos problemas, e a mudança para a web foi um choque na turma, era tudo mais complicado mais abstrado e mais difícil de trabalhar (como na verdade é).

Eu vim para esse projeto para ajudar o povo que não tinha visto nada de web, e como eu sabia alguma coisa de swing, então eu fui alocado para lá.

Java desktop pode sim ser muito produtivo, basta ter organização e metodologias para isso.

Pessoal, boa tarde a todos. Meu nome é Paulo sou graduando em Bacharelado em Informática no ICMC/USP e estudo/trabalho a 10 anos, 8 deles dedicados a Delphi. Sou gerente de desenvolvimento da empresa onde trabalho.

Necessário dizer que não considero programador delphi aquele que liga DBGrid na DataSource e acha que está lindo o software. (Essa é a visão que muitos “amadores” tem do Delphi)… e embora ele permita isso, para sistemas complexos simplemente não serve.

Tenho algumas aplicações desktop que pensei em traduzir para Java pela portabilidade, mas não obtive sucesso pelos motivos que eu vou expor.

1.) Desempenho: Meu mercado muitas vezes tem computadores de baixo desempenho. Swing fica com “lag” para digitar numa simples JTextField.

2.) Padrões de GUI e Leiautes. Eu preciso de uma combinação de produtividade, as vezes obtidas com herança ou repositórios, mas sem me amarrar as restrições impostas pelos frameworks de GUI (o que vi do Matisse me lembra o form wizard que é algo que detesto no delphi)…

3.) No delphi eu tenho algumas coisas que talvez por falta de conhecimento, não consigo reproduzir com a mesma produtividade em Java.

Ex’s: Eu quero colocar um botão bem no meio de um form de 200 x 200 e ligar as 4 ancoras… quando eu rodo a aplicação ele está lá no meio do form 200x200. Quando eu redimensiono o form pelo canto inferior direito o botão acompanha o resize, se mantendo no centro com as dimensões alteradas.

Esse é um exemplo tosco, mas tem muita coisa que eu faço usando apenas as ancoras, align’s e constraints de tamanho.

O java me atende em tudo, menos nesse quesito. Se eu uso um framework eu acabo amarrado pelas regras do framework, se eu quero liberdade eu perco MUITA produtividade para o design das minhas GUI’s…

O que eu espero para adotar Java de vez? (Realmente desejo, pq exceto pelas GUI’s tenho muitas vantagens com o Java). Eu quero uma IDE que eu possa colocar um JLabel encavalado em cima do outro… que eu coloque ancoras e que os objetos se alinhem apenas setando alguns atributos pela IDE, sem que eu precise ficar escrevendo código para isso, preferindo gastar meu tempo na codificação das regras de negócio e funcionalidades do meu sistema :slight_smile:

Isso eu consigo fazer com delphi + OO + UML + Model Maker. Só me falta a multiplataforma que o Java me daria :slight_smile:

Se alguem tiver uma dica de onde obter o que preciso eu agradeço muito, e fica aqui minhas opiniões sobre o que eu sinto falta no desktop Java.

[]'s

Boa Noite pessoal!

Porque não usar java no desktop?
Não vejo motivo pra não usar, dependendo claro, da necessidade (num vamo forçar a barra né!).
O Java me dá a possibilidade de trabalhar no desktop mas a MINHA produtividade em Delphi é incomparável, mesmo já estando algum tempo sem trabalhar com Delphi, sei que faço em minutos o que dura horas no Java com NetBeans.
Algumas coisas tem melhorado bastante mas exemplos como do nosso amigo IkkiSamurai e do meu amigo Marcio Santri são importantes, e ainda poderia citar outros probleminhas que tenho na criação das minhas telas.

Creio que o mais importante nesse momento não seria discutir se usar ou não java no desktop, eu, por exemplo, nesse momento preciso desenvolver pra desktop, e sei que é o caso de várias outras pessoas (NECESSIDADE), então creio que seria muito mais produtivo discutir as soluções dos problemas que temos desenvolvendo pra desktop do brigar entre Usar Desktop ou Web.

Se tivermos a necessidade usar Web vamos usar, e daí pra frente discutir o que pode ser bom pra contribuir
com a produtividade.

[QUOTE]então creio que seria muito mais produtivo discutir as soluções dos problemas que temos desenvolvendo pra desktop do brigar entre Usar Desktop ou Web. [/QUOTE]

Isso aí amigos, até pq existem cenários específicos onde um é vantajoso em relação ao outro. Para os mais novos que não tiveram tanto contato com o desktop… algumas GUI’s mais sofisticadas, com diversos drags and drops em “grades” não triviais ou processamentos de pesadas threads de calculo “client side” justificam a existencia de aplicações desktop.

Nem considerei LAF, desde que eu consiga colocar imagens e sobrepor os componentes em cima e trabalhar com o que chamamos no delphi de owner draw.

Já que mudamos o foco da discussão
então vai um dos meus problemas.

Até hoje não consegui herdar frames com alguns componentes
na tela como faço tão bem no Delphi, alguém tem alguma sugestão,
e que não seja aquela mostrada no FAQ do NetBeans
http://wiki.netbeans.info/wiki/view/FaqFormExtendingForms
Isso eh horrível.

Olá

[quote=lina]
2º Olhei muitas pessoas falando do trabalho para fazer uma aplicação em java, que no TAL delphi é só clicar com o mouse e mudar as propriedas (poxa! legal!), mãs… na minha opinião, quando a coisa é muito facil perde a graça. Quem gosta de coisas faceis hj em dia?! lol[/quote]

Você por acaso faz as telas de swing tudo por código?

Porque se seguir esse teu pensamento, você não usa Hibernate/JPA, ANT e Netbeans certo?

Java pra desktop é bom mas é trabalhoso d+

Pra mim aplicações decentes em Java pra desktop é com SWT e pronto. Acho swing feio e lento, mas é produtivo. SWT não é produtivo, mas faz uma interface muito bonita e essa sim, é realmente portável e multi-plataforma (olha o pleonasmo!). Sem sombra de dúvidas, se fosse pra fazer algo pra windows seria C# e pronto, pra mim claro :slight_smile: Já fiz coisas bem bonitas e legais com SWT, mas infelizmente é um pouco complicado e dá dor de cabeça :frowning: Sò de pensar naqueles contrutores que você passa mil parâmetros INT com operador OR chega a dar uma tontura :frowning:

Java só não é mais usado para desktop pq qq pessoa pode criar uma aplicação em VB.

É claro que são aplicações VB cujo custo de manutenção é horripilante…

Hehe, se o programador (sic!) e o projeto forem ruim até em java a manutenção é horripilante.

Pensando em OO, se a equipe de projeto e desenvolvimento aplica bons patterns, utiliza frameworks maduros e adequados ao projeto, seja Delphi, Java ou .NOT… a manutenção e extensão da aplicação não serão problemas. Eu sei que “meu concorrente” oferece a um custo mais baixo um software “podrão” e meu diferencial é na qualidade…

Bom, no cerne do assunto, porque eu não uso java no desktop? Porque ele tem limitações para algumas GUI’s não triviais que só podem ser conseguidas a custo de muito tempo de trabalho (se puderem)… e meu mercado não espera :wink:

Comentando o que a lina citou, não é questão de ser fácil e de não haver desafios… é simplesmente pq não deveria ser dificil fazer coisas triviais… minha ultima aplicação é um conjunto de acessórios para um ERP que rodam como serviço. São algumas threads que controlam backup, exportação de informações, atualização controlada do sistema, serviço de envio de correspondencia eletronica. Tudo isso em background sem consumir muitos recursos da maquina.

Se isso é bastante trabalhoso porque não posso ter mamão com açucar pelo menos para fazer a telinha de diversas abas que contem N configurações? (embora até que neste caso até é mamão com açucar fazer com swing tb… mas é este tipo de dor de cabeça que enfrento no desktop java).

PS: Mas bem que eu gostaria de usar :smiley:

[]'s

Faz tempo que não pego um projeto desktop…

Desculpe-me ressuscitar esse post, mas o que usar para desktop com java hoje em dia? JavaFx, Swinge outro?

Eu uso java para desktop…meus clientes nunca reclamaram… não é lento como corre a lenda… uso o swing…e hibernate… também construí uma base para criação de telas… para utilizar nos meus sistemas…uma espécie de miniframework visual