[quote=samurai]Beleza metaleiro.
Quanto a reclamações dos usuários mesmo que voce escreva sue sistema utilizando uma linguagem xyz, os usuários sempre vão reclamar dessas coisas: Pesado, lento, feio etc.
Isso é default dos usuários não importa a linguagem que desenvolva.
Agora quanto aos outros problemas observados, pela sua descrição. são arquiteturais e não culpa da linguagem.
Na verdade programas escritos em qualquer linguagem podem ter e terão problemas de arquitetura pois, nada é perfeito.
mas a questão é, se eu tiver com uma unica opção java, será que não é viável criar aplicações com swing do que com ajax?[/quote]
[color=darkblue]Bem, não sei se tenho o cacife necessário para responder sua questão, mas cada caso é passível de análise, Java tem inúmeras vantagens, as quais acredito nem serem necessária citar.
Vi casos da necessidade de programas Desktop em Java, necessidade de portabilidade, o sistema ( Swing ) tinha a necessidade de rodar tanto no Linux quanto no Windows, além de uma série de outras coisas que não vejo possibilidade em outra linguagem, pode ser que existam, mas as vantagens do Java são inúmeras, todos já devem estar cansados de saber.
Sei que as características não se limitam apenas ao Java, mas o que me levou a buscar o Java é o fato que disperta meu interesse e sempre busco aprender mais a respeito, particularmente me sinto bem, não importa se Swing ou Web, gosto de programar em Java.
Agora o principal motivo que limita a escolha de um aplicativo Desktop em Java, é o fato da mairia dos casos os próprios desenvolvedores não apreciarem, por motivos inúmeros, alguns citados aqui que vão desde propriamente a maneira de se programar, falta de IDE´s para tais fins.
Já trabalhei em equipes que a grande maioria não se sentia feliz, todos eram excelentes profissionais, mas quando não nos sentimos felizes com o que fazemos criamos uma atmosfera negativa, fica difícil até mesmo passar a credibilidade necessária ao usuário[/color]