Porque não usar java no desktop?

[quote=rodrigopmatias]melhore seu programação usar certificados digitais para estes casos resolve o problema, e não importaria o quão bom o cara é para descobrir o algoritimo de cripto se ele não tem a semente, conhecida com chave privada.

o problema e que em muitos lugares ainda se usão artificios antigos e arcaicos. o pessoal do delphi ate hj não conseguiu resolver o problema com os timebomb para usar o delphi e o c++ builder trial pelo resto da vida.[/quote]

Muito bem. Confesso que estou curioso sobre sua aplicação desktop.

(consultoria)

graças a deus eu não preciso fazer programas com sistemas de licenciamento, mas caso eu precisasse usaria algo parecido com o que o pessoal da paradigma que desenvolve o poseidon usa, um esquema de chave privada que fica guardada na sede da empresa e apartir desta são emitidos chaves publicas que tem informações sobre o licenciamento. a chave principal tem 4096 bits solução facil de ser implementada (objetos pontos na J2SDK) e que será muito dificil alguem quebrar em um tempo habil. estimasse que com um supercomputador 3TF para cima conseguiria quebrar esta criptografia em mais ou menos 2 ou 3 anos. se vc injetar dependencia desta chave corretamente em seus sistema vc não terá mais tanto problema com sua chave de licença, mas lembresse quanto mais licenças vc expedir com esta chave mais facil será a quebra.

[quote=samurai]Beleza metaleiro.

Quanto a reclamações dos usuários mesmo que voce escreva sue sistema utilizando uma linguagem xyz, os usuários sempre vão reclamar dessas coisas: Pesado, lento, feio etc.
Isso é default dos usuários não importa a linguagem que desenvolva.
Agora quanto aos outros problemas observados, pela sua descrição. são arquiteturais e não culpa da linguagem.
Na verdade programas escritos em qualquer linguagem podem ter e terão problemas de arquitetura pois, nada é perfeito.
mas a questão é, se eu tiver com uma unica opção java, será que não é viável criar aplicações com swing do que com ajax?[/quote]

[color=darkblue]Bem, não sei se tenho o cacife necessário para responder sua questão, mas cada caso é passível de análise, Java tem inúmeras vantagens, as quais acredito nem serem necessária citar.

Vi casos da necessidade de programas Desktop em Java, necessidade de portabilidade, o sistema ( Swing ) tinha a necessidade de rodar tanto no Linux quanto no Windows, além de uma série de outras coisas que não vejo possibilidade em outra linguagem, pode ser que existam, mas as vantagens do Java são inúmeras, todos já devem estar cansados de saber.

Sei que as características não se limitam apenas ao Java, mas o que me levou a buscar o Java é o fato que disperta meu interesse e sempre busco aprender mais a respeito, particularmente me sinto bem, não importa se Swing ou Web, gosto de programar em Java.

Agora o principal motivo que limita a escolha de um aplicativo Desktop em Java, é o fato da mairia dos casos os próprios desenvolvedores não apreciarem, por motivos inúmeros, alguns citados aqui que vão desde propriamente a maneira de se programar, falta de IDE´s para tais fins.

Já trabalhei em equipes que a grande maioria não se sentia feliz, todos eram excelentes profissionais, mas quando não nos sentimos felizes com o que fazemos criamos uma atmosfera negativa, fica difícil até mesmo passar a credibilidade necessária ao usuário[/color]

[quote=Metaleiro][quote=samurai]Beleza metaleiro.

Já trabalhei em equipes que a grande maioria não se sentia feliz, todos eram excelentes profissionais, mas quando não nos sentimos felizes com o que fazemos criamos uma atmosfera negativa, fica difícil até mesmo passar a credibilidade necessária ao usuário[/color][/quote]

Entãocara, também penso assim viu?

[quote=Tecnoage][quote=Metaleiro][quote=samurai]Beleza metaleiro.

Já trabalhei em equipes que a grande maioria não se sentia feliz, todos eram excelentes profissionais, mas quando não nos sentimos felizes com o que fazemos criamos uma atmosfera negativa, fica difícil até mesmo passar a credibilidade necessária ao usuário[/color][/quote]

Então cara, também penso assim viu? [/quote]

[color=darkblue]Existem vários tipos de motivação, não apenas gostar do que está fazendo no momento, mas Java para desktop é raro quem goste de trabalhar, o pessoal prefere Web[/color]

O que ficou meio impregnado no mundo Java atual é que programadores avançados (bons) só desenvolvem Java EE (com view em browser), e os novatos, sem experiência desenvolvem em Swing.
Se pegarem mensagens de muitos “gurus” aqui, vão ver bem isso, e ainda entra aquele papo de estamos no ano 300, swing é coisa de mulherzinha e tal, talvez por essas coisas que a Sun deixe tão de lado coisas como suporte a hardware, impressoras e etc, video, audio, agora que está aparecendo alguma coisa pra mudar, mas acredito que motivado mais pelo suporte a TVs digitais e essas coisas que terão suporte a Java.

Uma pena, talvez quando Java virar o novo Cobol, possa-se desenvolver em swing sem ser ridicularizado pela comunidade.

[quote=Luiz Aguiar]O que ficou meio impregnado no mundo Java atual é que programadores avançados (bons) só desenvolvem Java EE (com view em browser), e os novatos, sem experiência desenvolvem em Swing.
Se pegarem mensagens de muitos “gurus” aqui, vão ver bem isso, e ainda entra aquele papo de estamos no ano 300, swing é coisa de mulherzinha e tal, talvez por essas coisas que a Sun deixe tão de lado coisas como suporte a hardware, impressoras e etc, video, audio, agora que está aparecendo alguma coisa pra mudar, mas acredito que motivado mais pelo suporte a TVs digitais e essas coisas que terão suporte a Java.

Uma pena, talvez quando Java virar o novo Cobol, possa-se desenvolver em swing sem ser ridicularizado pela comunidade.
[/quote]

Condordo plenamente. Eu particularmente acho muito mais simples desenvolver para WEB, dependendo do projetos rsrs

Uma comparação: “todos os carros sonham em ser iguais a uma ferrari, mas infelizmente não dá, existem muitos porsches da vida, e até mesmo os populares que quebram um galhão, e servem pra muita, mas MUUUUUIIIITAAAAAAAA coisa mesmo. Por exemplo aqui em minha cidade, só existe uma ferrari e ela não circula muito, pq 90% das ruas da cidade impossibilitam se trafegar com uma ferrari… Todos queriam ter uma ferrari na garagem, mas não é qualquer um que consegue dirigir uma, pra se dirigir uma ferrari tem que saber, não é um carro qualquer, é complexo… Por isso hoje pra se ter uma ferrari, vc precisa saber dirigí-la (não é sabendo GUIAR qualquer outro carrinho) e as condições para poder usá-la tem que ser favoráveis, ou então realmente não adianta ter uma ferrari, compre um Fiat Palio…”

Resumindo minha história e abrindo espaço para interpretações: “A Plataforma (não linguagem) Java é uma Ferrari”

Abraços :wink:

Já tinha uma opinião formada sobre o assunto. Li a opinião de todos concordo em alguns pontos e outros não. Vamos lá…
A princípio, não pretendo desenvolver em DeskTop para Java. Meus objetivos com Java são Web, Mobiles e WireLess. A vantagem a mais de Java em relação ao Delphi, é somente uma: Independência de Plataforma. Tudo em termos de OO que tem no Java, tem no Delphi. Estudando Java, percebi algumas coisas, que nas demais linguagens parece ser uma cortina de fumaça. Java dá ao desenvolvedor um extremo poder de conhecimento, e isto, é muito válido. Interessante é que estudando Java a fundo, compreendi melhor até os bastidores do Delphi. Agora, vamos a OO… se em VB ou Delphi, o desenvolvedor não usa classes, não tem uma arquitetura definida, mistura informações de tela e negócio, etc… Isto não é OO. OO também não é “criei meu componente… já uso orientação a objetos”… Não é OO. Se você usa um componente DbAlgumaCoisa, você está quebrando a OO. Não vou me preocupar com deskTop no Java pois, não quero reconstruir a roda… quero apenas, plugá-la no carro. Já falando em Web, as coisas mudam de figura. Sou mais Java. :smiley:

acredito q quem dá esse tipo de opnião e ridiculariza java desktop é porque nao tem conhecimento do poder do java nesta area …

é a mesma coisa q vc pegar um programador delphi e pedir o que ele acha melhor , é claro q ele vai dizer delphi pq é mais rápido só gera um executável , tá ali prontinho e é só rodar e bla bla bla
apenas pq ???

pq nunca mexeu com java

Dei manutenção em um sistema swing bem grande, com mais de 100 mil linhas de código, para a área de aviação, por quase um ano e vi o inferno ali. Inner classes à rodo, listenners, formatters e o diabo à quatro. Tudo misturado com regra de negócio (eu só dei manutenção, e quando tive chance de desenvolver algo ali fui obrigado a seguir o mesmo caminho). Esse projeto foi inicialmente escrito pra rodar embaixo de java 1.3. Peguei, infelizmente, a transição pra 1.4 - e imagine só vc o quê aconteceu: uma penca de tela parou de funcionar, muito evento parou de rolar, foi o caos. Ainda bem que não me especializei em swing (nunca gostei da camada de apresentação, ela é muito exibida).

Pra mim foi o suficiente.

[quote=caxxias]acredito q quem dá esse tipo de opnião e ridiculariza java desktop é porque nao tem conhecimento do poder do java nesta area …[/quote]Eu não ridicularizo mas eu acho que tem coisa melhor. Eu pessoalmente acho que se vc tem que matar 7 dragões por dia pra poder usar o básico de uma tecnologia é porquê essa tecnologia não é fácil certo? Se ela for fácil e ainda assim não for produtiva não me adianta (falando em sistemas grandes).

Salvo o Mister M,

alguém tem acompanhado a evolução do Swing e as apresentações no JavaOne?

http://developers.sun.com/learning/javaoneonline/j1online.jsp?track=2&yr=2007

Aplicações como o Aerith (https://aerith.dev.java.net/) já eram realidades antes do Vista, e com o Swing que aqui foi muito bem malhado já era possível usar recursos de 3d e 2d que o .NET ainda irá trazer, muito provavelmente com a esperada “compatibilização” de recursos do Vista.

Eu gostava muito do Delphi, trabalhei com ele durante uns 6 ou 7 anos (da versão 2 até a 6), mas nos últimos 5 anos o Java tem me servido muito bem.

Com relação aos Layouts… eu ainda prefixo o do jgoodies, mas o do mantisse é legal também.

fw

Concordo. Usei Swing durante um bom tempo, sou membro de um projeto open-source que utiliza Swing para coisas complexas como tabelas OLAP e minha constatação é que Swing é uma tecnologia extremamente poderosa, estável e bem construída. Porém, tudo é extremamente difícil de se fazer. Swing precisa urgentemente de um framework para facilitar uma série de coisas que em outras tecnologias são feitas de modo simples e direto. Não conheço o Genesis, talvez ele seja exatamente o framework de que o Swing precisa. Já mexi um pouco com o JGoodies e o achei um tanto quadrado. Seria interessante que o JCP se dignasse a criar uma especificação para facilitar o uso do Swing.

.

Importante esse tópico:

Mas independente de ser pagou o não, alguém ja usou o JBuilder? é melhor para aplicações Desktop, que o NetBeans ou Eclipse?

Eu uso o Eclipse com Designer SWT/GWT/Swing
É bom, mas muito lento, e dependendo quando eu altero componentes, como por exemplo o jTable, ele da pau.
Achei muito pouco produtivo para aplicações Desktop, sendo que eu vim do Delphi e foi uma diferença muito grande.

Achei o Java muito melhor, O único problema e na construção de telas para desktop

Alguém tem algo a dizer?

Porque não usar java no desktop?

Existem muitos sistemas que precisam usar java no desktop, se vocês olharem nas ruas já tem alguns por ai, trabalho numa empresa que presta serviço pros correios, o correios usa java em desktop sim, em mais de um sistema, que tal irem à uma agência dos correios e se a mesma for uma agência própria que não seja franqueada a possibilidade de você vir um sistema com interface swing sendo utilizado para te atender é de 100%, até porque como alguns aqui já disseram, nesse caso se necessita de interface com periféricos balança, impressoras, leitoras de código de barras e etiquetas, pinpad(leitora de cartão com teclado) entre outros.

Pra vocês terem ideia esse sistema roda em mais de 5000 agências, e deve ter algo em torno de 20.000 terminais acessando.

Oi,

Trabalho com java desktop a um bom e longo tempo.

1º AMO JAVA

2º Olhei muitas pessoas falando do trabalho para fazer uma aplicação em java, que no TAL delphi é só clicar com o mouse e mudar as propriedas (poxa! legal!), mãs… na minha opinião, quando a coisa é muito facil perde a graça. Quem gosta de coisas faceis hj em dia?! lol

3º Nunca tive problemas com java desktop… aaa e vou continuar com ele!

4º é isso! Ame Java e tudo será mais facil

Tchauzin!

Nao perde a graca nao, ganha-se em produtividade.

Quem gosta das coisas dificeis hoje em dia?
Usamos Annotations para substituir configuracoes em XML na maioria das vezes. Usamos frameworks que proporcionam componentes e binding de dados. Hibernate pela portabilidade de mudar entre varios bancos de dados e escrever um SQL orientado a objetos.

Tambem temos aqueles que nao tiveram problemas com java pra web.

Xiita. :stuck_out_tongue:

Nao perde a graca nao, ganha-se em produtividade.

Do que adianta ter produtividade, se na maioria das vezes com as “facilidades” não se aprende muita coisa… claro que existe a questão de prazo no meio… mãs isso pode ser debatido em uma outra ocasião…

Tambem temos aqueles que nao tiveram problemas com java pra web.

Claro, o site do correio é um deles! (Brincadeira)… nem sempre ocrrem problemas x)

Xiita

lol