Pessoal, boa tarde a todos. Meu nome é Paulo sou graduando em Bacharelado em Informática no ICMC/USP e estudo/trabalho a 10 anos, 8 deles dedicados a Delphi. Sou gerente de desenvolvimento da empresa onde trabalho.
Necessário dizer que não considero programador delphi aquele que liga DBGrid na DataSource e acha que está lindo o software. (Essa é a visão que muitos “amadores” tem do Delphi)… e embora ele permita isso, para sistemas complexos simplemente não serve.
Tenho algumas aplicações desktop que pensei em traduzir para Java pela portabilidade, mas não obtive sucesso pelos motivos que eu vou expor.
1.) Desempenho: Meu mercado muitas vezes tem computadores de baixo desempenho. Swing fica com “lag” para digitar numa simples JTextField.
2.) Padrões de GUI e Leiautes. Eu preciso de uma combinação de produtividade, as vezes obtidas com herança ou repositórios, mas sem me amarrar as restrições impostas pelos frameworks de GUI (o que vi do Matisse me lembra o form wizard que é algo que detesto no delphi)…
3.) No delphi eu tenho algumas coisas que talvez por falta de conhecimento, não consigo reproduzir com a mesma produtividade em Java.
Ex’s: Eu quero colocar um botão bem no meio de um form de 200 x 200 e ligar as 4 ancoras… quando eu rodo a aplicação ele está lá no meio do form 200x200. Quando eu redimensiono o form pelo canto inferior direito o botão acompanha o resize, se mantendo no centro com as dimensões alteradas.
Esse é um exemplo tosco, mas tem muita coisa que eu faço usando apenas as ancoras, align’s e constraints de tamanho.
O java me atende em tudo, menos nesse quesito. Se eu uso um framework eu acabo amarrado pelas regras do framework, se eu quero liberdade eu perco MUITA produtividade para o design das minhas GUI’s…
O que eu espero para adotar Java de vez? (Realmente desejo, pq exceto pelas GUI’s tenho muitas vantagens com o Java). Eu quero uma IDE que eu possa colocar um JLabel encavalado em cima do outro… que eu coloque ancoras e que os objetos se alinhem apenas setando alguns atributos pela IDE, sem que eu precise ficar escrevendo código para isso, preferindo gastar meu tempo na codificação das regras de negócio e funcionalidades do meu sistema
Isso eu consigo fazer com delphi + OO + UML + Model Maker. Só me falta a multiplataforma que o Java me daria
Se alguem tiver uma dica de onde obter o que preciso eu agradeço muito, e fica aqui minhas opiniões sobre o que eu sinto falta no desktop Java.
[]'s