[quote=kicolobo][quote=cleciusjm]Eu atualmente só utilizo linux, gosto dele pela liberdade propiciada, por exemplo:
Até algum tempo atrás eu desenvolvia somente com J2SE e swing, então possuía uma maquina modesta para tal, até que comecei a trabalhar com android, então precisei ganhar desempenho, para não precisar trocar de maquina, mudei de KDE para XFCE e tive um ganho de desempenho sem muita dor de cabeça…
Além do que ambiente novos do Linux como Gnome3 e Unity, apesar de odiados por muitos por sua quebra de paradigma, após um determinado tempo se mostram ambiente altamente produtivos, devido as suas peculiaridades. A instalação e atualização de softwares também é algo simples, dependendo da distribuição, devido aos gerenciadores de pacotes como apt e pacman.
E normalmente os servidores utilizados são linux, e como bem sabemos existem pequenas divergências entre ele e o sistema da M$, logo, utilizando linux você evita problemas de sincronia entre ambiente de desenvolvimento e produção.
Por fim existem fatores que eu particularmente relevo, e muito, que é o conhecimento adquirido, perder medo de terminal, aprender a configurar certos arquivos, e se acostumar com a liberdade de poder fazer o sistema do forma que você preferir.[/quote]
Oi cleciusjm, eu tive bastante dificuldade com o Unity. No seu caso, quais foram os ganhos que ele trouxe pra você?[/quote]
No começo eu odiava o unity, inclusive já critiquei por aqui várias vezes, mas sempre teve os pontos positivos desde a época que era Ubuntu Netbook Remix, o próprio gnome-shell não era lá essas coisas, as aplicações em si também não estavam adequadas a esse novo ambiente.
Mas hoje em dia, alguns anos depois, evoluiu muito, sou completamente dependente do Unity, as principais vantagens são:
- Atalhos do teclado que te permitem navegar mais facilmente entre janelas, abrir novas aplicações, buscar arquivos e etc.
- Melhor utilização do espaço da tela, muito útil quando você quer rodar o eclipse em resoluções menores que full hd, até mesmo em full hd você percebe o ganho, um visual completamente clean.
- Muito bonito, faz eu me lembrar que o Windows 7 já tem 3 anos e tá na hora de sair um novo.
As vantagens do Linux em geral na minha opinião são:
- Linha de comando
- Gerenciador de pacotes
- Linha de comando [2]. Não existe coisa melhor que fazer tudo por linha de comando, inclusive aplicações que são originalmente CLI, como git, hg, svn, e outras como maven e console interativos de linguagens de programação como PROLOG, haskell, LISP, groovy, scala, ruby, os comandos para manipular arquivos que já foram citados aqui, o que mais uso é o tail -f pra ficar acompanhando logs de servidores de aplicações ou web containers, enfim, MUITAS OUTRAS COISAS que simplesmente o Windows te atrapalha ou dificulta, cmd é uma coisa tenebrosa, power shell idem. Opa, ainda esqueci dos fantásticos editores de texto de linha de comando como o vim e o emacs. Ainda tem os atalhos do terminal…
Vou parar por aqui, porque tem muita coisa mesmo que você absorve com os anos de uso, estudar pro LPI também te dá um bom conhecimento, se vai te tornar um desenvolvedor melhor, isso não sei te dizer, mas com certeza vai te tornar um desenvolvedor mais feliz, uso linux desde os 14 anos, nunca deixei de usar Windows, muitas vezes já tive que trabalhar usando Windows, mas usar Linux é uma coisa que faria mesmo que não fosse trabalhar com dev, meu sonho era ser sysadmin hahahaha
Já ia esquecendo dos Tiling Window Manager, é tanta coisa que dá pra escrever uns dois livros só falando de vantagens hahaha
Muita gente falou de segurança e desempenho, acredito que hoje em dia os sistemas estão bem próximos nesse sentido, não deve ser um critério de escolha